Campanha do Ministério da Saúde contra DSTs visa às mulheres

Em 2008, as mulheres jovens foram escolhidas para ser o principal alvo da campanha do Ministério da Saúde no combate à Aids e às doenças sexualmente transmissíveis durante o Carnaval.
Em Pernambuco, a campanha será descentralizada e vai atuar em pontos estratégicos, como o metrô, o aeroporto, os terminais de ônibus e a rodoviária (Terminal Integrado de Passageiros), onde a 1ª Regional de Saúde irá orientar os passageiros.
O trabalho de prevenção já começou na Região Metropolitana do Recife e nos municípios do Interior do estado. “Tudo isso visando a prevenção e objetivando, principalmente, os jovens e as meninas também, pois existe uma tendência à feminilização da epidemia. No início da epidemia, eram 21 homens contaminados para 1 mulher; hoje, para cada 1 homem e meio, há uma mulher infectada pelo vírus”, afirma o coordenador estadual do Programa DST e Aids, François Figuerôa.
Reportagem: Alexandre Rogério

Governador do Ceará recebe Vitoriense para debater sobre segurança


Alex e Cid Gomes

O nosso amigo fundador do Blog da Política Vitoriense , o radialista vitoriense Alex Santana está tomando vôos altos no estado do Ceará, na última terça-feira 29 de janeiro, o mesmo foi recebido pelo Governador do Ceará, Cid Gomes, no qual recebeu das mãos do vitoriense uma carta onde estava apresentando friamente a situação precária dos órgãos de segurança do município de Iguatu/CE, o Governador foi bastante receptivo e até convidou Alex Santana para que pudesse ir à Capital Fortaleza apresentar seu projeto conhecido como Movimento Iguatu Seguro, por telefone os guardiões falaram com o radialista que destacou um movimento como este em Vitória “a questão política existia entre os radialista aqui em Iguatu, mas conseguimos após muita conversa, unir todos os comunicadores, isto surpreendeu empresários, políticos e a população” disse Alex, o mesmo faz um pedido para os companheiros de Rádio em Vitória "Queria muito que meus amigos radialistas pudessem fazer algo parecido em Vitória, que já possui 14 homicídios este ano, para que se tenha uma idéia, em Iguatu este ano de 2008, só temos 2 homicídios e com uma população de 100 mil pessoas” disse Alex Santana. No mesmo dia o Secretário de Segurança do Ceará recebeu a carta e afirmou que “Um movimento como este serve de exemplo para todo o Brasil”, destacou Roberto Monteiro.
Ficamos felizes em ver ações como estas que honram o nome de Vitória de Santo Antão além das suas fronteiras, mas que sirva de exemplo para nossos radialistas para que se possa haver uma união no combate à violência em nossa cidade que está em um patamar horrível.

Reportagem: Alexandre Rogério

Aninha Marques participa da VOZ DA VITORIA

Em entrevista concedida ao Programa A Voz da Vitória pela Tabocas FM (98.5), nesta quarta-feira (30/01), a apresentadora Aninha Marques da Rádio Metropolitana FM foi escolhida como Madrinha do Bloco Carnavalesco Clube dos 30, que sairá no sábado de Zé Pereira, do bairro do Livramento à noite. Em nome do Clube dos 30 agradeceu o apoio do programa e da Tabocas, afirmando que têm ótimas referências do nosso programa.
Natural de Gravatá começou sua carreira em rádios AM, como apresentadora de programas musicais trabalhou também com grandes nomes do rádio pernambucano, a exemplo de Samir Abou Hana, após mudou para freqüência FM pelo qual concretizou seu próprio estilo, obtendo êxito por onde passou, em cidades de médio e grande porte como Caruaru, Garanhuns e Recife.
Aninha tem como marca do seu trabalho a qualidade musical, segundo ela é cobrada por isso pelos seus ouvintes. Disse ainda que se sente honrada em ter sido convidada para ser a madrinha do Clube dos 30, sentindo-se em casa, na medida em que conhece o trabalho da “Banda Excesso de Bagagem” que será o carro-chefe do bloco. Destacou o sucesso de vendas do Bloco este ano, principalmente entre os jovens. Reconheceu que nossa cidade detém um carnaval rico culturalmente, sendo uma das únicas cidades que possui desde trios a diversas apresentações com forte cunho cultural.



Apresentação: Lissandro Nascimento.
Produção: Vandson Cássio e Jáder Siqueira.

Rapidinhas do Blog

"Tire o seu sorriso do caminho/Que eu quero passar com a minha dor" (Nelson Cavaquinho - A flor e o espinho). Lá vêm as esperadinhas...

Porque o Carnaval este Ano é tão cedo



O Carnaval tem a ver com a Páscoa, e o dia da Páscoa foi definido pelo Concílio de Nicéa, em 325 d.C., como o domingo seguinte à primeira Lua cheia que ocorre após o equinócio da primavera no Hemisfério Norte (21 de março). Com esses parâmetros, o domingo de Páscoa pode cair entre os dias 22 de março e 25 de abril. Já o carnaval acontece 47 dias antes do domingo de Páscoa e pode ocorrer no intervalo entre os dias 04 de fevereiro e 09 de março. Este ano, a citada Lua cheia acontece no dia 21 de março. Deste modo, o domingo de Páscoa será no domingo 23 de março e 47 dias antes do dia 23 de março é 05 de fevereiro (terça-feira de Carnaval). Tudo depende, portanto, da Lua cheia, que, este ano, aconteceu, justamente, no dia do equinócio, trazendo o Carnaval para bem no início de fevereiro.

POMBOS
Os ventos que sopram em favor da mulher na política e que já elegeram presidente em alguns países começam a chegar à província. Em Pombos, a presidente da Câmara, Jane Oliveira (PR), é a favorita na eleição para a prefeitura.

Sempre lembrando de Arraes
Por decisão do prefeito José Aglaílson (PSB), o hospital infantil da Vitória Sto. Antão, ora em construção, vai se chamar... Miguel Arraes de Alencar. Todavia, foi constituído um projeto de indicação na Câmara de Vereadores, ano passado, propondo que nesta clínica da criança fosse posto o nome do saudoso médico Dr. Jodalvo Sampaio.

Folder da ACTV
Já está circulando o folder com toda a programação do Carnaval 2008 da cidade. Produzido pela Associação do Carnaval Tradicional Vitoriense (ACTV), em parceria com a FUNDARPE. Com apoio da PITU, FACOL, Ótica Brasil e Grupo JB. O material está com ótima qualidade, claro e informativo, porém fica uma curiosidade: por que será que não está com a marca da Prefeitura da Vitória?

Bloco da Saudade
Circula também o Informativo do Bloco da Saudade. Faz uma homenagem pelos 80 carnavais de Zito Mariano, fazendo um resgate de boa parte da história do carnaval vitoriense, inclusive com fotos memoráveis. Há uma entrevista com o diretor executivo do Bloco - Cristiano Pilako, que aborda diversos aspectos acerca da organização da festa de Momo na cidade. "Nossos gestores só entendem da cultura do voto, e tratam na base do improviso e amadorismo, este evento importante espontâneo do povo vitoriense", sentenciou Pilako.

Incentivadores do carnaval tradicional
Acontece na próxima sexta-feira (01/02) no Programa A VOZ DA VITÓRIA a entrega do Certificado as empresas que mais investem no carnaval das troças carnavalescas do Município. O programa fará em parceria com a ACTV a transmissão ao vivo da 'Mesa Redonda', onde fará um ato público de reconhecimento a PITU, FACOL, Casa Tarso e Ótica Brasil. O programa terá início ao meio-dia, com término às 14:00 horas, pela Rádio Tabocas FM (98.5).
CARNAVAL EM VITÓRIA!
Com pólo de animação, atrações de qualidade, a exemplo do top de Elba Ramalho e Cia Ltda, ainda bem que o Gov. Eduardo Campos (PSB) sinaliza que gosta do Carnaval da Vitória.

Frase: "Fazer previsões é um exercício difícil. Principalmente em relação ao futuro."
Georges Clemenceau (1841-1929), estadista francês.


Da Redação: Lissandro Nascimento.

20 mil acessos




     Olá amigos voltamos a nos encontrar no período pré-carnavalesco, como havíamos combinado, chegamos aos 20 mil acessos, volto a dizer que não são números apenas, mas a demonstração de que em Vitória de Santo Antão pode existir sim um veículo de comunicação que realize a “boa política”, que utilize os termos responsabilidade e ética na comunicação. O Blog da Política Vitoriense hoje é um exemplo para todos os veículos de comunicação do nosso município, aqui as cores que estão nas ruas que são o vermelho, amarelo, branco, azul, verde, rosa, não possuem valor... A cor em destaque desta central de notícias vitoriense é o preto, que está em cada texto e manchetes, destacados hoje por Alexandre, Hudson e Lissandro, guardiões de uma esperança que é a da real democracia da comunicação em nossa terra. Para comemorar este número que poucos blogs possuem, apresentamos um novo serviço para nossos internautas, estamos falando do mais novo local de bate-papo do município que é o Chat da Política Vitoriense, um ponto de encontro dos amantes da política vitoriense, sem dúvidas, grandes debates irão acontecer neste espaço, mas esperamos que utilizem com responsabilidade, com idéias e sugestões para o engrandecimento de Vitória.
     Nos encontramos aqui no Blog nos 25 mil acessos e no carnaval espero contar com todos no Bloco Acorda Corno que está realizando uma grande homenagem ao amigo e irmão, Benedito de Cachoeirinha, compositor dos hinos do falecido Vitória e do Vera Cruz, além do hino do nosso bloco.

Um forte abraço.




Joaquim Lira: "Meu pai é um homem de palavra"


Em uma solenidade de colação de grau da turma de Turismo - 2007.2 - da Faculdade Osman Lins (FACOL) ocorrida no último sábado (26/01), abordamos o jovem Joaquim Lira (DEM) que foi escolhido como Paraninfo destes Turismólogos. Filho do Dep. Estadual Elias Lira (DEM), ele afirmou que "o deputado Elias em nenhum momento assumiu sua pré-candidatura a Prefeitura da Vitória, o grupo mantém o apoio ao Dr. Paulo Roberto para esta postulação", sentenciou.
Ele lembrou que seria "deselegante da parte do Deputado Elias Lira" aproveitar a ausência do Dr. Paulo Roberto (PSDB) para assumir uma posição em contrário. O Diretor da FACOL neste mês de janeiro estava em uma viagem acadêmica no Uruguai (conforme matéria adiante).
O que se comenta nos bastidores políticos e até nos meios sociais é de que o parlamentar democrata assumiu sua pré-candidatura a prefeito e até o Paulo Roberto concordara. Inclusive foi ponto da pauta de discussão da reunião semana passada do "Movimento Vitória de Cara Nova", do qual o bloco de partidos que apóiam Paulo Roberto (PSDB) participa e nesta reunião não estavam presentes.
Tivemos acesso a pessoas ilustres do grupo do Deputado Elias Lira e um deles nos revelou, pedindo para o seu nome não ser divulgado, que há pessoas ligadas ao democrata afirmando que o candidato do grupo é Elias e não Paulo Roberto. Gerando, portanto, esses boatos que circulam. "O meu pai é um homem de palavra", concluiu Joaquim Lira.
Reportagem: Lissandro Nascimento.

PAULO ROBERTO E PROF. RENATO QUEIROZ – MESTRES EM EDUCAÇÃO

A comunidade acadêmica da FACOL inicia 2008 parabenizando seus dois novos Mestres em Educação: Dr. Paulo Roberto Leite de Arruda e Prof. Renato Augusto Guerra de Queiroz. As bancas examinadoras ocorreram no dia 25.01, no Departamento de Postgrados – Maestría en Educación, da Universidad De La Empresa-UDE, em Montevidéu – Uruguai.
Com a aprovação, o Prof. MSc. Paulo Roberto (que obteve nota 10) e o Prof. MSc. Renato Queiroz decidiram continuar os estudos naquele País durante os próximos três anos, agora em nível de doutoramento. Para julho de 2008, são esperadas as defesas de outros professores da FACOL que concluíram os estudos (mestrado e doutorado) e preparam o trabalho final para apresentação. O Dr. Paulo Roberto chegou no último sábado (26/01) ao nosso Município desta viagem acadêmica. Parabéns aos novos mestres, que qualificam ainda mais o corpo docente de nossa cidade, revelando um pólo universitário importante para a região.


Fonte: portal da Facol > www.facol.net

"AS VIRGENS" desfilam nos seus 25 anos de irreverência

A maior concentração de "mulheres descoladas" da Vitória ocorreu no sábado (26/01) adentrando na madrugada do domingo nas principais ruas da cidade. Só podia ser o Bloco das Virgens. Com Vânia América, o bloco puxado por um de seus diretores - Arthur Barros, presidente da ABTV, animaram os foliões que aguardam o sábado de Zé Pereira para detonar o passo.
Completados 25 anos de extensa alegria, irreverência, sacanagens, pega-pega e sorrisos bobos marcaram este desfile. Podia-se notar a presença de todos que fazem a ABTV, ACTV, políticos, personalidades diversas e claro - o povo, que formou uma imensa multidão em todo o percurso. Os problemas detectados no novo percurso dos trios elétricos, que segue agora pela rua Melo Verçosa, inaugurado na sexta-feira passada, pelo Bloco Gereba, foram sanados. A Telemar e Celpe procuraram fornecer os ajustes necessários. A PMV iluminou estas ruas e tratou de tapar os buracos, pelo menos espera-se com estes remendos mantê-los tapados após o Carnaval.
Com este desfile pode-se registrar que AS VIRGENS já é um Bloco relevante para o calendário do Carnaval vitoriense. De fato a população o abraça e as "meninas" já se devem considerar patrimônio vitoriense.


Reportagem: Lissandro Nascimento.

Copergás X GDK: briga judicial pelo gasoduto

O contrato entre Copergás e GDK, no valor de R$ 95 milhões, foi assinado em janeiro de 2005 e as obras começaram no ano seguinte. No traçado do gasoduto, contudo, foram encontrados 50 metros cúbicos de rocha, o que encareceu o projeto e provocou o início das discussões entre GDK e Copergás – e, em conseqüência, os atrasos.
O gasoduto Recife-Caruaru, que viabilizaria o crescimento da Luzarte, tinha previsão inicial de estar pronto em 17 de janeiro do ano passado. Com um ano e alguns dias de atraso na conclusão da obra, um desentendimento entre a Companhia Pernambucana de Gás (Copergás) e a baiana GDK, contratada pela estatal para a construção, põe em xeque um cronograma que já prevê outros seis meses de retardo. Os atrasos prejudicam o Agreste e atrapalham os planos de interiorização do governo Eduardo Campos.
Dois casos de indústrias que desistiram de investir em Caruaru chamaram a atenção da mídia: a paulista Gyotoku, também de cerâmicas, e a Fabriplast, empresa de Abreu e Lima. Ambas optaram por Vitória de Santo Antão para aportar, na ordem, R$ 60 milhões e R$ 25 milhões. As duas vão gerar, juntas, 820 empregos diretos.
Reunião entre GDK e Copergás para resolver impasse
Uma nova reunião entre executivos da Companhia Pernambucana de Gás (Copergás) e da baiana GDK será realizada amanhã, na sede da estatal. Caso as empresas continuem sem chegar a um acordo, a Copergás será obrigada a lançar uma nova licitação para completar os 34 quilômetros (km) restantes do gasoduto Recife-Caruaru, com extensão de 120 km, o que deve retardar ainda mais a conclusão da obra. Mesmo se a GDK continuar no projeto, o gasoduto só estaria em operação em julho. Para fontes consultadas pela reportagem, o grande problema da Copergás é equacionar os custos e sua disponibilidade financeira.
A dificuldade justifica-se pelo fato de que o contrato com a GDK foi de R$ 97 milhões e apenas 70% da obra foram executados. Há um ano e três meses a empresa baiana procurou a Companhia para negociar um aditivo de R$ 47 milhões. A cifra é resultado do cálculo do custo extra para retirar, do traçado do gasoduto, 50 mil metros cúbicos (m³) de rochas não previstos. A GDK, inclusive, alega que houve falha no edital de licitação, que teria previsto 9 mil m³ de pedras.
A conta para determinar o custo para finalizar a obra ainda não está fechada. Se por um lado a Copergás não divulgou quanto repassou à baiana, a GDK entrou na Justiça para “ser compensada pelos prejuízos que teve de arcar” para retirar os primeiros 33 mil metros cúbicos de rochas.
A Companhia Pernambucana de Gás (Copergás) diz não haver amparo legal para o aditivo. E, para este ano, seu orçamento é de R$ 38 milhões, o que inclui gastos diversos. A multa rescisória do contrato é de 20%, o correspondente a R$ 19 milhões.
A obra está parada. O cronograma já contabiliza novo atraso. Os caruaruenses são obrigados a aguardar – de novo.

Reportagem: Lissandro Nascimento.
Fonte: Jornal do Commercio.

Reunião da ABTV acerta últimos detalhes para o Carnaval

Na última sexta-feira (25/01) ocorreu a reunião da Diretoria Executiva da Associação dos Blocos e Trios da Vitória (ABTV) em sua sede, no bairro do Livramento. Coordenada pelo seu presidente Arthur Barros, definiram os últimos detalhes para os desfiles dos blocos puxados por trios elétricos na festa de Momo vitoriense.
Segundo Arthur, este final de semana na nossa cidade, foi palco de uma extensa programação, destacando o Bloco das Virgens e o Baby Alegria, bem como de diversas troças carnavalescas. Este ano, segundo os diretores, é um ano 'ímpar' para o carnaval vitoriense, pois a parceria construída entre a ABTV e a ACTV além de permitir uma organização condizente ao histórico carnaval vitoriense, revelou o importante início do resgate do carnaval tradicional. "Hoje é indissociável para o nosso carnaval o papel que cumpre os trios elétricos, os carros alegóricos, as orquestras e o simbolismo multi-cultural de nossa localidade", concluíram. Eles defendem que sempre deve haver uma reavaliação junto com o Governo Municipal das coisas que irão dá certo e as que porventura dêem errado, visto que essa experiência poderá traduzir na garantia de procurar sempre melhorar este importante evento para o calendário do nosso Município.

Reportagem: Lissandro Nascimento.

Prefeitura Municipal publica Decreto no Diário Ofícial do Estado

PREFEITURA MUNICIPAL DA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO PE
DECRETO Nº 06/2008

Ementa: Declara de utilidade pública para fins de desapropriação, o imóvel que especifica e dá outras providências.
O Prefeito do Município da Vitória de Santo Antão, no uso das suas atribuições que lhe conferem o disposto nos arts. 6º do Decreto-Lei nº 3.365, de 21 de junho de 1941, e art. 45, inciso VII, da Lei Orgânica do Município,
DECRETA:
Art. 1º - Fica declarado de utilidade pública para fins de desapropriação, por via amigável ou judicial, o imóvel localizado na Rua Primitivo de Miranda, 386, bairro Matriz, com inscrição municipal nº 1010200235001, com área de
Art. 2º - O imóvel ora declarado de utilidade pública será destinado à ampliação do Restaurante Popular.
Art. 3º - As despesas decorrentes correrão por conta da dotação orçamentária do exercício de 2008 da Secretaria de Desenvolvimento Social.
Art. 4º - Este Decreto entrará em vigor na data de sua publicação.
Art. 5º - Revogam-se as disposições em contrário.
Gabinete do Prefeito, 22 de Janeiro de 2008.

José Aglailson Querálvares
PREFEITO
Reportagem: Alexandre Rogério

Os Eleitos de 2007

Aconteceu no dia 25.01.08 a 11ª edição do PRÊMIO MODA'LE. Na quadra da FACOL, Alexandre e Osmarina premiaram os destaques do ano passado em nossa cidade.
Confira a relação:

1 - Distribuidor de gás: BRASILGÁS
2 - Arquiteto: KLÉBER FREITAS DE CARVALHO
3 - Casa de doces: DOCE FESTA
4 - Eletrônica: VENEZA
5 - Papelaria: AMORIM
6 - Armarinho: TEIXEIRA
7 - Loja: EQUILÍBRIO
8 - Engenheiro: ANDRADE ENGENHARIA
9 - Loja de artigos infantis: BARBOSA CONFECÇÕES
10 - Produtos Naturais: BSM BELA VISTA
11 - Farmácia: N. SRA. DE FÁTIMA
12 - Farmácia de manipulação: PHARMAPELE
13 - Ótica: BRASIL
14 - Laboratório fotográfico: FERREIRA COLOR
15 - Clube de Lazer: GOLDEN GOAL
16 - Madeireira: J. TOMÁZ FILHO
17 - Emissora de rádio: VITÓRIA FM
18 - Fábrica de plásticos: LÍDER
19 - Repórter esportivo: J. SANTOS
20 - Vidraçaria: EDILSON VIDROS
21 - Político atuante: PREFEITO JOSÉ AGLAILSON
22 - Vereador: EDMILSON ZACARIAS (NOVO DA BANCA)
23 - Personalidade política: DR. EDIVALDO BIONE
24 - Loja de calçados: TÂNIA CALÇADOS
25 - Loja de confecção: PENHA MODA SHOPPING
26 - Franquia de perfumes: O BOTICÁRIO
27 - Loja para noivos: ELIZABETE NOIVAS E NOIVOS
28 - Loja de ambientação: ESPAÇO LAR
29 - Loja de bijouterias: NICOLLE BIJOU
30 - Lazer: HOTEL C'KIBE
31 - Seguradora: RONALDO SEGUROS
32 - Loja de tecidos: SHOPPING DOS TECIDOS
33 - Loja de tintas: CASA UNIÃO DOS PINTORES
34 - Hospital: APAMI
35 - Loja de construção: VENEZA CONSTRUÇÃO
36 - Distribuidora de água: GELISA
37 - Escritório de serviços contábeis: CONTEL
38 - Faculdade: FACOL
39 - Pré-vestibular: COLÉGIO VITÓRIA
40 - Escola particular: TRADIÇÃO COLÉGIO E CURSO
41 - Escola infantil: RADAR JR.
42 - Curso de idiomas: WIZARD
43 - Escola de informática: FOX LINE
44 - Livraria: SIMETRIA
45 - Cabeleireira: GENI CABELEIREIRA
46 - Frigorífico: SHOPPING DA CARNE
47 - Tortas e bolos: FÁTIMA BOLOS
48 - Buffet: ISABELA FÉRRER
49 - Supermercado: PALÁCIO DOS ALIMENTOS
50 - Artista Plástica: VERA LÚCIA MARIA
51 - Decorador: JOSÉ BATISTA (BATISTA ART'S E DECORAÇÕES)
52 - Empresa de mensagens: DISK PAIXÃO
53 - Festas infantis: RAMOS ARTS E FESTAS
54 - Restaurante self-service: SPARGUS
55 - Lanches: ERALDO LANCHES
56 - Churrascaria: KI GALETO
57 - Churrascaria a la carte: CARNES E GALLETOS
58 - Distribuidor de leite e derivados: BOM LEITE
59 - Padaria: DELÍCIAS DO TRIGO
60 - Distribuidor de fogos: JOSAFÁ FOGOS
61 - Agência de veículos pesados: PIABA VEÍCULOS
62 - Agência de automóveis: SHEVA VEÍCULOS
63 - Loteria: LOTERIAS VITÓRIA
64 - Segurança eletrônica: JAGUAR
65 - Auto-escola: VITÓRIA
66 - Empresa de transportes: BOM JESUS
67 - Loja de pneus: VITÓRIA PNEUS
68 - Casa de loterias: COOPERATIVA VITÓRIA
69 - Imobiliária: CAMILLO IMÓVEIS
70 - Factoring: ESTEVES FACTORING
71 - Prog. de rádio: J. MENEZES
72 - Empresa: TV VITÓRIA
73 - Trabalho de imprensa: REVISTA TOTAL
74 - Divulgadora: MR
75 - Jornal: GAZETA DO ESTADO
76 - Site: PONTO COMUNICAÇÃO
77 - Fotografia: RDK PHOTOS E VÍDEOS
78 - Telões e edições: FOCUS VÍDEO
79 - Fotógrafo: FOTO BRASIL
80 - Bloco: CEBOLA QUENTE
81 - Som para auto: VANDO EQUIPADORA
82 - Mecânica: SANTA CLARA AUTO PEÇAS E OFICINAS
83 - Locadora de veículos: TELE CARRO
84 - Ginecologista: DRA. MARIA DE FÁTIMA LUCENA
85 - Pediatra: DRA. MARILDA PROHASKA
86 - Cardiologista: DR. RAIMUNDO ÁLVARES
87 - Psicólogo: DRA. LEILA MARIA VIEIRA MEDEIROS
88 - Otorrinolaringologista:DR. MARCOS FERNANDO
89 - Mastologista: DR. JOÃO EDUARDO
90 - Cirurgião Plástico: DR. LUIZ HENRIQUE
91 - Angiologista: DR. DAVI ABRAM
92 - Ortopédico: DR. PAULO LARRÉ
93 - Reumatologista: DR. RUI ABOUHANA
94 - Fonoaudióloga: DRA. FLÁVIA JULIANA
95 - Colposcopia: DRA. MARIA EDÍZIA LIMA
96 - Urologista: DR. RICARDO LIRA
97 - Ortodontia: DRA. FABÍOLA SAMPAIO
98 - Cirurgião geral: DR. ROBERTO SORETO DE LIMA
99 - Dermatologista: DRA. MARIA KÁTIA MARQUES SOUZA
100 - Veterinário: DR. MANOEL BENTO FILHO
101 - Endocrinologista: DR. EVANDRO SOUZA LIMA
102 - Odontóloga: DRA. EDJANI SÁ
103 - Clínica médica: CECLIN
104 - Laboratório: GILSON CIDRIN
105 - Clínica de diagnóstico: ANA REGINA CARNEIRO
106 - Clínica de imagem: CLARIMAGEM
107 - Secretaria Municipal: SECRETARIA DE SAÚDE

Parabenizamos a todos os premiados pelos serviços de excelente qualidade prestados ao povo vitoriense.

Reportagem: Hudson Ribeiro

Isto poderia ter sido evitado?

Durante toda esta sexta (25/01) a imprensa pernambucana constata in loco um dos vários problemas estruturais que nossa cidade possui. Um dia após o caso de desabamento no Cemitério São Sebastião, a PMV isola a área com a Guarda Municipal e cobre os restos mortais com lonas preta.
Uma tragédia que danificou cerca de 50 gavetas, desabrigou cinco famílias e provocou a interdição de 29 casas naquela barreira. Das 29 famílias que tiveram as casas interditadas pela Defesa Civil, 14 assinaram um termo de compromisso porque não queriam sair. Para a Dona-de-casa Marli Maria (uma das atingidas), a responsabilidade pelo desabamento é da Prefeitura. De acordo com ela, o muro do cemitério apresentava várias rachaduras, sem qualquer reparo. "Eu estou muito nervosa, mas não vou sair da minha casa. Só se meu marido quiser mesmo. É um absurdo o que aconteceu. A prefeitura vai ter que resolver a nossa situação. Eu moro aqui há mais de 20 anos", protestou.
Parentes dos mortos estão revoltados, pois não sabem quais são as providências tomadas pela Prefeitura de Vitória para preservar as gavetas com os restos mortais que ficaram expostas com o desabamento do muro. Alguns caixões foram soterrados pelo barro que dava sustentação ao muro do cemitério e serão difícies de serem identificados.
Na parte das gavetas mais atingidas pelo desabamento do muro, não havia nenhuma casa construída. Existia, sim, uma lacuna nesta área da barreira, que provavelmente facilitou o deslocamento do barro. Um morador, conhecido apenas como "Ci", derrubou sua residência para levantar outra e teria feito escavações irregulares no local, segundo avaliações preliminares da Defesa Civil. Segundo garantiram os moradores não houve qualquer fiscalização da prefeitura nesta obra.
Do lado esquerdo do muro traseiro do cemitério, na mesma rua Eurico Valois (Estrada Nova), outra suposta irregularidade com aval do governo municipal. O Prefeito José Aglaílson (PSB), cedeu um terreno imenso a casas comerciais bem em baixo da barreira onde se ergueram as residências atingidas pelo desabamento (conforme fotos abaixo). É bom frisar que esta área tem supervisão da RFFSA. As paredes da área comercial estão coladas no barro. Não há muro de arrimo e nada impede um desastre maior. De baixo para cima, na área comercial, só há barro molhado e casas inseguras.
Em meio ao caos, a secretária municipal de Assistência Social, Andréa Maelly, afirmou que a PMV garantirá auxílio moradia às famílias que resolveram deixar suas casas ameaçadas, no valor de R$ 60,00.
Para Andréa, não há irregularidade na construção da nova área comercial. Ela ainda assegurou que a guarda municipal ficou responsável pela segurança da área atingida pelo desmoronamento para evitar a violação dos túmulos. "A prefeitura estava fazendo manutenção no cemitério. Não sei porque isso aconteceu", afirmou a secretária, dizendo que outras providências serão tomadas.




Reportagem> Lissandro Nascimento.
Fonte> Diário de Pernambuco.

Conheça os banner's lançados pela ACTV para o Carnaval

A Associação do Carnaval Tradicional da Vitória (ACTV) lançou diversos banner's temáticos para consolidar a imagem do nosso carnaval. Será montado no período momesco um Museu do Carnaval, no prédio histórico - Sobradinho - sito à Rua Imperial. Espaço aberto a visitação pública, servirá também para recepcionar todos os órgãos de Imprensa que deverão cobrir o carnaval, sendo disponibilizado este espaço como Centro de Informação ao Turista. Com distribuição de folder's com toda a programação da nossa festa e informações para facilitar o acesso dos visitantes a estrutura que a cidade poderá oferecer nesse período. Confiram:









Preparativos para o Carnaval foi destaque desta sexta na VOZ DA VITÓRIA

A Mesa Redonda do Programa A VOZ DA VITORIA desta sexta-feira 25/01, pela Tabocas FM (98.5), discutiu os principais preparativos dos órgãos públicos e troças carnavalescas na estrutura da Festa do Rei Momo na cidade.
Tivemos as participações do Tenente Coronel Francisco - Comandante do 1º Grupamento do Corpo de Bombeiros local, de Joselito Elias e Raugerlan Cruz - membros do Conselho Tutelar vitoriense, ainda do fundador da Troça Carnavalesca GALO DO CAJÁ, o Sr. Carlos. Houve uma interação com os ouvintes, que enviaram perguntas por e-mail (avozdavitoriape@hotmail.com), ainda pelo telefone 3523.3304 com nossa produção.
Na oportunidade abordamos com o Tenente Francisco das providências que os Bombeiros tomaram com relação aos desabamentos de túmulos no cemitério local. O mesmo afirmou que o Grupamento tomou as medidas que deveriam ser tomadas, isolando a área e após acionando a Defesa Civil para averiguar a segurança e possíveis interdições. Lembrou ainda que o caso deve ser tratado e resolvido pela PMV e demais órgãos de fiscalização, que devem tomar as medidas que caberiam ao caso. Sobre o Carnaval, reforçou o contigente que deverá está de plantão. Dentre as ações realizadas pelos Bombeiros, citou a orientação que será fornecida aos ambulantes fixos que comercializam no carnaval. Ele citou que foi realizada uma reunião com todos os órgãos envolvidos em conjunto com a Prefeitura Municipal a fim de criar a sintonia necessária para garantir a segurança e atendimento aos foliões. Elogiou a mudança de percurso para os Trios elétricos, que deverão continuar o desfile pela Rua Melo Verçosa, o qual possibilitará menos fluxo na Praça Duque de Caxias. Foi perguntado ao mesmo se há uma rua ou via de escape para garantir um possível socorro na praça do Pólo do Governo do Estado, afirmando que esta via já está sendo garantida, tendo em vista que a Duque de Caxias não há muita opção de rápidas saídas com os carros, quando lotada.
Seu Carlos do Galo do Cajá, que fundou a troça há nove anos, afirmou que guarda uma surpresa para o desfile deste ano, na terça-feira de carnaval. Afirmou que percebe-se um forte ressurgimento do carnaval tradicional na cidade e lembrou que espera contar com um público de mais de 5.000. Considera importante que os órgãos devam sempre se unir a fim de permitir uma estrutura que garanta um bom carnaval.
O Conselheiro Joselito Elias falou que o Conselho Tutelar estará de plantão a fim de atender as denúncias dos casos de crianças e adolescentes, fará ainda uma campanha de conscientação com os proprietários de bares, motéis e ambulantes no sentido de evitar a comercialização de seus produtos a menores. Procurando alertar o papel que a família desempenha na educação dos seus filhos, pedindo ainda que a população contribua denunciando possíveis abusos nesse Carnaval.
O convite foi estendido a Promotoria que cuida da criança e adolescente, o qual não obtivemos resposta. A CELPE foi convidada, onde o Depto. de Relacionamento com a Imprensa (Recife) prestou as informações básicas ao tema, se disponibilizou em outro momento fornecer as informações da estrutura que deverá ser montada para o Carnaval vitoriense.

Apresentação> Lissandro Nascimento.
Colaboração: Vandson Cássio.

Carnaval de Pernambuco terá pólos no Interior

Interiorização da cultura é um conceito chave no Carnaval de Todos. Pensando na importância dessa idéia, a Fundarpe promoverá pólos de animação em oito municípios da Zona da Mata, Agreste e Sertão, representando as 12 Regiões de Desenvolvimento. Durante os quatro dias do Carnaval (de 2 a 5 de fevereiro), palcos com atrações locais e nacionais estarão montados nos municípios de Petrolina, Salgueiro, Triunfo, Pesqueira, Bezerros, Vitória de Santo Antão, Nazaré da Mata e Goiana. Em cada um desses locais, também haverá cortejos de agremiações de todo o Estado, favorecendo o intercâmbio de culturas.
No Pólo de Petrolina, no Sertão do São Francisco, passarão artistas como Alceu Valença e Jair Rodrigues e atrações locais. Nas ruas da cidade, desfilarão o Maracatu Nação Cambinda de Ouro, Orquestra de Frevo de Petrolina, Maracatu Aurora Africana e a Sociedade Musical 22 de Novembro.Salgueiro, no Sertão Central – município com fortes tradições como toré, pastoril, bumba meu boi e a bicharada do Mestre Jaime – recebe os cantores Claudionor Germano, Marrom Brasileiro e Siba e a Fuloresta do Samba. Cortejos com o Maracatu Nação Cambinda e a Sociedade Musical 22 de Novembro também integram a programação.Jair Rodrigues, Geraldo Azevedo, Cordel do Fogo Encantado, Nando Cordel, Marrom Brasileiro e Ed Carlos são alguns nomes que farão apresentações no Pólo de Triunfo, no Sertão do Paejú.
Conhecida pelo Caretas (figuras mascaradas que saem pelas ruas com chicotes durante o carnaval), Triunfo recebe ainda o Afoxé Alafin Oyó e o grupo Maracatudo Camaleão.No Agreste Central, haverá os Pólos de Pesqueira e Bezerros. Pelo primeiro passarão artistas como Alceu Valença e Cláudio Almeida. Já em Bezerros, conhecida pelos Papangus, haverá show com Elba Ramalho, Antônio Carlos Nóbrega, Orquestra Contemporânea de Olinda, Zé Cafofinho e Suas Correntes, entre outros. Pelas ruas, será possível ver desfiles com o grupo D’Breck, Orquestra 100% Mulher, além da Banda Musical Curica, Patrimônio Vivo de Pernambuco e a mais antiga do Estado.
O Pólo de Vitória de Santo Antão, na Mata Sul, recebe apresentações de Elba Ramalho, André Rio, Patusco e artistas locais. Desfilarão também nas ruas da cidade a Orquestra Filarmônica Euterpina, conhecida como Capa Bode. Já na Mata Norte, haverá dois pólos: um em Goiana e outro em Nazaré da Mata. Neste último, atrações como Maciel Salu e o Terno do Terreiro, Marrom Brasileiro e Siba e A Fuloresta do Samba fazem shows, enquanto que a programação de Goiana contará com apresentações de duas das mais importantes bandas da cena contemporânea de Pernambuco; Nação Zumbi e Mundo Livre S/A.Hotsite - Para facilitar o acesso às informações sobre o Reinado de Momo em todo o Estado, o Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Turismo, Empetur e Fundarpe, lançou nesta terça-feira (22) o hotsite do Carnaval 2008: http://www.carnavaldepernambuco.com/ Com programação, serviços, fotos e vídeo do Carnaval, o hotsite será atualizado durante os quatro dias de folia, buscando manter o internauta ligado em Pernambuco.

PROGRAMAÇÃO DO PÓLO DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO

SÁBADO - 02/02/2008
Palco:
Claudionor Germano – 18h
Zé Balaka – 20h
André Rio – 21h
Antúlio Madureira – 23h

DOMINGO - 03/02/2008
Palco:
Ceiça Moreno – 19h
Art Popular – 21h
Elifas Jr. – 23h
Almir Guineto – 01h

SEGUNDA - 04/02/2008
Palco:
Elba Ramalho – 18h
Patusco – 21h
Samba Star – 23h
Nonô Germano – 1h

TERÇA - 05/02/2008
Palco:
Orquestra Universal – 20h
Território Nordestino – 22h30
Almir Rouche – 01h


Reportagem: Alexandre Rogério.

Muro e Túmulos do Cemitério desabam em casas de populares

Foi o registro de mais uma cena macabra no Cemitério São Sebastião, o único do Município da Vitória (exceto o de Pirituba), que não suportou a chuva (de verão) nesta quinta-feira (24/01). O fato ocorreu no início da tarde, onde os fundos do Cemitério situado na Av. Miguel Arraes (antiga Estrada Nova) veio a tombar não só o seu muro, bem como a maior parte dos túmulos (gavetas) sob as casas de cidadãos que moravam naquela barreira.
Não houve vítimas. Porém, dezenas de famílias ficaram desabrigadas, tendo em vista que algumas casas foram destruídas e outras interditadas pelo Corpo de Bombeiros. As Secretarias da Prefeitura Municipal responsáveis em fornecer assistência neste caso lá estiveram, onde inicialmente foi realizado o cadastramento das famílias, que deverão receber assistência.
A reportagem do Programa A VOZ DA VITÓRIA pela Tabocas FM, fez a cobertura ao vivo do desespero dos desabrigados, sendo registrado cenas de cadáveres expostos na barreira, que antes era área exclusiva da Rede Ferrroviária Federal. Podia-se perceber os túmulos espalhados pelo chão (conforme fotos), e o esforço do Corpo de Bombeiros em fornecer a assistência devida aos populares e procurando isolar toda a área.
É lamentável que isso tenha ocorrido, pois não é de hoje que nossa cidade tem cobrado dos órgãos governamentais um novo Cemitério, já que o atual não tem mais condições de receber novos sepultamentos. Inclusive, aqui já foi noticiado através dos internautas, a queima diária indiscriminada de ossários de falecidos, na intenção de oferecer mais vagas. Cabe aos órgãos responsáveis fiscalizar a causa do desabamento, o que se observa inicialmente é falta de manutenção e uma devida ausência de planejamento urbano. Aliás, quem autorizou a construção daquelas casas e as obras de intervenção que são feitas naquela barreira?

























VEJA O QUE DIZ OS PRINCIPAIS PORTAIS DE INTERNET DA IMPRENSA DE PE:

"Parte do muro do cemitério da Vitória de Santo Antão, desabou na tarde desta quinta (24). O acidente ocorreu devido às chuvas que caem na cidade. A queda do muro, segundo moradores, expôs caixões e restos mortais.
Nenhum policial, nem bombeiros chegaram ao local. Segundo os moradores, caixões estão em poças de lama, formadas pelas chuvas.
Ainda de acordo com os moradores, o muro já estava rachado há quatro anos, e neste período ele já caiu outras vezes. Outras partes do muro ainda correm risco de desabamento".

quinta-feira, 24 de janeiro de 2008 - 16h25

Reportagem: Lissandro Nascimento.
Colaboração: Wilson Alvarenga e Aluizio Neto.

Centro vitoriense não aguenta chuva de verão











Dois veículos são arrastados pela chuva torrencial que alagou, nesta quinta-feira (24/01), as Avenidas Mariana Amália e a 15 de Novembro, centro da Vitória. As águas invadiram, por vezes que já perdermos as contas, as lojas do centro da cidade, causando estragos e relevante prejuízo para os que comercializam na área central vitoriense. Podia-se ver ainda fatias de asfalto submergindo nas águas, causando buracos, sobretudo na Rua Rui Barbosa (antiga Rosa Branca), que por sinal já existiam e esta chuva só fez agravar. O início da tarde foi para a limpeza das lojas, como foi constatado na cobertura realizada pela produção do Programa A VOZ DA VITÓRIA, que entrou ao vivo, entrevistando populares.












Reportagem: Lissandro Nascimento.
Fotos: Aluizio Neto.

Prefeitura abre-alas para os Trios Elétricos









Após uma extensa indefinição quanto a mudança de percurso para os Trios Elétricos que circulam no carnaval vitoriense, a Prefeitura Municipal da Vitória Sto. Antão resolve esta semana atender as sugestões da ACTV e ABTV. O percurso será estendido para as ruas Melo Verçosa seguindo pela Av. Silva Jardim. Diante da definição, o vice-Prefeito Demetrius Lisboa (PSB) conduziu pessoalmente o início das obras que devem readptar estas ruas a passagem dos trios elétricos que animarão os blocos nos dias de Momo.
O início dessas obras se deram na madrugada da terça-feira para a quarta (23/01). A Celpe tem executado os trabalhos para troca dos postes de energia, possibilitando que os trios possam passar pela Rua Melo Verçosa, na qual compõe o novo percurso. De qualquer modo, esta estrutura já deveria está pronta, tendo em vista que o lançamento do Carnaval 2008 ocorreu no mês de agosto de 2007. O qual já procurava-se definir este novo circuito para o carnaval. Estamos, portanto, apenas 15 dias para o início dos festejos e as obras de realinhamento do percurso já poderiam está concluídas.

CONHEÇA O NOVO PERCURSO:

Para os que saem da Matriz: Matriz – Duque de Caxias – Rua Rui Barbosa (rua da antiga Rosa Branca) – Livramento – Avenida Mariana Amália – Rua Melo Verçosa – Avenida Silva Jardim – Matriz.
Para os que saem do Livramento: Livramento – Avenida Mariana Amália – Rua Melo Verçosa – Avenida Silva Jardim – Matriz - Duque de Caxias – Rua Rui Barbosa (rua da antiga Rosa Branca) – Livramento.




















Reportagem: Lissandro Nascimento.
Fotos: Felipe de Melo.

ACTV garante mídia do Carnaval vitoriense

A Associação do Carnaval Tradicional da Vitória (ACTV) distribuiu vários outdoor´s que estão sendo exibidos a partir da última terça-feira. Os pontos na RMR são: Av. Conde da Boa Vista (Colégio S. José), Rua Dom Bosco (Colégio Contato), Av. Mascarenhas de Moraes (próx. a Ferreira Costa Center).
Ainda na BR 232 próx. a entrada de Moreno/lado direito, chegada de Vitória/antes viaduto, chegada de Bezerros, Gravatá/frente Churrascaria Faisão, Gravatá/frente Villa da Serra. Confira abaixo:

Reportagem: Lissandro Nascimento.

Desorganização é marca do trânsito em Vitória

Vitória de Santo Antão é um município do interior, mas o trânsito tem problemas semelhantes aos das cidades grandes. A desorganização incomoda motoristas e pedestres que passam pelas ruas do centro do município.
Os problemas são inúmeros. As ruas são estreitas e, para completar, alguns motoristas insistem em estacionar nas vielas, onde é proibido parar, deixando o trânsito mais lento. Outros param em fila dupla, apenas para botar a conversa em dia. “Isso acontece porque por aqui não tem guardas suficientes”, reclama um dos motoristas.
A queixa é maior quanto maior é o veículo parado. É comum caminhões que trazem mercadorias para o comércio pararem no meio da rua, provocando a desordem no trânsito de Vitória.
Os problemas não afetam somente os motoristas. Pedestres também se queixam das faixas exclusivas para eles, há muito tempo apagadas, e da dificuldade de caminhar - de um lado é o engarrafamento; do outro, as bancas de camelôs. “É carro no meio, no canto, em todo lugar. Não tem como passarmos”, reclama um pedestre.
O diretor de Trânsito de Vitória, Elmir Holanda, disse que o município tem convênio com o Governo do Estado para fiscalizar o trânsito da região, pois a Prefeitura não tem condições de contratar agentes. A guarda das ruas é feita por 10 policiais que circulam pela cidade.
A Rede Globo Nordeste esteve na cidade no último dia 16/01, do qual fez reportagem a respeito desta problemática.

da Redação do pe360graus.com

Rapidinhas do Blog

No embalo incessante da busca de notícias (parece que todos inventaram de tirar férias), ou a razão será que tudo acontece depois do Carnaval? De qualquer modo lá vai...


UJS reuniu dirigentes e prepara bandeira de luta
A União da Juventude Socialista (UJS/Vitória) realizou Seminário no último domingo (20/01), pelo qual tratou sobre Conjuntura Política Internacional e Nacional, definiu uma agenda de mobilizações e redefiniu sua direção municipal. Na oportunidade, eles discutiram sobre uma Campanha de Fiscalização dos Poderes Públicos na região, que deverá ser lançada à sociedade vitoriense depois do Carnaval. Inclusive no período momesco irão fazer um ponto de concentração para reunir-se aos foliões na programação do carnaval vitoriense.

Atitude Pró-ativa do Clube dos Motoristas
O Clube Carnavalesco Os Motoristas "O Cisne" participará, como já é tradição, da apresentação de carros alegóricos no Carnaval vitoriense de 2008. Fará uma homenagem ao saudoso Adroaldo da Telpe. Ao contrário do Clube o Leão que sinalizou que não desfilará no Carnaval deste ano, em virtude do falecimento de Adroaldo da Telpe (um dos fundadores do Leão).

Moedas Fortes?

Com a crise norte-americana, já tem analista dizendo que o real (Brasil), o peso (Chile) e o sol (Peru) deixaram de ser moedas frágeis. Isto por que diferentemente do que ocorria em outras crises econômicas, as moedas latino-americanas subiram com força nas últimas semanas, em contraste com a queda do dólar ladeira abaixo. A explicação estaria nos superávits que esses países conseguiram. Será?

Relojoaria "Nô Joaquim"
Para quem trafega na Av. Mariana Amália poderá observar que o Sr. Saulo Relojoeiro continua desenvolvendo seus negócios em um novo espaço, incluso nas obras de "restauração" da Avenida. Sua homenagem foi ao ex-prefeito José Joaquim da Silva Filho (Nô Joaquim), pai do atual prefeito José Aglaílson (PSB).

"Deixa o homem trabalhar!"
"Nunca se fez tanto, em tão pouco tempo. Deixa o homem trabalhar!" Essa é a frase escrita em inúmeros adesivos colados nos carros que circulam em Vitória. Os adesivos estão falando de quem mesmo? Observa-se que o fundo da frase neste adesivo é da cor amarelo. "Num" tou entendendo? Vamos pedir ajuda aos universitários.

Cada macaco no seu galho.
É isso o que vai acontecer no Carnaval vitoriense? Visto que cada troça e bloco carnavalesco tem o apoio já fechado com algum político da cidade. Certamente, teremos um bom carnaval, o bolso tá solto, já que as eleições estão aí...

"Eu faço!"
As máquinas estavam na entrada da cidade, próximo ao trevo de Redenção, asfaltando e revitalizando a antiga BR 232 naquele trecho. Presente, o Pref. José Aglaílson (PSB) lembrando que apesar da obra ser de responsabilidade do Governo Federal e Estadual, a Prefeitura local decidiu fazer a melhoria do acesso rodoviário. Na oportunidade, teceu pesadas críticas a dois deputados estaduais residentes em Vitória.

Protesto
Os mototaxistas da cidade realizaram um concentração na Av. Mariana Amália na manhã desta terça-feira (22/01), onde logo após se dirigiram ao Palácio do Campo das Princesas, na capital pernambucana, para protestar e pedir providências quanto ao aumento abusivo dos seguros obrigatórios de motos e veículos automotores.
Frase: "A internet é, ao mesmo tempo, o maior desafio e a maior oportunidade para a construção de marcas". Alexandre Gama, publicitário brasileiro.

Da Redação: Lissandro Nascimento.

Coincidência ou premeditação?

Nosso colega Ramon Fonseca deu a dica e eu reproduzo aqui. O Blog do jornalista Renato Rovai questiona uma placa na Rodovia dos Imigrantes (SP), que traz um tucano muito parecido com o símbolo pessedebista. Deixo aqui reproduzido a foto tirada por Rovai e o símbolo do PSDB, para que vocês tirem as próprias conclusões.


by Lissandro Nascimento.

Eletrodomésticos que consomem muita energia serão tirados do mercado

A partir de setembro, os aparelhos eletrodomésticos que com alto consumo de energia terão a sua comercialização proibida no Brasil. O processo é um trabalho conjunto entre o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), fabricantes, laboratórios e outras instituições. O coordenador de Eficiência Energética do Ministério de Minas e Energia, Paulo de Tarso, disse, em entrevista ao programa Notícias da Manhã, da Rádio Nacional, que é um projeto de regulamentação de equipamentos, que tem início com a etiquetagem do Inmetro.
De acordo com o coordenador, depois que os produtos forem etiquetados, serão qualificados com selo do Programa Nacional de Consumo de Energia Elétrica (Procel), ou selo do Programa Nacional de Racionalização do Uso de Derivados de Petróleo e do Gás Natural (Conpet) – indicam aos consumidores os produtos que apresentam os melhores níveis de eficiência energética - e por último, pela Lei de Ciência Energética, que exclui do mercado produtos que não atendam requisitos mínimos de eficiência. “É um projeto bem construído com a indústria e com a sociedade”.
Paulo de Tarso lembrou a importância de o consumidor observar a classificação que o equipamento recebe, na hora de eletrodomésticos. “Isso é feito por meio da observação da Etiqueta Nacional de Conservação de Energia, que é afixada bem na frente dos equipamentos”, ele explicou. O coordenador alertou que produtos com muito tempo de uso têm o consumo 40% a 50 % superior aos equipamentos comercializados hoje. “O consumidor deve substituir os seus aparelhos antigos por um equipamento eficiente e preferencialmente que possua o selo Procel de eficiência energética”.

Reportagem: Alexandre Rogério

Proibida venda de bebida alcoólica em estradas federais

A partir do dia 1º de fevereiro será proibida a venda de bebidas alcoólicas nas rodovias federais. A determinação consta de medida provisória (MP) assinada hoje pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo a MP, fica proibida a comercialização de qualquer bebida que contenha álcool em sua composição com grau de concentração igual ou acima de 0,5º. O descumprimento da norma implicará multa de R$ 1.500,00 ao comerciante.
Em caso de reincidência, o valor da multa será dobrado e o acesso ao estabelecimento pela rodovia suspenso por um período de dois anos. Os estabelecimentos comerciais situados às margens das rodovias federais deverão fixar avisos indicando a proibição em locais de ampla visibilidade. Caso contrário, estarão sujeitos a multas de R$ 300,00. Os comerciantes têm até o dia 31 de janeiro para se adequar à nova legislação, cuja fiscalização caberá à Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Segundo o Ministério da Justiça, o ministro Tarso Genro disse que a MP representa um avanço importante no combate à violência no trânsito e à mortalidade nas estradas. "Trabalhos do Centro de Estudos de Prevenção e Reabilitação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) destacam que mais de 88% das vítimas mortais dos acidentes de trânsito apresentavam álcool no sangue", informou a nota do ministério.
De acordo com o Ministério da Justiça, a PRF reforçará a fiscalização nas estradas já na Operação Carnaval, que será lançada pelo ministro Tarso Genro no dia 31 de janeiro, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

Reportagem: Alexandre Rogério

Vera Cruz e Santa ficam no 0 x 0

Não saíram do 0 x 0 os times do Vera Cruz e do Santa Cruz, na partida válida pela terceira rodada do Campeonato Pernambucano de Futebol. O jogo foi na tarde deste domingo, no Estádio Carneirão, em nosso Município, sem destaque para nenhum dos times.
Vera Cruz e Santa não criaram boas oportunidades e deixaram os lances de mais perigo para jogadas individuais. No primeiro tempo, o goleiro tricolor Paulo Musse foi quem salvou o time, com, pelo menos, duas belas defesas. O Santa só ameaçou aos 21 minutos, com uma jogada em que Russo chutou forte e, na espalmada do goleiro Tales, Rosembrik bateu para fora.
Aos 40 minutos, Josemar perdeu uma excelente oportunidade, com uma cabeçada defendida pelo goleiro do Vera Cruz. Os times pareceram acordar para o segundo tempo, mas não conseguiram finalizar. Nildo foi um dos que não conseguiu marcar, com um chute para fora, aos 22 minutos.
Se, dentro de campo, o clima foi morno, do lado de fora, pegou fogo. As torcidas se desentenderam na saída do estádio Carneirão e foi preciso a intervenção da polícia para garantir a tranqüilidade. O próximo adversário do Santa é o Petrolina, e do Vera Cruz é o Ypiranga em Santa Cruz do Capibaribe, ambos às 20h45, da quarta-feira.

Reportagem: Alexandre Rogério.

Baixa escolaridade do Nordeste favorece “sedução” dos políticos

Segundo maior colégio eleitoral do Brasil, responsável por 26,97% do total de votos, o Nordeste possui o maior número de eleitores analfabetos do País. Dos 34,37 milhões de votantes na Região, 4,2 milhões (12,22%) se declaram analfabetos, segundo um levantamento feito pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no final de 2007. O índice é superior aos das demais regiões somados, que chega a 4,03 milhões. No Nordeste, 70,11% dos eleitores têm, no máximo, o primeiro grau incompleto. Para especialistas, o nível de escolaridade dos brasileiros que escolhem seus representantes é um fator decisivo na hora do voto. Pessoas com baixo nível educacional são mais suscetíveis à "sedução" dos políticos, podendo, inclusive, negociar seu voto em troca de atos assistencialistas ou de favores que atendam a necessidades imediatas.
Para o cientista político da Universidade de Brasília (UnB) Leonardo Barreto, o grau de instrução do eleitor tem impacto direto na escolha de seu representante. "O nível de escolaridade é um dos que mais influencia no voto, porque a educação está diretamente ligada à forma como você percebe o mundo. Ela muda percepções a respeito de escândalos e de desempenho de um político, por exemplo", explicou. O também cientista político e professor do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Ernani Carvalho, concorda que a escolaridade do eleitor tem peso significativo na hora do voto, mas acentua que esse fator não é determinante na escolha. "Teorias que tratam do voto geralmente alertam para a racionalidade do eleitor independente do seu estado sócio-econômico. Eleitores vão ter sempre escolhas baseadas no contexto de informação que eles possuem. Isso quer dizer que a escolaridade é um algo mais, mas não é determinante", colocou.
A baixa escolaridade dos eleitores nordestinos não é um fator isolado. A Região possui 34,8% dos seus habitantes na condição de pobres e 21,4%, vivendo na indigência, conforme dados de 2005 apontados na pesquisa de acompanhamento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), realizada pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), através do Núcleo de Opinião e Políticas Públicas (Neppu), e pela Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj).
Pobre e sem educação, esse cidadão está mais vulnerável a trocar seu voto por medidas assistencialistas. Classificando os números revelados pelo TSE como uma "tragédia", o ex-ministro da Educação e atual senador, Cristovam Buarque (PDT-DF), ressaltou essa relação entre escolaridade e condições sócio-econômicas do eleitor. "Essas pessoas com baixo nível de educação não têm oportunidade na vida. Elas estão condenadas à pobreza. Isso quer dizer que, na hora do voto, votam naquele que as ajudou a sair um pouco que seja da pobreza, seja dando uma camisa, seja dando dinheiro. Politicamente, isso é um desastre. O eleitor sem educação, por não ter alternativas na vida, fica vulnerável a vender seu voto por qualquer valor", afirmou.
Na hora de conquistar o voto desse eleitor, apresentam vantagem os políticos que lançam mão de políticas assistencialistas, segundo concluiu Leonardo Barreto, da UnB. "Como essas pessoas têm baixa escolaridade, normalmente, têm baixa condição de renda. Então acontece que acabam se tornando dependentes da ajuda governamental". Em 2006, os resultados das urnas atestaram essa teoria. Erguendo a bandeira da "revolução pela educação", Cristovam Buarque concorreu à Presidência da República, mas foi derrotado logo no primeiro turno. Com uma votação expressiva no Nordeste, o vencedor do pleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), preferiu apostar nos programas de transferência de renda, como o Bolsa Família, que o ajudaram a permanecer na Presidência por mais quatro anos. A fórmula utilizada pelo presidente deve servir de inspiração a muitos políticos nas próximas eleições municipais, sobretudo no Nordeste. "Acho que as eleições deste ano vão ter essa marca muito forte, voltada para o assistencialismo, porque foi a grande ferramenta que permitiu a reeleição de Lula. Os políticos assistencialistas têm forte possibilidade de serem reeleitos. Eles usam a miséria como forma de ameaça. Já o que não está no governo e está tentando entrar acaba caindo nesse discurso populista também. O resultado disso são campanhas pobres e demagogas", analisou Leonardo Barreto. O cientista político Ernani Carvalho pontuou que o assédio dos políticos ao eleitorado pobre e de baixa escolaridade nem sempre é garantia de vitória. "Isso tem que ser relativizado. Como vários políticos disputam o voto, o tiro pode sair pela culatra, pelo fato de o voto ser secreto", alertou.
Além dos políticos populistas, o eleitorado analfabeto é alvo, também, dos candidatos detentores de veículos de comunicação, como rádio e televisão, e que utilizam esses meios para promoção pessoal. "Como essas pessoas não sabem ler, são orientadas pelo rádio e pela TV. Elas se tornam facilmente manipuladas pela mídia e têm uma capacidade de crítica limitada", destacou o cientista político da UnB. Fiscalizar se há abuso ou não por parte dos candidatos que detêm veículos de comunicação é uma tarefa difícil, segundo Barreto. "Existem muitas formas de utilizar esses veículos, por isso é preciso uma vigilância grande para que ninguém se aproveite da miséria do eleitor. Ferramentas foram criadas pelo TSE, como a proibição de criação de novos programas sociais, este ano, ou de reajuste dos atuais benefícios. Ainda assim, acho que ainda estamos longe do modelo ideal para combater tudo isso", finalizou.

Reportagem: Alexandre Rogério

Denúncia da Globo afasta diretora da FUNDAC/Vitória

Tudo começou com a denúncia de Conselheiros Tutelares da cidade em relação a um jovem que desapareceu do abrigo em PACAS.Veja na íntegra as matérias divulgadas pela Rede Globo no quadro Vida Real do NE TV 1ª Edição e repercutido no NE TV 2ª Edição.

Vida Real denuncia abrigo em que adolescentes e adultos convivem juntos 17.01.2008 às 13h06m

O Vida Real desta quinta (17) mostrou uma denúncia diferente. Ao invés de problemas em comunidades, o quadro mostrou o estado de um dos três abrigos da Fundação da Criança e Adolescente (Fundac) para jovens com necessidades especiais. No lugar, adolescentes e adultos convivem lado a lado. Este fato, que por si já é um grande problema, se junta a falta de estrutura do local.
A comunidade Casa Grande, localizada no Engenho Pacas, Vitória de Santo Antão, abriga, há oito anos, jovens com deficiência mental. A conselheira tutelar Severina Léa de Oliveira denunciou que um dos moradores da casa fugiu e ninguém foi comunicado.
“È um menino de 15 anos, que mora em Machados. Ele veio para esse lugar por ordem do juiz, mas quando chegamos aqui para fazer uma visita, não o encontramos. Ninguém sabe onde ele está” protestou a conselheira.
Além do garoto de Machados, outros dois adolescentes convivem diariamente com os adultos, sem separação. “Alegam que eles têm a mesma idade mental, mas a força física é diferente” contestou Severina, lamentando, também, as condições precárias em que os jovens vivem.
“Isto é um depósito de gente. Se ninguém quiser as pessoas, mandam para o Engenho Pacas. Esta é a triste realidade” reclamou a conselheira.
A casa onde funciona o abrigo foi construída na década de 30 e, atualmente, têm 41 abrigados. Há apenas um policial fazendo a guarda de todos.

Fundac descobre pelo Vida Real que adolescente havia desaparecido
17.01.2008 às 14h26m

A diretora da área protetiva da Fundac, Raquel Correia, ficou sabendo, através do Vida Real, que havia um jovem fora da Comunidade Casa Grande. O garoto foi encaminhado para o abrigo em dezembro, mas, desde o dia 18 do mesmo mês, estava desaparecido. A diretora da Fundac, porém, só soube do ocorrido na quarta-feira (16), logo depois das gravações do Vida Real.
“Assim que ficamos sabendo do desaparecimento do garoto, entramos em contato com várias pessoas de Machados, onde ele morava, e descobrimos que ele estava com a família desde o dia que saiu do abrigo”, contou a diretora.
Segundo ela, a Casa Grande é para adultos e só recebeu o jovem porque o juiz da comarca de Machados ordenou. “O pai do adolescente queria ficar com ele, o jovem também não queria se separar da família. Mas o juiz ordenou e nós obedecemos”, contou a diretora.
“É preciso deixar claro que, diferentemente dos jovens que cumprem medida sócio-educativa, os adolescentes do Engenho Pacas não têm privação de liberdade” ressaltou Glória Ramos, promotora do Ministério Público.
“Portanto eles têm direito de ir e vir. Freqüentam escola, fazem cursos, ou seja, estão livres, o abrigo é a casa e o Estado o responsável. O rapaz tem necessidades especiais mas sabe ler e escrever e poderia muito bem pegar o ônibus de volta para casa sem que ninguém soubesse”, explicou a promotora.

Coordenadora do abrigo do Engenho Pacas é afastada do cargo
17.01.2008 às 15h17m

A coordenadora do abrigo Comunidade Casa Grande, Adelaine Antunes, foi afastada do cargo na tarde desta quarta-feira (16) logo após gravação do Vida Real. A diretora da Fundac, Raquel Correia, afirmou que a medida foi tomada para que o caso seja apurado adequadamente.
“Não podemos afirmar de quem é a culpa, por exemplo, do jovem ter voltado para casa. Mas é certo que a coordenadora da Casa Grande deveria ter nos comunicado e ela não fez isso” condenou Raquel.
A promotora do Ministério Público, Glória Ramos, explica que somente após a sindicância o Ministério terá uma resposta concreta. “Posso garantir de antemão que a Fundac não tem culpa, pois não é responsabilidade do órgão avisar ao juiz o desaparecimento do jovem e sim da coordenadora do abrigo” contou.
Adelaine Antunes perdeu o cargo, mas ainda é vinculada ao estado.

Representante da Fundac se defende atacando
17.01.2008 às 15h58m

A diretora da área protetiva da Fundac, Raquel Correia, defendeu a instituição atacando as prefeituras, ao vivo no Vida Real desta quinta (17). Segundo ela, boa parte dos problemas do abrigo Casa Grande poderiam ser resolvidos se estas instâncias cumprissem suas obrigações.
De acordo com ela, as 41 pessoas que moram no Engenho Pacas estão lá porque os municípios não assumem uma responsabilidade que é deles. “Em dezembro de 2006 o governo federal determinou a municipalização dos abrigos, medida que apenas reforçou o que dizia o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) há 17 anos, mas até agora, poucas cidades se mobilizaram” denunciou.
“Antes de vocês mostrarem os problemas da Casa Grande havíamos planejado retirar o abrigo daquela região. Até recebemos a verba, mas nenhuma cidade da Região Metropolitana quer receber a unidade” lamentou.
“Enquanto os municípios continuarem omissos, ficaremos nessa situação. Atualmente temos três abrigos para jovens com necessidades especiais. São 107 pessoas assistidas, 97 delas maiores de 18 anos”, contou. Sobre o fato de adolescentes e adultos conviverem no mesmo espaço, Raquel foi categórica: “Não temos escolha. Essas pessoas, hoje adultos, entram aqui crianças. Não temos para onde mandá-las. Não podemos simplesmente jogá-las na rua” afirmou.
O projeto de construção de um novo abrigo deve começar, segundo a diretora, ainda no primeiro semestre de 2008.


Publicado 18 de dezembro de 2007
INFODIVERSIDADE.COM

Fonte: pe360graus.com

Estrutura para Carnaval foi tema da VOZ DA VITÓRIA desta sexta



A estrutura para o Carnaval 2008 foi o tema da Mesa Redonda desta sexta-feira (18/01) no programa A VOZ DA VITORIA pela Tabocas FM (98.5). Contou-se com a participação de representantes de troças e blocos tradicionais, como OS MONGES, O BLOCO DA SAUDADE e o GEREBA, representado por Leonardo Andrade. Estiveram também presentes os representantes do 21º BPM Monte das Tabocas (Polícia Militar), responsável pela segurança durante o carnaval vitoriense. Foram convidados ainda os representantes da Vigilância Sanitária Municipal (que não confirmou participação), e do Departamento de Trânsito da Prefeitura Municipal da Vitória. Porém, o Depto. de Trânsito alegou que por motivos de força maior não poderia está presente, mas afirmou por telefone que as providências para o Carnaval 2008 já estão sendo tomadas, adiantando que a EMTU ficara encarregada de executar a sinalização de tráfego da cidade. Outro convidado foi o Conselho Tutelar que não confirmou participação.
O bloco carnavalesco “OS MONGES EM FOLIA” foi representado pelo Sr. Rivaldo, pelo qual afirmou que haverá algumas surpresas para o desfile desse ano. Já “O BLOCO DA SAUDADE”, representado na pessoa de seu diretor Cristiano Pilako, afirmou entusiasmado o sucesso de vendas que vem sendo o bloco nos últimos anos e que neste ano não está sendo diferente. Pilako lamentou o descaso que a cidade vem sofrendo quando se trata de estrutura para o carnaval, segundo ele, os órgãos municipais envolvidos neste evento não estão dando a devida importância nem o devido investimento a festa, alertou por sua vez para o perigo de acidentes por conta da manutenção do trajeto dos trios elétricos, considerando risco de um trio subir pela Rua Imperial, na altura da praça Duque de Caxias. Salientando lamentar que a mudança de percurso proposta pela ABTV e ACTV não tenha sido aproveitada pela PMV.
Segundo Pilako lembrou, ele apresentou um tipo de plano “B”, para o atual trajeto, que hoje em dia toda a festa pode ficar comprometida se um trio ou carro alegórico quebrar durante o percurso.
Na oportunidade, todos responderam perguntas dos ouvintes, os representantes do 21ª BPM - o Major Petrônio e o Capitão Noberto ressaltaram que a segurança pública é obrigação de todos e que portanto, a Polícia Militar estará sempre atenta fazendo sua parte, contribuindo para que tudo ocorra de forma pacífica e ordeira.

Alguns ouvintes se mostraram preocupados, já que a cidade não está preparada para receber turistas, fotos abaixo podem comprovar um dos focos dessa ausência de estrutura:













Apresentação: Lissandro Nascimento.
Colaborou: Vandson Cássio.