Em Pombos, quase metade dos 26 mil habitantes moram na zona rural. O presidente da Câmara de Vereadores assumiu interinamente o comando da prefeitura desde que a eleição foi impugnada e formou uma equipe pra cuidar das emergências durante a transição.
A candidata Jane Povão havia vencido as eleições inicialmente, mas a impugnação aconteceu porque o candidato a vice Patricio Magalhães teve registro cassado por não ter deixado o cargo anterior de presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários. Jane Povão vai concorrer novamente, com Jane de Fii como vice. O outro candidato é Dr. Carlos, com a vice Dra. Ana Paula.
São 16.800 eleitores que vão votar em 62 sessões. "A população é ordeira e pacífica, mas de qualquer forma estaremos sempre atentos, junto com a Polícia Militar, teremos reforço para garantir que os eleitores escolham livremente quem será seu prefeito", diz o juiz eleitoral Breno Duarte.
Em Caetés, mais de 17 mil eleitores vão às urnas para escolher entre dois candidatos quem será o prefeito da cidade. O município de 26 mil habitantes está sendo administrado interinamente por Armando Duarte de Almeida, do PTB, presidente da Câmara dos Vereadores.
José Luiz de Sá Sampaio, do PSB, teve o registro de candidatura cassado por ter sido vice-prefeito em dois mandatos anteriores, quando o pai dele era prefeito José de Sá Sampaio, o que não é permitido porque configura mais de dois mandatos nas mãos de uma mesma família. "Como ele teve mais de 50% dos votos, vai ter eleição popular e não eleição pela Câmara dos Vereadores", diz o juiz eleitoral Augusto Angelim. Os candidatos são Aécio Noronha, do PSB, e Lindolfo Almeida de Melo, do PSDB. A Polícia Militar já reforçou o policiamento na cidade desde a última terça-feira.
Lagoa Grande, conhecida pelo cultivo de uvas e produção de vinho, também montou um esquema de reforço policial para garantir a segurança no dia da votação. Lá, o prefeito Jorge Gaziera não pode assumir o cargo porque, mesmo reeleito com 53% dos votos, as contas de 1997 a 2004, sua gestão anterior, foram rejeitadas pelo Tribunal de Contas.
De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), já está tudo pronto para a eleição de domingo. Ao todo, 608 mesários, sendo 188 em Caetés, 212 em Lagoa Grande e 208 em Pombos, estarão trabalhando neste domingo, além dos funcionários dos cartórios eleitorais nos municípios. A expectativa do tribunal é que o resultado oficial da eleição seja conhecido entre as 21h e 22h do domingo.
Para esta eleição, a Justiça Eleitoral teve uma preocupação a mais que foi reforçar a segurança dos eleitores e dos candidatos no dia da votação. Para isso, foi solicitado um reforço no efetivo de policiais militares que vão trabalhar na segurança dos cidadãos nos três municípios.
O reforço da segurança vem após um caso de agressão, supostamente por motivos políticos, ter ocorrido em Pombos. Um ex-candidato a vereador que apoia a candidata à prefeita Jane do Povão (PR) foi surpreendido por homens em sua própria casa, que dispararam sete tiros contra ele. O caso está sendo apurado pela delegacia de Pombos.
O corregedor eleitoral do TRE, desembargador Silvio Romero, admite que o ocorrido deixou em alerta as autoridades eleitorais para que a eleição transcorresse com tranquilidade e sem registros de violência.
“Os motivos dessas agressões ainda estão sendo apurados. Mas, o que sabemos, é que os ânimos ficam exaltados no dia da eleição, sobretudo quando estão envolvidas pessoas que não querem perder seu emprego público, o que acaba resultando em confusão. Mas já foi determinado o reforço do policiamento e acredito que o que passou em Pombos, que nos fez aumentar a preocupação, não vai se repetir em nenhuma cidade. Nossa expectativa é que esta será uma eleição tranquila”, declarou.
Fonte: pe360graus
0 comentários:
Postar um comentário
Aproveite este espaço com responsabilidade e exerça seu papel de cidadão .