Confirmado ! Deputada Ana Arraes não poderá ser a candidata apoiada pelo Prefeito


Ainda ronda na cidade alguns boatos sobre uma possível pré-candidatura da Depuata Ana Arraes, para o cargo executivo de Vitória, mas como havíamos prometido verificamos sobre a possiblidade da Deputada não poder ser a candidata com o apoio do atual prefeito, vejam logo abaixo o porque :


O que é a inelegibilidade decorrente de parentesco?


É uma espécie de inelegibilidade para evitar o abuso de poder. Evita-se o uso indevido do prestígio e dos poderes do cargo de forma a impedir, ou, pelo menos, dificultar, a consolidação do poder político em mãos de famílias de políticos, combatendo, assim, as chamadas oligarquias. Nesta espécie de inelegibilidade, enquadram-se o cônjuge e os parentes consangüíneos ou afins até o segundo grau, ou por adoção, do Presidente da República, do Governador do Estado ou Território, do Distrito Federal e do Prefeito. Ocorre somente no território de jurisdição do titular.


Qual é o território de jurisdição do titular?
No caso de o titular ser o Presidente da República será todo o território nacional, se for Governador de Estado, será o território daquele Estado e no caso de Prefeito, será o território do seu Município.



Tabela


Titular: Presidente da República

Jurisdição: Território nacional

Inelegibilidade: A inelegibilidade é absoluta: o cônjuge e os parentes são inelegíveis para qualquer cargo no território nacional.


Titular: Governador

Jurisdição: Estado

Inelegibilidade: O cônjuge e os parentes são inelegíveis para o cargo de Governador, Vice-governador, Senador, Deputado Federal e Deputado Estadual no Estado de jurisdição do titular, e, para Prefeito, Vice-prefeito e Vereador em todos os Municípios deste Estado.


Titular: Prefeito

Jurisdição: Município

Inelegibilidade: O cônjuge e os parentes são inelegíveis para o cargo de Prefeito, Vice-prefeito e Vereador no Município de jurisdição do titular.


Quais são os parentes por consangüinidade ou adoção inelegíveis?
Os parentes por consangüinidade são aqueles ligados ao titular por um tronco comum. Essa vinculação estabelece-se na linha reta, ascendente e descendente, e na linha colateral. São os pais e filhos (1° grau), avós, netos e irmãos (2° grau). (A Deputada é mãe do atual governador Eduardo Campos, sendo assim possuem um parentesco de 1º grau).


Fonte: Política Voz.com.br


Fica então colocado um fim nestes boatos que rondavam as ruas de Vitória, mas fica uma pergunta no ar, quem será o candidato apoiado por José Aglaílson ?, lembrando que mesmo sem ser candidato, o atual prefeito aparece bem colocado nas pesquisas de opinião. Aparentemente após esta confirmação da impossibilidade da pré-candidatura da Ana Arraes, o nome do Deputado Henrique Queiroz ganha força para ter o apoio do prefeito de Vitória.







0 comentários:

Postar um comentário

Aproveite este espaço com responsabilidade e exerça seu papel de cidadão .