Leia a carta de Pirituba para os vereadores da Vitória

Repassamos com exclusividade para os nossos internautas, a carta que os moradores da comunidade de Pirituba repassaram para a os vereadores da Vitória,na sessão histórica que aconteceu no dia 22 de maio naquela localidade, nesta carta estão detalhados todos os problemas do Distrito que possui uma população de quase 6 mil pessoas.

CARTA DE PIRITUBA-DOCUMENTO II

22 de maio de 2007



Senhores vereadores do município da Vitória de Santo Anta – Pernambuco, e todas as pessoas presentes, Saudações!

Por ocasião desta histórica sessão da câmara de vereadores da Vitória de Santo Antão – Casa Diogo de Braga – que se realiza pela primeira vez na comunidade de Pirituba, queremos por meio desta, agradecer a presença dos senhores vereadores em nosso meio, e apresentar-lhes uma breve radiografia da atual realidade social, econômica, cultural e humana de nossa região, bem como, apresentar propostas e sugestões de investimentos em políticas públicas que venham contribuir com a solução dos vários problemas de ordem estrutural do lugar, e com o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida dos moradores da região do 2º distrito de Pirituba.

Historicamente Pirituba não tem sido contemplada como devia por parte do poder publico municipal, nem recebido à devida atenção que merece com relação a investimentos e implementação de infra-estrutura, que venha promover o bem estar da comunidade e o desenvolvimento sócio econômico da região.

A região rural do 2º distrito de Pirituba conta atualmente com cerca de 26 comunidades rurais (Caiçara II, Jardim Brasil, Chá de Serraria, Lagoa dos Cabaços, Cipoal, Ameixeiras, Pandeiro, Valado, Jenipapo, Serraria, Gameleira, Pinga Fogo, Várzea Grande, Chã do Paiva, Mosquito, Lagoa de Pedra, Água Branca, Terra Preta, Lagoa Queimada, Munguba, Grotão, Oiteiro Grande, Sítio Campos, Pitombeiras, Campina Nova e a sede do distrito de Pirituba), e com uma população estimada em mais de 6.000 habitantes.

Essas comunidades são formadas em sua maioria por pequenos proprietários, trabalhadores e trabalhadoras rurais, pequenos comerciantes, trabalhadores diaristas, proprietários de fazendas, sítios, chácaras, motoristas, moto-taxistas, professores, estudantes, alguns poucos servidores públicos, etc.

A atividade econômica é a pecuária e agricultura, onde se produz: milho, feijão, mandioca para a produção de farinha e massa, macaxeira, coco verde e seco, batata-doce, inhame, frutas e verduras em geral, criação de bovino, suínos, e outros pequenos animais, etc. O que é produzido é transportado e vendido em sua maior parte em Vitória de Santo Antão e em Recife. O transporte (escoamento) dessa produção é realizado em caminhões, caminhonetes, ônibus e em animais (cavalos e jumentos).

O povo em sua grande maioria é pobre, e excluído das possibilidades de inovações tecnológicas modernas e educação escolar de boa qualidade.

O desemprego é um dos grandes problemas, atingindo especialmente os jovens, causando um grande fluxo migratório desses jovens, para grandes centros urbanos como: São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, etc.

Alguns moradores por sua vez, de forma consciente e organizada, tiveram um papel extremamente importante nas conquistas sociais que hoje beneficiam a comunidade tais como: escola de primeiro grau; transporte escolar; posto de correio, centro comunitário; luz elétrica, e a conquista mais importante: o asfaltamento da estrada de acesso Vitória de Santo Antão/Pirituba/Ladeira Vermelha, depois de 20 anos de muita luta, garra e perseverança.

Todavia, apesar dessas importantes conquistas, existem ainda muitas necessidades que carecem de ações e investimentos estruturais importantes tais como:

a) Melhoramento do abastecimento da água encanada para os moradores: construção ou ampliação da caixa d’ água, uma vez que com o aumento da população a atual estrutura não comporta o volume de água necessário para o abastecimento da população.

b) Construção e ampliação do esgotamento sanitário da vila, pois em várias ruas o esgoto corre a céu aberto, uma vez que em muitas casas não há fossas sanitárias. O que tem causado graves problemas para a população como: propagação de insetos, mosquitos e ratos, e até contaminação da água como já ocorreu, colocando em risco a saúde e a qualidade de vida da comunidade;

c) Investimento na segurança pública como: policiamento permanente com viatura disponível e infra-estrutura adequada para os policiais em serviço.

d) Implantação de um projeto urbanístico para a vila, especialmente a organização das novas casas que estão sendo construídas.

e) Construção de um ginásio poli esportivo para o lazer e a realização de eventos festivos da comunidade;

f) Construção de um mercado público;

g) Implantação de uma antena que possa melhorar os serviços de telefonia celular na região;

h) Implantação de uma escola profissionalizante;

i) Registrar oficialmente os nomes das ruas da vila;

j) Melhoria da infra-estrutura das escolas públicas da região;

k) Construção de calçamento nas ruas em que ainda não há;

l) Construção de um parque com área de lazer e pista de caminhada;

m) Melhoria e conservação das estradas de acesso às comunidades rurais e implantação de telefones públicos nas comunidades onde não existe.

Todavia, frente aos inúmeros problemas enfrentados pela população local, gostaríamos que os senhores vereadores assumissem nesse momento a diante de toda comunidade aqui presente o compromisso de ainda nessa legislatura, resolver de imediato esses quatro problemas que enumeramos como prioridades:

· Melhoramento do abastecimento da água encanada;

· Construção e ampliação do esgotamento sanitário da vila.

· Segurança pública: policiamento permanente com viatura disponível e infra-estrutura adequada para os policiais.

· Implantação de um projeto urbanístico para a vila.

· Construção de um ginásio poli esportivo para o lazer e a realização de eventos festivos da comunidade e ainda: intervir junto ao Sr. Rubão, DER e governo do estado para que a entrada oficial do asfalto da estrada de acesso Vitória/PIRITUBA permaneça no local já definido pela GEO-SISTEMAS, e que consta no projeto oficial do asfaltamento.

Certos de contarmos de fato com o vosso apoio e solidariedade, nos despedimos com votos de sucesso e realizações.

Atenciosamente pela comunidade local.

José Antônio de Souza

Presidente da Associação de Moradores de Pirituba

Sebastião Pereira da Silva Filho

Coordenador do Projeto Pró-Asfalto


2º Distrito de Pirituba – Vitória de Santo Antão, 22 de maio de 2007

0 comentários:

Postar um comentário

Aproveite este espaço com responsabilidade e exerça seu papel de cidadão .