5 mil acessos !


A busca pela excelência na qualidade da informação é o nosso objetivo, e pelo jeito nossos internautas compreenderam a mensagem nos dando o prazer de ter em menos de três meses de trabalho um número tão significativo de acessos, como já observaram o Blog da Política Vitoriense sempre está evoluindo, possuímos agora o endereço www.politicavitoriense.com, no qual facilita e muito a navegação dos internautas, estamos com uma equipe de primeira linha de colunistas que colocam com total liberdade os seus pensamentos em nossa página, um contador de homicídio que serve de alerta para as nossas autoridades sobre a realidade da violência em nossa cidade, um contador para as eleições de 2008 que já foi destaque no Blog da Folha de Pernambuco, e o nosso novo canal de denúncias do internauta, Repórter Vitoriense, onde qualquer pessoa pode ser o repórter do seu bairro, rua e claro da cidade, enviando textos, fotos e vídeos para o e-mail reportervitoriense@hotmail.com e fazendo com que a sua denúncia vire notícia.

Mas o trabalho jornalístico continuará na mesma linha, estamos ampliando para o lado das denuncias e o trabalho investigativo, serão duas vertentes em destaque no Blog, além disso, o trabalho de colocar neste espaço representantes de todas as vertentes políticas é uma forma de afirmar a sua imparcialidade e total preocupação com o fator jornalístico.

Para finalizar, mais uma vez agradeço a todos que colaboram direta e indiretamente para o sucesso do Blog da Política Vitoriense, e afirmo que aqui é o espaço virtual da real democracia da comunicação, obrigado a todos.


Coluna de Paulo Roberto - Desenvolvimento com liberdade



Os clássicos nos ensinam: liberdade é o poder de autodeterminar-se, ou seja, conduzir a própria vida. Mas eu pergunto: como alguém pode conduzir a própria vida estando desempregado e sem as condições mínimas de vida digna como lhe garante a Constituição?

Está se tornando comum presenciarmos, no Brasil, cenas de pessoas implorando um emprego; jovens que deveriam estar na sala de aula, ao contrário, estão nas ruas, envolvidos com o crime organizado ou praticando outros delitos; chefes de família desesperados por não conseguirem garantir o sustento dos filhos.

Esse quadro de pobreza e, às vezes, miséria vem privando as pessoas de capacidades elementares e pode gerar conseqüências graves: morte prematura, subnutrição significativa (especialmente de criança), morbidez persistente, analfabetismo muito disseminado, violência, gravidez indesejada entre os jovens e outras mazelas.

Discutir esse panorama que também se faz presente em nosso município é urgente e diz respeito a toda a sociedade. Já apontamos, no artigo anterior, a necessidade de que instituições de ensino superior do município contribuam, de forma mais efetiva, para a construção de saídas urgentes, num curto prazo, para tais problemas.

Discutir o desenvolvimento com liberdade, para nosso município, requer que se removam as principais fontes de privação de liberdade: pobreza, carência de oportunidades econômicas e destituição social sistemáticas, negligência dos serviços públicos e intolerância de gestões ineficientes. O que as pessoas conseguem positivamente realizar é influenciado por oportunidades econômicas, liberdades políticas, poderes sociais e por condição de acesso a boa saúde, educação básica e incentivo ao aperfeiçoamento de iniciativas individuais.

A discussão do desenvolvimento, aqui proposta, tem que considerar a liberdade da nossa população como elemento básico para iniciarmos um novo momento de prosperidade, visivelmente interrompido nos últimos anos.

Talvez caiba melhor, ao final, a definição de liberdade apresentada por Cecília Meireles, no Romanceiro da Inconfidência: liberdade é algo que o sonho humano alimenta, e não há ninguém que explique e ninguém que não entenda.

A coluna de Paulo Roberto está no Blog da Política Vitoriense toda sexta-feira

Leiam o Diário Oficial do Estado de Pernambuco, faz bem !

Leiam o Diário Oficial do Estado de Pernambuco, sempre aparece alguma informação sobre Vitória de Santo Antão, esta notícia foi da edição de 22 de junho de 2007 :


PREFEITURA DA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO

COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO

AVISO DE RESULTADO



inexigibilidade n° 008/2007 – Objeto: Contratação de bandas para as festividades juninas do Município. Foi vencedora a empresa J Francisco Borges com o valor total de R$ 282.500,00.

Aviso de Licitação.

TP 05/2007 – Objeto: Contratação de empresa para construção de um pórtico para demarcar a entrada da cidade, às margens da antiga BR 232, próximo ao km 48. Abertura: 10/07/07 às 10:00h. O edital poderá ser adquirido no setor de licitações, sito no prédio da Prefeitura, Rua Demócrito Cavalcanti, 144, Livramento, Vitória de Santo Antão - PE. Manuela V. de Andrade – Pres. da CPL.


Mais informações basta apenas clicar no link abaixo:

http://www.fisepe.pe.gov.br/cepe/materias2007/jun/pubm220607.htm

Rapidinhas do São João !

Quero registrar aqui o apoio que temos de vários amigos que atuam na área da comunicação, mas como estamos no período junino, não posso deixar de destacar o trabalho e a força que recebemos de um grande amigo comunicador da Vitória FM, que é o Samuca Voice, sempre animando as tardes de Vitória com seu personagem o Velho Jacinto, e aos sábados com a Turma da Fuleragem, fica aqui o registro do trabalho de um grande profissional, amigo e irmão.

Comparando as atrações do nosso São João com as de Carpina e Gravatá, sem dúvidas tivemos as melhores atrações, está de parabéns a prefeitura, mas...

Continuamos pecando em não saber-mos divulgar os nossos eventos, para que possamos atrair turistas e realmente trazer com eles dinheiro para o nosso município, com tantas atrações de peso, não observamos propagandas publicitárias em outdoors, jornais, rádios e TVs da capital pernambucana. Mais uma vez Vitória perdeu uma boa oportunidade de atrair turistas que passavam para Gravatá, Caruaru, Bezerros...

Está de parabéns o 21º Batalhão da PM, Guarda Municipal e a equipe do Delegado Marciano Bezerra, um São João tranqüilo.

Banheiros móveis foram colocados no "estacionamento" da Duque de Caxias, mas infelizmente uma parte da população prefere fazer dos bancos de feira mictórios.

Paulo Roberto não ficou parado neste São João, informações chegaram ao Blog que a Rua dos Ferreiros e bairros rurais foram locais de ação do pré-candidato.

Quem também andou bastante foi o pré-candidato e Deputado Henrique Queiroz, esteve presente até na Duque de Caxias.

Olhando para o céu, balões foram vistos, mas em pouca quantidade, as matas, empresas e residências, agradecem aos que cumpriram a proibição.

O São João passou e o prefeito não anunciou o seu apoio a algum pré-candidato, e o suspense continua, aguardem os próximos capítulos...

Prefeitura Municipal da Vitória doa terrenos

Como Prometemos, apresentamos em nosso Blog todos os projetos que foram aprovados na sessão do dia 26 de junho na Câmara Municipal da Vitória, onde foram doados terrenos para empresas, concede a exploração de uma linha de transporte coletivo e uma ajuda finaceira de R$20 mil reais para o Sindicato dos Servidores do Município,vejam um resumo logo abaixo dos projetos aprovados:
PROJETO DE LEI Nº 017/2007
Dispõe sobre doação de terreno à Empresa Nova Negócios, veículos, peças e serviços Ltda , o terreno tem uma área medindo 6.399.572m (seis mil, trezentos e noventa e nove, quinhentos e setenta e dois metros quadrados), está localizado no trevo que dá acesso ao município de Escada, logo após a Ponte do Galucho.
PROJETO DE LEI Nº 018/2007
Dispõe sobre concessão de exploração de Linha de Transporte Coletivo,para o senhor a JOSÉ RONALDO DE MELO, brasileiro, comerciante, residente e domiciliado neste município, inscrito no CPF sob nº 036.256.164-83, RG nº 5.835.236 SSP/PE, a exploração da linha de transporte coletivo com o seguinte itinerário: Inicial na Praça 3 de Agosto, atravessando a linha férrea, prosseguindo pela rua Prefeito José Joaquim da Silva, seguindo a esquerda pela Avenida Mariana Amália, entrando a direita na Rua Melo Verçosa, seguindo em frente pela Rua Joaquim Nabuco, atravessando a Av. Silva Jardim, continuando pela Rua Dr. José Augusto, entrando a direita na antiga BR 232 até o Posto de Gasolina São Severino no KM 48, entrando a esquerda no Loteamento Conceição, na Rua Projetada do mesmo Loteamento.
PROJETO DE LEI Nº 019/2007
Dispõe sobre doação de terreno com área de 84,00 (oitenta e quatro) metros quadrados, localizado no Bairro Novo, nesta Cidade, à Maria José de Arruda, portadora do RG nº 4.284.921 SSP/PE e CIC nº 823.115.524-49, com as seguintes confrontações: 6,00 (seis) metros de frente com a Rua Ulisses Guimarães; 14,00 (quatorze) metros do lado esquerdo com o terreno do SINDIVISA; 14 (quatorze) metros do lado direito com o imóvel nº 110 e de fundos com o terreno do SINDIVISA.
PROJETO DE LEI Nº 020/2007
Dispõe sobre doação de terreno com área de 320.000,00 m² (trezentos e vinte mil metros quadrados), à Empresa Cerâmica Gyotoku Ltda, inscrita no CNPJ nº 71.902.431/0002-72, com as seguintes confrontações: 800 (oitocentos) metros de frente com a BR 232; 400 (quatrocentos) metros do lado esquerdo com o terreno do Sr. Elias Alves de Lira; 400 (quatrocentos) metros do lado direito com o terreno remanescente do Engenho Bento Velho e 800 (oitocentos) metros de fundos com o terreno remanescente do Engenho Bento Velho.
PROJETO DE LEI Nº 021/2007
Dispõe sobre doação de terreno doar à Empresa BRBIODIESEL INDUSTRIA BRASILEIRA DE BIOCOMBUSTÍVEL LTDA, com sede na Rua Maria das Neves de Almeida, 18-A, bairro Bela Vista, neste Município, uma área de terreno medindo 50.000,00 m² (cinqüenta mil metros quadrados), com as seguintes confrontações: 100,00 m de frente com a BR 232; 500,00 m do lado esquerdo com a estrada que dá acesso a Fazenda Cristina; 100,00 m aos fundos paralelo com a BR 232 e 500,00 metros ao lado direito com terras remanescente da Fazenda Cristina.
PROJETO DE LEI Nº 022/2007
Dispõe sobre doação de recursos para a conclusão da sede social do sindicato dos servidores do Município da Vitória de Santo Antão e autoriza a abertura de crédito adicional especial no orçamento vigente para o exercício de 2007. Fica o Prefeito do Município autorizado a doar para o sindicato dos servidores do Município da Vitória de Santo antão o valor de R$ 20.00,00 (vinte mil reais) para a conclusão das obras da sua sede social.
Vejam logo abaixo todos os projetos com o texto completo.
Agradecimento especial ao amigo Edílson Araújo que nos auxiliou na pesquisa desta reportagem.

PROJETO DE LEI Nº 022/2007 : Doação de R$ 20 mil reais para o Sindicato dos Servidores de Vitória

PROJETO DE LEI Nº 022/2007


EMENTA: Dispõe sobre doação de recursos para a conclusão da sede social do sindicato dos servidores do Município da Vitória de Santo Antão e autoriza a abertura de crédito adicional especial no orçamento vigente para o exercício de 2007.

A CÂMARA DE VEREADORES DA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO DECRETA:

Art. 1º - Fica o Prefeito do Município autorizado a doar para o sindicato dos servidores do Município da Vitória de Santo antão o valor de R$ 20.00,00 (vinte mil reais) para a conclusão das obras da sua sede social.

Art. 2º - Fica o chefe do Poder Executivo autorizado a incluir no Plano Plurianual, na Lei de Diretrizes Orçamentárias e abrir no orçamento vigente crédito adicional especial, no valor de R$ 20.000,00 (vinte mil reais).

Art. 3º - Para cobertura das despesas decorrentes do presente crédito adicional especial será utilizada como fonte de recursos a anulação da seguinte dotação orçamentária do orçamento de 2007.

02.08
13.392.1302.20042
339036

Art. 4º - Decreto do Poder Executivo fixará a rubrica orçamentária a ser criada para o atendimento da autorização legislativa contida na presente Lei..

Art. 5º - Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação.

Art. 6º - Ficam revogadas as disposições em contrário.


Plenário Juarez Cândido Carneiro, 26 de junho de 2007.

PROJETO DE LEI Nº 021/2007 : Doação de Terreno para empresa de biodisel

PROJETO DE LEI Nº 021/2007


EMENTA: Dispõe sobre doação de terreno e dá outras providências.


A CÂMARA DE VEREADORES DA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO DECRETA:

Art. 1º - Fica o Poder Executivo Municipal autorizado a doar à Empresa BRBIODIESEL INDUSTRIA BRASILEIRA DE BIOCOMBUSTÍVEL LTDA, com sede na Rua Maria das Neves de Almeida, 18-A, bairro Bela Vista, neste Município, uma área de terreno medindo 50.000,00 m² (cinqüenta mil metros quadrados), com as seguintes confrontações: 100,00 m de frente com a BR 232; 500,00 m do lado esquerdo com a estrada que dá acesso a Fazenda Cristina; 100,00 m aos fundos paralelo com a BR 232 e 500,00 metros ao lado direito com terras remanescente da Fazenda Cristina.

Art. 2º - O imóvel de que trata o artigo anterior, destinar-se-á a construção de uma fabrica de produção de biocombustíveis em geral da referida empresa.

Art. 3º - A donatária terá o prazo de 06 (seis) meses, contados da assinatura desta Lei para iniciar a construção com prazo de no máximo 18 (dezoito) meses para funcionamento, sob pena de o imóvel retornar ao patrimônio do município da Vitória de Santo Antão, sem qualquer indenização por benfeitorias feitas no terreno.

Art. 4º - A donatária não poderá alienar a área de terreno ora doada, ou dar como garantia a qualquer título pelo período de 03 (três) anos.

Art. 5º - A propriedade só será legalmente adquirida, a partir de 03 (três) anos de funcionamento.

Art. 6º - Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação.

Art. 7º - Revogam-se as disposições em contrário.

Plenário Juarez Cândido Carneiro, 26 de junho de 2007.

PROJETO DE LEI Nº 020/2007 : Doação de Terreno para a nova empresa de Cerâmica

PROJETO DE LEI Nº 020/2007


EMENTA: Dispõe sobre doação de terreno e dá outras providências.


A CÂMARA DE VEREADORES DA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO DECRETA:

Art. 1º - Fica o Poder Executivo autorizado a doar um terreno com área de 320.000,00 m² (trezentos e vinte mil metros quadrados), à Empresa Cerâmica Gyotoku Ltda, inscrita no CNPJ nº 71.902.431/0002-72, com as seguintes confrontações: 800 (oitocentos) metros de frente com a BR 232; 400 (quatrocentos) metros do lado esquerdo com o terreno do Sr. Elias Alves de Lira; 400 (quatrocentos) metros do lado direito com o terreno remanescente do Engenho Bento Velho e 800 (oitocentos) metros de fundos com o terreno remanescente do Engenho Bento Velho.

Art. 2º - O imóvel de que trata o artigo anterior, destinar-se-á a construção de uma fábrica de revestimento cerâmico da referida empresa.

Art. 3º - A donatária terá o prazo de 06 (seis) meses, contados da assinatura desta Lei para iniciar a construção com prazo de no máximo 18 (dezoito) meses para funcionamento, sob pena de o imóvel retornar ao patrimônio do município da Vitória de Santo Antão, sem qualquer indenização por benfeitorias feitas no terreno.

Art. 4º - A donatária não poderá alienar a área de terreno ora doada, ou dar como garantia a qualquer título pelo período de 03 (três) anos.

Art. 5º - A propriedade só será legalmente adquirida, a partir de 03 (três) anos de funcionamento.

Art. 6º - Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação.

Art. 7º - Revogam-se as disposições em contrário.


Plenário Juarez Cândido Carneiro, 26 de junho de 2007.

PROJETO DE LEI Nº 019/2007: Doação de Terreno

PROJETO DE LEI Nº 019/2007


EMENTA: Dispõe sobre doação de terreno e dá outras providências.


A CÂMARA DE VEREADORES DA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO DECRETA:

Art. 1º - Fica o Poder Executivo autorizado a doar um terreno com área de 84,00 (oitenta e quatro) metros quadrados, localizado no Bairro Novo, nesta Cidade, à Maria José de Arruda, portadora do RG nº 4.284.921 SSP/PE e CIC nº 823.115.524-49, com as seguintes confrontações: 6,00 (seis) metros de frente com a Rua Ulisses Guimarães; 14,00 (quatorze) metros do lado esquerdo com o terreno do SINDIVISA; 14 (quatorze) metros do lado direito com o imóvel nº 110 e de fundos com o terreno do SINDIVISA.

Art. 2º - O imóvel de que trata o artigo anterior servirá de residência.

Art. 3º - Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação

Art. 4º - Revogam-se as disposições em contrário.

Plenário Juarez Cândido Carneiro, 26 de junho de 2007.

PROJETO DE LEI Nº 018/2007 : Libera exploração de Linha de Transporte Coletivo

PROJETO DE LEI Nº 018/2007

EMENTA: Dispõe sobre concessão de exploração de Linha de Transporte Coletivo e dá outras providências.

A CÂMARA DE VEREADORES DA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO DECRETA:

Art. 1º - Fica concedida a JOSÉ RONALDO DE MELO, brasileiro, comerciante, residente e domiciliado neste município, inscrito no CPF sob nº 036.256.164-83, RG nº 5.835.236 SSP/PE, a exploração da linha de transporte coletivo com o seguinte itinerário: Inicial na Praça 3 de Agosto, atravessando a linha férrea, prosseguindo pela rua Prefeito José Joaquim da Silva, seguindo a esquerda pela Avenida Mariana Amália, entrando a direita na Rua Melo Verçosa, seguindo em frente pela Rua Joaquim Nabuco, atravessando a Av. Silva Jardim, continuando pela Rua Dr. José Augusto, entrando a direita na antiga BR 232 até o Posto de Gasolina São Severino no KM 48, entrando a esquerda no Loteamento Conceição, na Rua Projetada do mesmo Loteamento.

Parágrafo único – Fará o seguinte percurso de volta: BR 232, entrando à esquerda no trecho da Rua Manoel Borba, seguindo a direita da Rua Dr. José Augusto, em seguida indo pela Rua Joaquim Nabuco, atravessando a Avenida Silva Jardim, seguindo em frente pela Rua Valois Correia, Praça Diogo de Braga, Rua Dr. Aluísio Xavier, Praça Duque de Caxias, Rua Prefeito João Cleofas de Oliveira, atravessando a Av. Mariana Amália, e seguindo pela Rua Rui Barbosa, entrando a esquerda na Rua Capitão Taborda e terminando na Praça 3 de Agosto.

Art. 2º - Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação.

Art. 3º - Revogam-se as disposições em contrário.

Plenário Juarez Cândido Carneiro, 26 de junho de 2007.

Projeto de Lei 017/2007: Doação de terreno para empresa de veículos

PROJETO DE LEI Nº 017/2007

EMENTA: Dispõe sobre doação de terreno à Empresa Nova Negócios, veículos, peças e serviços Ltda e dá outras providências.

A CÂMARA DE VEREADORES DA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO DECRETA:

Art. 1º - Fica o Poder Executivo autorizado a doar a Empresa NOVA NEGÓCIOS, VEICULOS, PEÇAS E SERVIÇOS LTDA, Empresa de Comércio a Varejo de automóveis, caminhonetas e utilitários novos, inscrita no CNPJ nº 07.981.543/0001-86, uma área de terreno medindo 6.399.572m (seis mil, trezentos e noventa e nove, quinhentos e setenta e dois metros quadrados), com as seguintes confrontações: de frente com a antiga BR 232 um paralelo de 92,500m; do lado esquerdo com o trevo que dá acesso ao Município de Escada, medindo 55,127m, ainda para o lado esquerdo paralelo com a PE 45, medindo 18,816m; aos fundos paralelo com a antiga BR 232, medindo 125,497m e do lado direito, margeando o Rio Tapacurá, medindo 55,00m.

Art. 2º - O imóvel de que trata o artigo anterior, destinar-se-á a construção de uma revenda de automóveis da referida empresa.

Art. 3º - A donatária terá o prazo de 06 (seis) meses, contados da assinatura desta Lei para iniciar a construção com prazo de no máximo 18 (dezoito) meses para funcionamento, sob pena de o imóvel retornar ao patrimônio do município da Vitória de Santo Antão, sem qualquer indenização por benfeitorias feitas no terreno.

Art. 4º - A donatária não poderá alienar a área de terreno ora doada, ou dar como garantia a qualquer título pelo período de 03 (três) anos.

Art. 5º - A propriedade só será legalmente adquirida, a partir de 03 (três) anos de funcionamento.

Art. 6º - Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação.

Art. 7º - Revogam-se as disposições em contrário e especialmente as Leis Municipais nºs 2.888/2001, 2.950/2002 e 3.061/2004.

Plenário Juarez Cândido Carneiro, 26 de junho de 2007.

Gazeta do Estado de Pernambuco destaca atuação de Eduardo Campos


Mais um jornal vitoriense está nas ruas, estamos falando da Gazeta do Estado de Pernambuco, quem vem trazendo em destaque a atuação do Governador Eduardo Campos, no lançamento do projeto Chapéu de Palha, além disso, o município de Panelas também é garantiu o seu espaço nesta edição, destacamos as entrevista com o Promotor de Execuções Penais, Marcellus Ugiette, que fala sobre a violência em nosso Estado e a entrevista com o presidente do Caxangá Ágape, Jayme Lielson. Do nosso município a Gazeta do Estado de Pernambuco, fala sobre o trabalho que a FACOL juntamente com a CESAPE (Centro Educacional de Surdos e Audientes de Pernambuco) realiza para a inserção social de surdos-mudos em Vitória, estão de parabéns as diretoras Wanessa Lima e Jannaina Lima por mais uma edição da Gazeta do Estado.

Desportiva Vitória continua sem apoio da Prefeitura

E o apoio da Prefeitura Municipal para o Vitória continua sem acontecer, o requerimento foi enviado na última segunda-feira, mas até agora nenhuma resposta foi enviada a direção do Tricolor das Tabocas, falamos com o atual presidente do Vitória, Luís Carlos, e o mesmo afirmou que "tentei falar com o prefeito, mas não sou recebido nem na prefeitura e na sua residência", diz o mesmo.
Luís Carlos afirma que irá esperar por uma resposta até esta sexta-feira e que neste final de semana irá tomar algumas decisões drásticas, como por exemplo, sair do Vitória.
Apenas lembrando que neste ano o Vera Cruz já recebeu em apoio da Prefeitura o valor de R$120 mil.

Comissão de ética da Câmara Municipal é instalada

Agora é oficial, a Comissão de Ética da Câmara Municipal foi instalada e já está em ação, esta comissão irá julgar qualquer ação dos nossos legisladores que venha ferir o código de ética da Casa Diogo de Braga, conheça a comissão que tem como presidente o vereador Sylvio Gouveia e como Conselheiros os vereadores Mano Holanda, André de Bau e Décio Filho.

Radialista Breno Ramos quer ser vereador em Recife

Estivemos nesta quarta-feira no diretório do PDT da capital pernambucana, e realizamos algumas matérias para o Blog, e dentre elas uma que me chamou a atenção foi a real possibilidade do radialista Breno Ramos se candidatar a vereador na capital pernambucana, esta é a informação oficial que existe no diretório brizolista em Recife, durante todo o dia estaremos repassando aqui no Blog, novidades sobre o PDT Vitoriense que deverá sofrer fortes mudanças em seu diretório no nosso município.

Jornal A Verdade já está nas ruas


Já está nas ruas da Vitória de Santo Antão a nova edição do Jornal A Verdade, aonde vem destacando as duas novas fábricas que estão chegando a Vitória, uma entrevista com o Deputado Henrique Queiroz onde fica registrado a dúvida ainda do apoio do prefeito e do governador Eduardo Campos à sua pré-candidatura, destaca também a atuação do Deputado Estadual Aglaílson Júnior, além dos 164 anos da emancipação da Vitória com a belíssima festa realizada no Instituto Histórico e Geográfico da Vitória com a FACOL, e demonstrando uma Gravatá que cresce sem parar e está anos luz à frente de Vitória. Parabéns ao jornalista Biracka pelo belo trabalho, vamos destacar aqui no Blog algumas reportagens desta nova edição do Jornal A Verdade.

Coluna de Edvaldo Bione- ABORTO CRIME OU UM CASO DE SAÚDE PUBLICA




Os assuntos que são discutidos em Brasília dizem respeito a um mundo completamente diferente do nosso. Num momento de lucidez ministerial Dr.Temporão (o da saúde) levantou uma questão de saúde publica :o aborto . Num País onde a separação entre o estado e a igreja se deu , na constituição de 1891, a primeira da republica , os políticos brasileiros tem dificuldade de assumir que somos um estado laico,pois sofrem pressão impositiva e muitas vezes sem fundamento de grupos religiosos ortodoxos . Todos os anos aproximadamente três milhões de mulheres realizam abortos em condições precárias e clandestinas, o que as levam inúmeras vezes á morte . Em hipóteses menos desfavoráveis infecções , esterilidades e outras seqüelas graves que as acompanharão para o resta da vida . As políticas publicas de acompanhamento da mulher, os muitos projetos de controle familiar tem sido impotentes na sua abrangência, apenas minimizando o problema . Faremos a seguir algumas observações para reflexão:


1-Apesar da importância do tema, o aborto nunca foi discutido como problema de saúde publica nos programas de governo de candidatos de qualquer coloração ideológica , é preciso mais que coragem para repercutir o assunto . Nos hospitais públicos ou credenciados pelo sistema único de saúde as informações, sobre curetagens uterinas são insuficientes, no que diz respeito a abortamentos espontâneos ou provocados . Sabe-se apenas que a maioria das curetagens pós abortamento são realizadas de forma que não satisfazem as mínimas condições de higiene. Um percentual também desconhecido de abortamentos procura as clinicas privadas comprando o silencio dos que não são inocentes .


2-A igreja católica que congrega mais de setenta por cento dos brasileiros ignora que estamos no século XXI, e se posiciona contra o uso da camisinha e anticonceptivos.Pela influencia que exerce no pais poderia contribuir para a diminuição de doenças sexualmente transmissíveis como a AIDS, e também contribuir para a diminuição da gravidez de adolescentes pobres e desinformadas deste imenso país .


3-Temos hoje as melhores estatísticas em números de transplantes de órgãos , competindo sem desvantagens com os países mais desenvolvidos do mundo .A maioria dos transplante é realizada após a retirada dos órgãos de pessoas com diagnostico de morte cerebral nas emergências e UT Is dos hospitais .


Morte cerebral é hoje incontestavelmente a senha que libera os transplantes de órgãos como o coração , fígado,pâncreas , que não podem ser retirados do corpo na ausência do coração batendo, pois não resistem a falta prolongada do oxigênio . Se a ausência da vida no sistema nervoso significa morte do paciente ,a falta do sistema nervoso do feto até a décima segunda semana ,pode significar que ainda não há vida naquele corpo ,com esse raciocínio o aborto antes da décima segunda semana de ¨VIDA¨intrauterina pode ser realizado. 4-A lei permite o aborto quando a gravidez é produzida por um ato violento contra a mulher,o estupro.A vida em gestação paga pelo crime cometido pelo pai,a luz da racionalidade não é culpado portanto paga com a vida , por um erro que nem é seu.Uma injustiça sem tamanho um crime que não è em legitima defesa mais a lei permite .


Quero encerrar esta reflexão com uma afirmação : Sou CONTRA o aborto e sou a FAVOR da descriminalização .Pode parecer a alguns uma posição ambígua, mas não é .O álcool é uma droga descriminalizada , não sou contra, mas não bebo.
A Coluna de Edvaldo Bione, está no Blog da Política Vitoriense, toda quarta-feira


Vitoriense faz bonito em Santa Catarina


A Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) convocou o seu XXXIV CONAP – Conselho Nacional de APG’s – ocorrido no Estado de Santa Catarina, capital Florianópolis, entre os dias 22. 23 e 24 de Junho de 2007. Este Encontro Nacional reuniu representantes estudantis de Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado de todo o País, ao qual discutiram a efetivação de uma política nacional de Pós-Graduação.
Tendo como tema “Avaliando as metas do PNPG e os rumos da Pesquisa no Brasil”. O CONAP contou com mesas redondas e grupos de discussão visando a reflexão sobre questões importantes para a Pós-Graduação brasileira e para o movimento de pós-graduandos, tendo como foco principal a Política Nacional de Pós-Graduação (PNPG). Vale destacar a presença dos seguintes conferencistas: Prof. Diomário de Queiroz – Presd. Da FAPESC, Prof. Mário Steindel – SBPC/ SC, que abordaram os Desafios da Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento do Brasil. Ainda do Prof. J. Luís Monteiro – Presd. do FOPROP, Prof. Valdir Soldi – Pró-Reitor da UFSC, Prof. Luciano Rezende – repres. da OCLAE (Organização Latino Americana e Caribenha dos Estudantes), que coordenaram o módulo sobre a ‘Efetivação de uma Política Nacional de Pós-Graduação’.
Vale registrar que do Estado de Pernambuco a única representação neste Conselho foi do Turismólogo Lissandro Nascimento (estudante de Pós-Graduação em Gestão de Pessoas). Que foi designado pela Comissão Pró-Associação de Pós-Graduandos da Faculdade Osman Lins – FACOL, para se fazer presente. Por sinal a única faculdade/universidade pernambucana presente foi a FACOL, também a única representação dos estudantes de - Pós de faculdade privada - neste Encontro em Florianópolis foi à da FACOL e da PUC/SP.
Paralelo a este Encontro dos Estudantes de Pós-Graduação ocorreu a Mostra Científica Sul Brasileira da ANPG, ao qual o pós-graduando pode expor através de Painéis suas pesquisas, além de contar com Certificado de apresentação e publicação do trabalho nos anais do evento (verifique no www.anpg.org.br). As Associações de Pós-Graduandos (APG’s) presentes neste CONAP: Universidades Federais de São Carlos (SP), UNICAMP/SP, USP e PUC/SP, FEPOD, UFLA, AMERESP, UnB, UF de Mato Grosso, Rondônia, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Alagoas, Pará, Rio Grande do Norte, Goiás, Fortaleza e FACOL/PE.
Do resultado deste Encontro “possibilitou uma rearticulação na discussão nacional da PNPG, sobretudo na fomentação de Bolsas governamentais que facilitem o acesso dos graduados a garantirem suas pós-graduação, mestrado e doutorado. Além claro, de fortalecer os canais de participação e representação neste público acadêmico”, sublinhou Lissandro Nascimento. Nas próximas semanas, a Comissão formada por estudantes de Pós da FACOL fundará uma Associação de Pós-Graduandos, com o objetivo de se inserir neste esforço nacional que busca o aperfeiçoamento de uma política voltada aos que fazem graduação especializada. Foi ainda proposto pelo representante dos estudantes de pós-graduação da FACOL que o próximo Congresso da ANPG fosse realizado em Pernambuco, previsto para novembro deste ano. A proposta foi aceita como indicativo especial pelo CONAP, ao qual o Lissandro Nascimento foi designado como interlocutor Nordeste para esta ação. A presença de um representante do Estado neste Encontro, foi obra da articulação política do DCE/FACOL (Gestão Mais Ação e Atitude), que intermediou para que os estudantes da Pós pudessem está representados.
Será proposto, inclusive, ao Dr. Paulo Roberto (Diretor Geral da FACOL), o convênio com a CAPES, que possibilitará se efetivado o acesso de Bolsas do Governo Federal aqueles de baixa renda a fazerem Pós-Graduação na FACOL, segundo contatos iniciais feitos por Nascimento com representantes do setor neste Encontro, veja a Entrevista.

Imagens do rio Itapacurá após fortes chuvas




Fortes chuvas aumentam volume do Rio Itapacurá


Desde segunda-feira fortes chuvas caem em Vitória de Santo Antão, a expectativa é de que até o próximo sábado uma frente fria que se instalou no Litoral e na Zona da Mata pernambucana, ocasione fortes precipitações em Vitória e região, entrevistamos no programa A VOZ DA VITÓRIA, na Tabocas FM, o Sargento Santos que afirmou “o grupamento do Corpo de Bombeiros em Vitória está observando constantemente a subida do nível das águas do Itapacurá, e até agora está normal” disse o mesmo, além disso, o sargento Santos destacou que o grupamento já estava informado sobre as precipitações" o grupamento Alex Santana, já estava informado sobre estas chuvas, estamos em alerta e se preciso for, estamos preparados para alguma ocorrência", disse o mesmo. Acompanhamos pela cidade a movimentação nas áreas ribeirinhas ao Rio Itapacurá e observamos um clima de apreensão por alguns moradores, e nas pontes como a de Jardim Ypiranga, as pessoas estavam a observar o volume de água do rio e aproveitavam para pular da ponte e nadar nas águas do Itapacurá, interessante que é uma imagem perigosa e inusitada, pois temos um rio que em grande parte do ano, vira um esgoto a céu aberto em Vitória.

Hoje tem reunião na Câmara Municipal

Hoje acontece a última sessão na Casa diogo de Braga, antes do recesso dos nossos vereadores que tem início a partir do dia 1º de julho, participe e acompanhe a movimentação dos nossos representantes na casa de todos os vitorienses, a sessão terá início às 20 hs.

Diretora da Casa dos Pobres afirma" Instituições religiosas não ajudam "

No programa A VOZ DA VITÓRIA desta segunda-feira, a Casa dos Pobres do nosso município foi o centro das atenções, em entrevista ao repórter Coelho Neto, a diretora da entidade, Irmã Vanda afirmou que " as entidades religiosas não ajudam a Casa dos Pobres, apenas Padre Renato é que vem realizar a sua missa semanalmente"afirmou a diretora. Além disso durante o programa a mesma pediu ajuda aos empresários para que possa reformar o local de descanso das irmãs que trabalham no local, pois este local está quase desabando, devido a atuação da chuva e dos cupins.


Coluna de Arístides Junior - III – CONGRESSO DO PARTIDO DOS TRABALHADORES


O Partido dos Trabalhadores – PT, foi constituído no inicio da década de 1980, das entranhas do movimento sindical, e, em Vitória de Santo Antão a partir do ano 1982, com filiações basicamente do meio rural, principalmente em Galiléia, berço das Ligas Camponesas. E foi justamente de Galileía que lançamos nosso primeiro candidato a Prefeito: Dão de Galileia. Em 1986 realizamos uma coligação onde foi definida a Candidatura de Tomé Ferraz (PSB) para prefeito e Socorro Santos (PT) vice. Em 1990 aprovamos a candidatura própria encabeçada pelo PT (Dodô), e o vice do PPS, Professor Reginaldo. Depois disputamos as eleições em 1994 com Pedro Queiroz (PPS), e a professora Alcione (PT), na vice. Em 2000 apoiamos a Coligação PST/PMDB que naquele momento lançara Antonio de Lemos e Alexandre Ferrer, inclusive nessa eleição pela primeira vez o PT conseguiu eleger dois suplentes de vereador, Guiné (Severino Vitor) e Aristides, e, em 2004 coligamos definindo como Prefeito Antonio de Lemos (PL) e na vice Aristides (PT), destacamos neste pleito a candidatura de Jailton Albuquerque a vereador sendo o mais votado da história do Partido. Historicamente o PT sempre participou do cenário político municipal, e, naturalmente em 2008 não será diferente.

Com esta disposição o PT está organizando em todo país o III Congresso Nacional que será realizado nos dias 31 de agosto, 1 e 2 de setembro de 2007, em Salvador – Bahia, antecedido de Congressos Estaduais, Municipais e Zonais. Em Vitória de Santo Antão, o III Congresso ocorrerá nos dias 30 de junho e 01 de julho do corrente ano, na sede do Diretório Municipal, Rua Henrique Dias, em frente ao Centro das Mulheres da Vitória. Será um momento muito especial para os filiados, simpatizantes, lideranças, e até convidados terão oportunidade de debater e refletir sobre temas de interesse da coletividade. Os temas serão: O Brasil que queremos, o Socialismo Petista, e, PT: Concepção de Partido e funcionamento. Evidente que após esse debate estaremos votando em nossos Delegados que irão participar do Congresso Estadual.
É um momento muito significativo e decisivo para o Partido dos Trabalhadores e todos os seus filiados, que após vários escândalos, demonstra que é um Partido forte, organizado, de massa, maduro e que respeita seus filiados, suas instâncias, suas decisões e possui dentre seus quadros o maior Presidente que o Brasil já viu, Luis Inácio Lula da Silva, principalmente se olharmos com os olhos de Pernambucanos, visto que nenhum Presidente da República priorizou tanto nossa Região como o atual Presidente. Para nós é motivo de muito orgulho.
Há, não poderia esquecer, em 2008 o Partido dos Trabalhadores disputará as eleições, com a experiência vivenciada na cidade do Recife com João Paulo e no Governo Federal com Lula, sem sombras de dúvidas estamos bem mais preparados, com excelentes quadros que estão prontos para governar. A sociedade vitoriense precisa de novos paradigmas, outras referências, o Poder Político precisa de alternâncias, o PT está disposto e pronto para esse novo desafio, vamos juntos!

Seja um Repórter Vitoriense !


Já pensou que a sua foto, vídeo ou áudio de um flagrante de notícia pode virar manchete? E também seu depoimento sobre um fato importante? A partir de agora suas fotos, vídeos, áudios e depoimentos enviados ao Blog da Política Vitoriense podem se transformar em notícia.
Com o Repórter Vitoriense, o canal de jornalismo participativo do Blog da Política Vitoriense, você passa a colaborar com o acesso de milhares de usuários a informações sobre o seu cotidiano e sua comunidade.
Para isto criamos o seguinte email para que você envie suas reportagens para o Blog da Política Vitoriense, reportervitoriense@hotmail.com , coloque o seu fone de contato e endereço para que possamos entrar em contato e confirma-mos a fonte da notícia.
Participe e seja um Repórter Vitoriense, utilize este novo mecanismo como um meio de fiscalização virtual do nosso município.

Breno Ramos irá definir o futuro do PDT em Vitória

Ficou nas mãos do radialista Breno Ramos a definição de um novo diretório do PDT Vitoriense, com a saída de Wilton Rodrigues, a sigla está novamente sem um presidente em seu diretório municipal, alguns nomes estão sendo colocados para ocupar o espaço do executivo, Leandro (Posto Shell), Luizinho Arruda e o próprio Breno Ramos. Uma reunião irá acontecer nesta semana com o deputado estadual José Queiroz, onde será definida uma nova diretoria e se a sigla irá apresentar um novo pré-candidato ou não.

Coluna de Hely Ferreira - ETERNO LUTADOR

O primeiro contato que tive com a obra do ilustre professor Manoel Correia de Andrade foi por intermédio do grande professor Evandro Holanda. Ainda adolescente li um livro de Geografia que o professor Manoel Correia de Andrade escreveu em parceria com o também já falecido professor Hilton Sette.
Nascido na cidade de Vicência, o professor Manoel Correia de Andrade sempre esteve lutando por aquilo que acreditava. Sua luta constante em favor dos oprimidos lhe rendeu momentos difíceis durante o período ditatorial que o Brasil viveu a partir de 1964. Sua ligação com as lutas pernambucanas eram tão presentes em sua vida que, a data do seu nascimento, se comemora a Batalha das Tabocas.
Sempre muito gentil e bem humorado, recordo-me da Bienal do livro em Pernambuco no ano de 2003, pedi ao professor Manoel para tirar uma foto ao lado do meu filho que a época tinha apenas cinco meses. De imediato tomou-o em seus braços e registramos aquele momento, foto que é guardada e lembrada com muito carinho.
Em uma época onde muitos se quer têm o desejo de lutar por aquilo que acredita, assistem tudo de forma inerte, o falecimento do professor Manoel deixa Pernambuco, o Brasil e o mundo mais pobre de esperança. Pessoas assim, quase não mais encontramos, em uma sociedade onde há uma diminuição do prazer pela leitura e conseqüentemente pela reflexão.
A nossa certeza é de que o professor Manoel Correia de Andrade deixa um grande legado histórico, produzindo naqueles que acreditam na transformação social uma chama permanentemente acesa, ou seja, a apatia não deve fazer parte da agenda diária.
Pernambuco está de luto e se solidariza com os familiares do ilustre acadêmico e tendo a certeza de homens como o professor Manoel Correia de Andrade jamais desaparece da nossa história.

Hely Ferreira.

Hely Ferreira tem a sua coluna todo sábado aqui no Blog da Política Vitoriense

Coluna de Décio Filho - RENAN “O REI DO GADO”


Pamonha, canjica, forró, muita festa..... Viva as tradições nordestinas!!! Viva o São João!!! Que venha o São Pedro!!!
E por falar em festa junina, este ano o prêmio de maior fogueira foi dado ao Presidente do Senado Federal, Renan Calheiros, o qual, suspeito de ter despesas pessoais pagas por um lobista da empreiteira Mendes Júnior, ofereceu notas fiscais “frias” ao Conselho de ética do Senado Federal, fornecendo, assim, munição contra si mesmo, e esquecendo-se, na ocasião, de que o ônus da prova é de quem acusa.
Que fogueira, hein? E agora? Tarefa difícil esta de colocar toda a boiada do Senador alagoano debaixo do tapete. Que o digam os Senadores José Sarney e Jader Barbalho (este último, “expert” em desvio de verba pública), homens de frente da “tropa de choque” de Renan.
Se não bastasse, o funcionamento dos trabalhos da Casa já começou a ser afetado pela situação delicada de seu Presidente. Para se ter uma idéia, a reunião de líderes não tem sido convocada há duas semanas, inviabilizando a organização da pauta de votações, sendo que nesta última semana apenas foram votadas duas indicações de autoridades para cargos públicos.
O Senado parece perceber que as estripulias de Calheiros estão afundando a própria instituição. É cedo para dizer que o Senado, finalmente, vai reagir, mas começam a aparecer os primeiros sinais nesse sentido. Fala-se, inclusive, que a cadeira da Presidência já começa a ser disputada por alguns de seus colegas.

A coluna de Décio Filho está no Blog da Política Vitoriense toda segunda-feira

Com tudo o que já veio à tona – sobre suas relações promíscuas com o lobista, sobre as mentiras que contou aos senadores, sobre sua defesa, que requer sempre um complemento – Renan Calheiros perdeu as condições de manter-se na presidência do Senado. Ou Renan deixa o comando da Casa. Ou a Casa afunda com Renan.

Amigos, voltemos às festas juninas, ao som de “Boiadeiro”, composta por Armando Cavalcanti e Klécius Caldas, interpretada pelo mestre Luiz Gonzaga: “.......Vai Boiadeiro que a noite já vem, guarda o seu gado e vai pra junto de seu bem.......” E que esse bem, para o bem do próprio Renan, não seja a Mônica Veloso.

A coluna de Décio Filho está no Blog da Política Vitoriense toda segunda-feira.

Coluna de Geraldo Enfermeiro - Reforma política sim, ditadura não


Acabou por ser adiada novamente a votação da inclusão da Lista Fechada ou Mista no projeto de Reforma Política em tramite pelo Congresso Nacional, por falta de entendimento entre os congressistas.
A Lista Fechada se for aprovada como está sendo proposta vai alterar todo o processo de escolha dos candidatos como é feito atualmente diretamente pelo eleitor. Aos Partidos políticos e não ao eleitor estaria sendo dado o poder de escolher quem seria o candidato eleito. É muito poder para os dirigentes de partido que teriam na mão a indicação de quem seriam os candidatos a ocuparem o topo da lista. O pior de tudo é que estão atrelando o financiamento público das campanhas a aprovação dessa Emenda.
Só favorável as mudanças da forma atual de funcionamento da política brasileira, mas sou radicalmente contra qualquer Projeto de Lei ou Emenda que retire da mãos do eleitor de escolher diretamente seu candidato, isso seria um retrocesso na já consolidada democracia desse país. Seria uma Ditadura Partidária, não muito diferente da que esse país viveu nos Anos de Chumbo. Digo isso na condição de que em qualquer partido político da minha cidade que eu ingresse, pelo meu histórico, ocuparia o topo da lista. Por isso não falo em causa própria, falo em defesa da democracia que foi um direito conquistado pelo povo brasileiro a duras penas.
A coluna de Geraldo Enfermeiro está no Blog da Política Vitoriense todo domingo

Coluna de Paulo Roberto - Vitória à Frente na Educação


O município da Vitória de Santo Antão é uma das cidades mais privilegiadas de Pernambuco, pois possui três instituições de ensino superior (a FACOL, a UFPE e a FAINTVISA), que atendem com muito zelo a população local e os municípios limítrofes. Em tese, deveria ser esta uma das cidades mais desenvolvidas do interior do estado, caso soubesse aproveitar essa vantagem comparativa em relação a outros municípios.

No entanto, o desenvolvimento no ensino superior em Vitória contrasta com a deficiência em outros setores. Por exemplo, a economia contemporânea não sobrevive mais só dos setores tradicionais – indústria, agricultura e serviços. Está atrelada a um novo setor que será a força impulsionadora do novo ambiente de crescimento e desenvolvimento de uma cidade ou região. Essa força impulsionadora está nas atividades que representam alto valor agregado, como tecnologia da informação, inovação e criatividade.

As atividades do futuro estão atreladas a esse trinômio: Tecnologia da Informação – Inovação – Criatividade, e temos a responsabilidade de instrumentalizar nossa população para se integrar ao novo cenário.

Turismo, cultura, lazer, Internet, biotecnologia, fármacos de primeira linha são atividades que empregam 30% de mão-de-obra nos paises desenvolvidos, mas apenas 10% no Brasil. Isso significa um grande potencial de crescimento no nosso país, sobretudo na região Nordeste.

Desse modo, a sociedade civil organizada, junto com o setor público, têm um papel relevante ao apontar caminhos para conduzir o município da Vitória ao crescimento e ao desenvolvimento sustentável, que ajudem a tirá-lo de uma situação incômoda – alto índice de violência, desemprego e um baixa auto-estima do nosso povo.

Para tanto, as três instituições de ensino superior da Vitória de Santo Antão têm um importante papel a desempenhar e devem ser ouvidas, contribuindo para melhorar a qualidade de vida de nossa gente.

Paulo Roberto

* Gostaria de parabenizar o excelente trabalho do Alex à frente deste blog, criando um fórum de debates que irá contribuir para o aperfeiçoamento da nossa cidade.


A coluna de Paulo Roberto está no Blog da Política Vitoriense toda sexta-feira


PDT em Vitória pode sofrer modificações

Chegou a informação para o Blog, sobre uma forte movimentação do PDT Vitoriense no dia de hoje, tudo devido à desistência da pré-candidatura de Wilton Rodrigues, a notícia chegou à presidência do PDT estadual e pelo jeito o diretório municipal do nosso município deverá ter modificações, mais novidades aqui no Blog.

Vereador André de Bau fala sobre a sua possível saída da Câmara de Vereadores

Para quem não ouviu a entrevista concedida pelo vereador André de Bau falando sobre a sua possível saída da Casa Diogo de Braga para assumir uma secretaria na prefeitura, o Blog coloca com exclusividade aqui para os internautas, observem que na mesma entrevista o vereador confirma que Moacir da Mandioca poderá assumir a sua vaga na Câmara Municipal. Para ouvir a entrevista clique aqui.

Paulo Roberto é indicado pelos internautas

Realizamos mais uma enquete e agora a pergunta foi "Qual o empresário vitoriense que você indicaria para prefeito em Vitória?", durante os dias 14 e 20 de junho, tivemos a participação de 333 internautas e após uma disputa surpreendente com o empresário Jaílton Albuquerque, o diretor da FACOL Paulo Roberto venceu a enquete, lembrando que concorreram também nesta enquete os empresários Pilako, Antônio de Lemos e Alexandre Férrer, vamos ao resultado geral:

Paulo Roberto 43,24% (144 votos)
Jaílton Albuquerque 40,84% (136 votos)
Alexandre Férrer 8,41% (28 votos)
Pilako 4,50% (15 votos)
Antônio de Lemos 3,00% (10 votos)

Secretaria de Turismo do Município é reprovada pelos internautas

Mais uma vez os internautas mandam seu recado para um órgão municipal, desta vez a reprovação foi para a Secretaria de Turismo do Município, realizamos uma enquete que foi ao ar entre os dias 14 e 20 de junho, e perguntamos aos internautas "Você aprova a atuação da Secretaria de Turismo do nosso município?", com a participação de 150 internautas, vejam o resultado final:

Sim 17,33% (26 votos)
Não 82,67% (124 votos)

Este é um resultado que reflete o descontentamento de uma cidade como Vitória que possui uma Secretaria de Turismo que não valoriza a tradição, a cultura, a história de uma terra como Vitória de Santo Antão. O resultado desta omissão da nossa Secretaria de Turismo é a saída de Vitória da rota junina, rota do frevo, de projetos importantes da Empetur, Fundarpe e até da Embratur.

Requerimentos apresentados esta semana na Câmara Municipal da Vitória

Leiam todos os requerimentos apresentados pelos vereadores na sessão do dia 19 de junho na Casa Diogo de Braga.

Vereador André de Bau:

139/2007: Agilizar meios para a construção do calçamento das principais ruas no Loteamneto Luiz Gonzaga.

138/2007: Agilizar meios para a construção de um posto médico na comunidade de Jardim São Pedro.

136/2007: Agilizar meios para piçarrar as ruas projetadas do Loteamento de Baú, localizado no Alto José Leal.

Vereador Novo da Banca:

135/2007: Construção de calçamento com o respectivo saneamento emtorno das ruas do Loteamento Vista Alegre, que ficam localizadas no bairro de Redenção.

Vereador Everaldo Arruda:

134/2007: Agilizar construção de calçamento na 8ª Travessa Ivo Queiroz, Localizada no Loteamento Polivalente.

133/2007: Agilizar meios para a reposição de luminárias na Rua Marcelo Verçosa.

132/2007: Agilizar meios de reposição de luminárias na Rua Inácio de Brito que fica localizada por trás do Colégio e Curso Tradição.

Vereador Geraldo Enfermeiro:

131/2007: Agilizar meios para piçarrar e terraplanar, como também futuramente construir o calçamento da subida principal que dá acesso ao Loteamento Luiz Gonzaga.

Vereador Sylvio Gouveia:

130/2007: Agilizar meios para perfuração de um poço artezian, para as comunidades de Chã de Serraria, Sítio Lagoa do Cabaço, Ameixeira e Pandeiro.

A próxima sessão irá acontecer no dia 26 de junho às 20hs

Coluna de Arístides Junior - Apenas um parabéns


Quero agradecer o convite formulado por Alex Santana para escrever neste Blog intitulado, Política Vitoriense. Para mim será uma honra poder socializar com os internautas pontos de vistas, opiniões, pensamentos, alternativas, críticas, soluções, interpretações, avaliações, de forma ampla e irrestrita. Foi uma bela iniciativa, Alex Santana, inclusive com a liberdade para escrever sobre quaisquer temas, sem censura. Quero cumprimentar também aos demais colunistas, aliás, Ilustres e renomados colunistas, que abrilhantarão este Blog e sem sombras de dúvidas possibilitarão a qualidade dos debates.

Veio neste momento a lembrança da Rádio Comunitária Mundo Livre, lá na Mangueira, quando Alex Santana também contribuiu de forma determinante, e, todos percebiam sua garra, sua vontade de querer fazer algo dentro do universo da comunicação, e hoje observamos as conseqüências de seus sonhos, ratificando que precisamos alimentar nossos sonhos para que eles perdurem para sempre, mas, parafraseando o Maluco Beleza, Raul Seixas, numa metamorfose ambulante. Parabéns Alex, apesar do fechamento daquele veículo de comunicação verdadeiramente democrático, transparente, gerando possibilidades da sociedade vitoriense participar ativamente.

Os meios de comunicação, com raras exceções, aqui em Vitória de Santo Antão, tem verdadeiros donos, e são utilizados como uma espécie de eco do individualismo, externando um egoísmo sem par, se afastando com muita velocidade, de serem concessões públicas e o pior, afastando aqueles que simplesmente desejam se comunicar e que representam verdadeiramente a sociedade local.

Portanto, em tempos de monopólio dos meios de comunicação social, é sempre bem vindo iniciativas como a sua Alex e de todos que organizam este Blog. Esperemos que todos aproveitem o espaço e participem!

Até a próxima terça!


A coluna de Arístides Junior está no Blog da Política Vitoriense toda terça-feira

Moacir da Mandioca pode ser mais um vereador em 2007 !

O comentário que tomou conta nos corredores da Casa Diogo de Braga foi a possível saída do vereador André de Baú da Câmara dos Vereadores, o mesmo recebeu um convite para comandar uma das secretarias da prefeitura, falamos com o vereador que nos confirmou a proposta “não é nada oficial e sim oficioso, mas realmente chegou a minha pessoa esta informação, mas não tem nada certo, se for interessante e que me coloque numa posição onde possa trabalhar pela população vitoriense como estou fazendo na Casa Diogo de Braga, irei analisar com carinho”, disse o vereador. Com a possível saída de André de Baú, o seu suplente Moacir da Mandioca(PMN) poderá ocupar seu lugar na Casa Diogo de Braga, observamos que alguns vereadores não estão vendo com bons olhos esta possível chegada do suplente.O ex-vereador Moacir da Mandioca já ocupou uma das cadeiras da Casa Diogo de Braga entre 1996/2000

Vereadores pressionam prefeito para ajudar o Vitória


Em uma reunião marcada pelo apoio à Desportiva Vitória, os vereadores se comprometeram em apoiar o clube e levar um requerimento ao Prefeito do Município, nesta sessão estiveram presentes o presidente do Vitória, Luís Carlos e alguns torcedores abnegados. O primeiro vereador a falar sobre a Desportiva foi Everaldo Arruda que apresentou um requerimento que pedia uma ajuda financeira ao Prefeito, logo em seguida o vereador Mano Holanda demonstrou seu apoio e lembrou que “ o Vera Cruz já teve este ano dois projetos que liberavam dinheiro à equipe e que chegavam ao valor total de 120 mil reais”, afirmou o vereador. Em seguida o vereador Décio Filho declarou seu apoio ao requerimento” sem dúvidas é necessário um apoio ao Vitória, estou a par da situação e não podemos ficar parados”disse o vereador. Novo da Banca, Sylvio Gouveia Geraldo Enfermeiro e André de Baú foram outros que elogiaram o requerimento e apoiaram a ajuda ao Tricolor das Tabocas, no final o requerimento foi aprovado e será levado ao prefeito José Aglaílson que decidirá se ajudará o Vitória ou não.

Coluna de Edvaldo Bione - Vavá: O inocente inútil





- É a todos nós impossível, promover e partilhar das mudanças que se fazem necessárias, e que são imperativas, sem forjar as condições, para que se processe uma transição que deve ser gradual não devendo necessariamente te ser lenta.-Um dos grandes obstáculos,é o relativismo que escraviza o pensamento ocidental,motivo de preocupação inclusive do líder religioso Bento XVI (orientador espiritual de 1/6 da população mundial) que tem sido critico fervoso desta concepção ideológicas, com reflexos negativos neste mundo de fronteiras imprecisos e com referenciais cada dias mais escassos. - O que se questiona, não é o significado formal do termo, mas, as imperfeições pragmáticas que atropelam valores éticos, descontruindo sem esforço. Os que
acreditam e lutam, enfrentando todos os riscos, na busca de dias melhores.
-É fácil ser pessimista, e fazer do exercício da critica o argumento,para a perspectiva de um mundo pior.O difícil é ser otimista utilizando as pequenas ações positivas como exemplo, divulgando-as para a construção das bases que darão ensejo as novas identificações sociais.- É arriscado falar dos valores sociais discutir a importância dos laços familiares,reforçar os conceitos éticos, sem ser estigmatizado como conservador ou retrogrado, os ditos progressistas são desapegando no que diz respeito ao passado, se norteiam no pioneirismo utópico e só falam em quebra de paradigmas.- Não podemos ser subjugados a este patrulhamento ideológico que tem por base o sabor dos ventos adeptos da esquerda pragmática sempre festiva.Precisamos nos posicionar, não aceitando os linchamentos morais com juízos de valores distorcidos e sem fundamentação.
Quero afirmar com convicção, o filho de dona lindu é inocente. Só a justiça após resolução do mérito poderá provar o contrario.




Edvaldo Bione está com sua coluna no Bloga da Política Vitoriense, toda quarta-feira.

Ponto de troca da Campanha Todos com a Nota será modificado

Após a entrevista que realizei com Gustavo Aguiar, um dos coordenadores da Campanha Todos com a Nota, em nosso programa A VOZ DA VITÓRIA na Tabocas FM, o mesmo me confirmou que será modificado o local de troca das notas fiscais por ingressos, "a atual localização, o estádio do Carneirão, não está tendo uma boa aceitação pela população" disse o mesmo. Durante a entrevista propôs ao mesmo colocar o ponto de trocas na Praça Duque de Caxias ou na Avenida Mariana Amália e pelo jeito foi bem aceito pelo coordenador da Campanha,” realmente Alex, vou levar estes dois locais para a direção em reunião nesta quarta-feira, mas definitivamente no Carneirão não pode mais ficar “disse Gustavo Aguiar. Além disto, durante a entrevista falou sobre a questão financeira, onde a expectativa do governo de Pernambuco é de obter em um ano, uma arrecadação de R$140 milhões com a campanha.

Coordenador da "Campanha Todos com a Nota" hoje no programa A VOZ DA VITÓRIA

Confirmei há poucos instantes a participação em nosso programa A VOZ DA VITÓRIA, de Gustavo Aguiar, um dos coordenadores da Campanha Todos com a Nota do governo do estado, onde iremos debater sobre as ações desta campanha no futebol, na cultura e em trabalhos sociais em todo estado de Pernambuco, o programa vai ao ar às 13 h na 98,5 FM, ou escute e veja através do site http://www.tabocasfm.com.br/ .

Torcedores do Vitória devem comparecer na sessão da Câmara Municipalhoje à noite


Hoje teremos mais uma sessão na Câmara Municipal da Vitória, e parece que deve ser movimentada, recebi a informação de que alguns torcedores do Vitória estarão presentes acompanhando a reunião que acontece hoje à noite na Casa Diogo de Braga, tudo isso devido ao requerimento que o vereador Mano Holanda deve apresentar na sessão de hoje, pedindo um apoio da prefeitura para a Desportiva Vitória. Torcedores que souberam desta notícia resolveram comparecer uniformizados e tentar de todas as formas chamar a atenção da prefeitura para a crise financeira que o Vitória vive no dia de ontem o presidente Luís Carlos afirmou para o Blog que realmente existe a possibilidade de se afastar do Tricolor das Tabocas e para piorar parece que não existe nenhum substituto.

Desportiva Vitória poderá ter ajuda financeira


Após noticiar-mos em nosso Blog a situação do Vitória, alguns políticos já decidiram tomar algumas atitudes, como por exemplo, o vereador Mano Holanda que nesta terça-feira irá apresentar na Câmara Municipal da Vitória, um requerimento que pede à Prefeitura Municipal da Vitória um apoio para a Desportiva Vitória, falei com o vereador que afirmou para o Blog o requerimento" Li a notícia no Blog e tomamos conhecimento do problema da Desportiva Vitória, vamos apresentar este requerimento e pedir a ajuda para o Vitória", disse o vereador.

Vamos esperar para esta terça-feira a apresentação do requerimento e se for aprovado na Câmara Municipal será enviado ao prefeito que dará o apoio ou não ao Tricolor das Tabocas.

Desportiva Vitória em crise !

A equipe do Vitória passa por uma crise sem fim, após o empate diante do Íbis, no Carneirão, em 1 x 1, o Tricolor das Tabocas ocupa a quarta posição do grupo 2 do pernambucano da segunda divisão, no final do jogo o presidente Luís Carlos havia confidenciado a alguns amigos que estava deixando o Vitória, e que não estava mais suportando a pressão financeira.
Falei com o mesmo há alguns instantes e me confirmou realmente que poderá sair do Tricolor das Tabocas “não tenho condições de sozinho ficar com a equipe, possuo a ajuda de algumas pessoas como Alexandre Férrer, Paulo Roberto e outros, mas que não dá para cobrir todos os gastos e fica muito complicado para mim, realmente estou pensando em sair do Vitória” disse o presidente Luís Carlos. Falei com alguns diretores da Federação Pernambucana de Futebol e me informaram que se o Vitória sair da competição, será punido com a desfiliação do clube por dois anos, não podendo participar de nenhuma competição oficial da entidade, mais informações sobre a crise do Vitória aqui no blog.

Coluna de Décio Filho

Receita de uma guerra civil não declarada: impunidade e desmobilização social



Não restam dúvidas, caros amigos: vivemos em um tempo difícil. Na verdade, somos sobreviventes de um dia-a-dia angustiante, melancólico, no tocante à questão da nossa segurança individual, familiar, coletiva; enfim, a violência (seja ela a urbana ou a decorrente do crime organizado) atinge o nosso País de uma forma jamais vista em nossa História. O Brasil vive momentos de intensa tensão social que muitos não hesitam em rotular de guerra civil não declarada.
Fatos inéditos, duros, como ataques do crime organizado a alvos civis e policiais em São Paulo--ataques comandados diretamente de dentro das penitenciárias-- configuram um espantoso quadro de anomalia social e política sem precedentes. Na ocasião, a facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital) empreendeu suas ações em Julho/Agosto do ano de 2006, resultando em mortes às centenas, incluindo dezenas de vítimas absolutamente inocentes.
Fatos chocantes, estarrecedores, como o assalto ocorrido na cidade do Rio de Janeiro há aproximadamente quatro meses, vitimando o garoto João Hélio, de seis anos de idade, oportunidade em que a mãe do menino foi rendida ao volante de seu veículo. Presa ao cinto de segurança, a criança não conseguiu sair do carro. Os bandidos arrancaram com o veículo em alta velocidade, com o menino pendurado, sendo o corpo da criança arrastado pelo asfalto por aproximadamente sete quilômetros.
Pois bem, amigos, ambos os fatos, gravíssimos, apesar de sensibilizarem, sem dúvida, o brasileiro, não foram capazes de mobilizar, de forma realmente efetiva, a nossa sociedade, no sentido de vir a cobrar providências mais enérgicas de nossas autoridades constituídas. Resultado disto foi a aprovação, pelo Congresso Nacional, após tais ocorrências, de alguns projetos de lei relacionados à área da Segurança Pública, vindo, inclusive, uma destas proposições, a dificultar a obtenção da chamada progressão da pena (transferência do regime fechado de prisão para o semi-aberto) para os condenados por crime hediondo --como seqüestro, estupro, tráfico de drogas, homicídio qualificado e terrorismo. Digo-lhes que tais medidas e mudanças na legislação soam como uma resposta muito tímida diante de nossa cruel realidade.
Fico muitas vezes imaginando de que forma e com que reação nossa população toma conhecimento de determinadas notícias veiculadas abundantemente na mídia. Exemplo disto: como os brasileiros, que em sua grande maioria já se sentem permanentemente injustiçados por viverem em um País de tamanhas desigualdades sociais e econômicas, reagem ao fato de que um dos assassinos do garoto João Hélio, pelo fato de ser menor de idade, só poderá ficar detido por no máximo três anos, segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)?? Certamente, em todos os brasileiros, reforça-se a sensação de impunidade. Porém, em relação às pessoas que ainda se sensibilizam e ficam horrorizadas com o crime (ainda é a grande maioria do nosso povo) surge a revolta, a angústia, a terrível sensação de impotência diante de tal horror e, infelizmente, um comodismo que vem nos arruinando a cada dia; já em relação àquelas pessoas que muitas vezes são encaradas pela sociedade como “vítimas do sistema” e que, por falta de oportunidades, não possuem qualquer perspectiva de uma vida digna (de usufruir de direitos básicos do cidadão: trabalho, saúde, educação, moradia, etc.), ou mesmo entre aquelas que, embora privilegiadas socialmente, possuem uma tendência ao cometimento de crimes, tais notícias podem ser encaradas como um estímulo; no final das contas, vale “ganhar a vida” para os desafortunados e “praticar o crime e não ser punido”para aqueles de melhor nível social; e, além do mais, com a certeza da impunidade e a de que “o crime compensa”(um engano tão comum principalmente entre os jovens delinqüentes), assume-se o risco.
Em nosso Estado a situação da violência não é diferente e assim como no restante do País tem as suas causas em fatores político-sociais que remetem não a meses ou anos, mas sim à décadas e décadas. Miséria, desigualdade social, péssima prestação dos serviços básicos constitucionalmente previstos como direitos do cidadão brasileiro, etc. O simples fato de andar nas ruas de nossas cidades, utilizar transportes coletivos, ir a Bancos, sair à noite, passaram a ser atividades que representam alto risco de morte. Enfim, até o exercício do direito de ir e vir -- o mais elementar dos direitos humanos-- é obstaculizado nos dias atuais.
Interessante é notar até o surgimento ultimamente de contadores de homicídios na Internet, inclusive sendo um deles disponibilizado por este site, no caso, se limitando às ocorrências registradas em nossa Vitória de Santo Antão. Encaro positivamente esta novidade, até porque este é o papel da Imprensa: registrar, mostrar, revelar a nossa realidade de forma transparente, por mais dura que ela seja.
Em tese, sempre acreditei que o direito à educação sendo bem prestado (o que definitivamente não ocorre hoje no Brasil), a Educação de qualidade, a Educação Cidadã, é o remédio para quase todas as nossas mazelas sociais, incluindo aí a questão da violência.....acredito que PAZ SOCIAL e EDUCAÇÃO estão intimamente ligadas, contudo, lembremos tão-somente que não é “do dia para a noite” que iremos oferecer à nossa juventude uma educação pública de qualidade, como também não será em um “passe de mágica” que o nosso País irá se deparar com uma incidência criminal em níveis pelo menos aceitáveis; é questão de vontade política, responsabilidade, planejamento e longo prazo. Porém, podemos, sim, abrandarmos, em curto prazo, o nível alarmante de nossa criminalidade e violência caso consigamos fazer com que a sociedade brasileira se mobilize, se for o caso, vá às ruas; como foi na Campanha das Diretas Já, em 1984; como foi no processo de Impeachment do Ex-Presidente Fernando Collor, em 1992; enfim, é preciso que nos mobilizemos fortemente no sentido de exigirmos de nossas autoridades e legisladores o combate eficaz a esta sensação de impunidade que se faz presente nos corações e mentes de todos nós, brasileiros e que, definitivamente, é uma das grandes fontes inspiradoras das mentes criminosas em nosso País.

Pensamento: “Não somos responsáveis apenas pelo que fazemos, mas também pelo que deixamos de fazer”. Molière, dramaturgo francês.

A coluna do vereador Décio Filho está no Blog da Política Vitoriense, sempre às segundas feiras.

Rapidinhas do Blog !

Final de semana chegou e as rapidinhas do Blog também!

O Blog está passando por mudanças, como já perceberam você pode acessar o blog pelo endereço, http://www.politicavitoriense.com/ , mais novidades virão por aí aguardem.


Quero agradecer ao presidente da Câmara Municipal da Vitória, Geraldo Enfermeiro, ­ pelo voto de aplauso que foi colocado para minha pessoa na última sessão na Casa Diogo de Braga, fico feliz em saber que nosso trabalho tanto aqui no Blog quanto na Tabocas FM, esteja chamando a atenção de todos, este voto de aplauso engrandece nosso trabalho, mas aumenta nossa responsabilidade diante dos nossos internautas e ouvintes.


Além e agradecer ao vereador Geraldo Enfermeiro, não posso esquecer de todos os vereadores da Casa Diogo de Braga que apoiaram o voto de aplauso, mas destaco alguns vereadores que foram à tribuna parabenizar o nosso trabalho, Décio Filho, Mano Holanda, Novo da Banca e Heleno Rodrigues, obrigado amigos.


Chegamos à marca de 52 homicídios em Vitória, com duas mortes que demonstram o nível da violência em nosso município, não podemos ficar parados, nesta semana estarei com representantes da segurança pública em Vitória, no programa A VOZ DA VITÓRIA, falando novamente sobre ações no combate à violência.


Sinceramente amigos quando ando palas ruas da Vitória, não vejo o clima de São João, existe apenas um lugar em nosso município que você se sente em clima junino, estou falando do Bairro Universitário, onde existem bandeiras, balões, imagens de santos, está de parabéns Paulo Roberto, bem que a Secretaria de Turismo do nosso município poderia passar no Bairro Universitário e ver o que se deve fazer neste São João.


Por falar em Paulo Roberto, sempre está fazendo algo sem comunicar aos veículos de comunicação da cidade, descobri que apoiou a quadrilha Raios de Luar que participou do concurso de quadrilhas da Rede Globo, onde 60 vitorienses representaram a nossa cidade com o apoio da FACOL, além disso, no último dia 12 de junho, dias dos namorados, a Praça da Rua Amarela virou um verdadeiro arraial ao ar livre, é o forrozeiro Paulo Roberto agitando neste São João.


No último final de semana o Bloco da Giradrilha sofreu com a falta de organização do município em retirar os veículos das ruas para a passagem do trio-elétrico, e com isso a banda Saia Rodada não pode completar o percurso devido ao horário programado para a sua apresentação, mais uma vez a falta de organização atrapalha os eventos em Vitória, lembram no carnaval o que aconteceu? Pois é nada muda, até no São João a coisa ta complicada.


Volto a tocar em um assunto que está atormentando os feirantes, é que sempre que acontece algum grande evento na ex-Praça Duque de Caxias (estacionamento), os bancos de feira viram mictórios, e os feirantes pedem para que a Prefeitura coloque banheiros móveis em grande quantidade nos shows de São João para evitar este problema, o recado ta dado.


Como perceberam a partir da próxima semana o Blog ganha uma equipe de colunistas, que terão total liberdade para que possam expressar qualquer assunto, Décio Filho, Mano Holanda, Hely Ferreira, Aristides Junior, Paulo Roberto, Geraldo Enfermeiro e Edvaldo Bione, sejam bem vindos e os internautas agradecem.


Parabéns para o vereador Novo da Banca, pelo requerimento 128/2007 que pede a implantação nas escolas públicas do município, para o ensino de educação ambiental (reciclagem), espero que seja acatado pelo prefeito e realmente aplicado em salas de aula.


A sonora reprovação do Conselho Tutelar Vitoriense na enquete que realizamos nesta semana, é um aviso de que a população da Vitória está atenta nas ações de nossas entidades, lembrando que está chegando a eleição de um novo Conselho Tutelar, fiquem atentos.


A situação das lombadas em Vitória é algo preocupante sem sinalizações e continuam colocando em risco a vida de várias pessoas, será que para se fazer algo é preciso que aconteça alguma tragédia?


Fico pensando, todo político sempre está procurando mídia para colocar sua imagem em evidência, isto é normal, mas o que dizer de políticos e alguns pré-candidatos que somem neste período de festas. O que imaginar?



Em entrevista ao Blog, o vereador Geraldo Enfermeiro afirmou que ainda este ano uma Concessionária Volkswagen estará chegando à Vitória, fico feliz com esta notícia pois nosso município precisa urgente de empresas que tragam empregos.

PRTB é Vitória do Futuro


Mais um partido faz parte da Vitória do Futuro de Paulo Roberto, estou falando do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB), Seu número eleitoral é o 28 e obteve registro definitivo em 18 de fevereiro de 1997. Provém de membros do extinto PTR, partido que funcionou entre 1985 e 1993, que havia se fundido com o PST (Partido Social Trabalhista), originando o PP. A presiente do Diretório Municipal em Vitória é a Ana Paula Valois, desejamos desde já boa sorte ao partido em Vitória, e fica aqui apenas um lembrete que esta é a terceira sigla que Paulo Roberto conquista.

Deputado Henrique Queiroz possui a maior rejeição dos internautas

Durante os dias 07 e 14 de junho, colocamos uma enquete para os internautas com a seguinte pergunta "Qual o Político Vitoriense que possui a sua rejeição ?", e 26 personalidades políticas de Vitória, foram avaliadas por 277 internautas que participaram da enquete, e o resultado final colocou o Deputado Henrique Queiroz com o maior índice de rejeição, 13,72% (38 votos), em segundo lugar vem o Deputado Elias Lira com 8,30% (23 votos) e em terceiro lugar aconteceu algo surpreendente ficaram empatados Edvaldo Bione, Antônio de Lemos, Geraldo Enfermeiro e José Aglaílson todos com 7,94% (22 votos), você verá o resultado completo logo abaixo, mas os números surpreendem também nas últimas colocações que ficaram com os vereadores Décio Filho, Doca Lira, Heleno Rodrigues e os empresários Davi Preto e Eraldo Boy que tiveram apenas 0,36% (1 voto), vamos a lista completa :
Henrique Queiroz 13,72% (38 votos)
Elias Lira 8,30% (23 votos)
Edvaldo Bione 7,94% (22 votos)
Antônio de Lemos 7,94% (22 votos)
Geraldo Enfermeiro 7,94% (22 votos)
José Aglaílson 7,94% (22 votos)
Paulo Roberto 7,58% (21 votos)
Aglaílson Júnior 7,58% (21 votos)
Demetrius 5,42% (15 votos)
Mano Holanda 4,33% (12 votos)
Alexandre Férrer 4,33% (12 votos)
Novo da Banca 2,53% (7 votos)
Pilako 2,53% (7 votos)
Ramos de Natuba 2,53% (7 votos)
Ci 1,81% (5 votos)
Sylvio Gouveia 1,44% (4 votos)
Biu da Morepe 2,53% (3 votos)
Moacir da Mandioca 2,53% (3 votos)
Everaldo Arruda 0,72% (2 votos)
André de Bau 0,72% (2 votos)
Manoel do Oiteiro 0,72% (2 votos)
Décio Filho 0,36% (1 voto)
Heleno Rodrigues 0,36% (1 voto)
Davi Preto 0,36% (1 voto)
Doca Lira 0,36% (1 voto)
Eraldo Boy 0,36% (1 voto)