Jane Povão vence pela 2ª vez

Com 67,42% dos votos válidos, Cleidijane Sudário, a Jane Povão (PR), foi eleita, ontem, para governar o município de Pombos (Mata Norte). Ela obteve 9.471 votos contra 4.577 (32,58%) do adversário Carlos Alberto Correia (PTB). A republicana é a única entre os candidatos eleitos no pleito de outubro com mais de 50% dos votos, e impedidos de assumir pela Justiça Eleitoral, que teve o direito de se candidatar novamente na eleição extra. Isso porque a chapa apresentada por ela em 2008 foi condenada não por culpa dela, mas de seu vice, Patrício Magalhães (PV), que não havia se desincompatibilizado da função pública que exercia. Para esse novo pleito, Jane apresentou outra vice, Adejane Silva, a Jane Meu Fi (DEM). No ano passado, Povão foi vitoriosa com 52,33% dos votos válidos.
O crescimento nas urnas na votação de ontem já era esperado por Jane, porque quando ela foi banida pela Justiça Eleitoral, houve várias manifestações de rua em seu favor. Esperava-se, inclusive, uma situação de acirramento maior nessa segunda ida às urnas, o que não aconteceu. O coronel da Polícia Militar, Romero Ribeiro, informou que, prevendo maiores atritos, foi solicitado um reforço extra de 17 policiais, além dos 77 determinados com antecedência. Ribeiro, no entanto, deparou-se com um inesperado clima de tranquilidade. “Eu não vi vermelho (cor do adversário) aqui. Essa eleição está praticamente definida por isso a tranquilidade”, declarou o coronel durante a tarde.
A única ocorrência registrada foi a prisão de cerca de 50 eleitores que, segundo Ribeiro, eram “do azul”. A detenção do grupo foi motivada por transporte irregular de eleitores, delito enquadrado no artigo 302 do código eleitoral, cuja penalidade deve recair sobre a pessoa que promoveu o deslocamento, podendo ser o proprietário do veículo ou quem ordenou a condução. Os eleitores foram advertidos e liberados às 12h, mas os condutores permaneceram detidos para que se apurasse o responsável pelo transporte. Apesar disso, o juiz eleitoral da 102ª Zona, que abarca Pombos, considerou o pleito tranquilo.
Jane Povão chegou a chorar quando soube do incidente com “seus eleitores”, como ela definiu, confirmando a informação do coronel da PM. O choro de tristeza, porém, foi pouco depois substituído por lágrimas de alegria. Ao aparecer, na varanda da casa da nora, onde passou o dia, ela foi ovacionada pela multidão vestida de azul que a aguardava na rua sob gritos de guerra como: “De leste oeste de Norte a Sul, a moda agora é a onda azul”. O locutor que conduzia a divulgação da apuração dos votos, chegou a classificar Povão como a “Barack Obama pombense”, enquanto eleitores derramavam-se em lágrimas embaixo da sacada. A comemoração continuou na Praça de Eventos da Cidade com direito a trio elétrico até as 23h.

Fonte: FolhaPE

0 comentários:

Postar um comentário

Aproveite este espaço com responsabilidade e exerça seu papel de cidadão .