Garanhuns sedia encontro para construção da política estadual de inclusão da pessoa com deficiência


Será realizado nesta quarta-feira (24) no município de Garanhuns o segundo encontro regional para construção da política pernambucana de inclusão da pessoa com deficiência. O evento acontece das 8h às 17h, no Sesc (Serviço Social do Comércio), na Rua Manoel Clemente, 161, Centro, e reúne representantes governamentais e da sociedade civil dos municípios de Lajedo, Saloá, Correntes, Angelim e São João. A iniciativa é do Coned (Conselho Estadual de Defesa da Pessoa com Deficiência de Pernambuco), que espera até o final de maio deste ano entregar o plano pronto ao Governador do Estado para ser transformado em projeto de lei.

O primeiro município a sediar as discussões foi Caruaru, em janeiro deste ano, reunindo cerca de 60 pessoas. Mas a minuta da política estadual produzida pela SEAD (Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência) ainda será levada para conhecimento e discussão com o segmento nos municípios de Rio Formoso, Nazaré da Mata, Petrolina, Salgueiro e Recife. Para os encontros são convidados os conselhos municipais das cidades-sede e circunvizinhas, assim como os representantes de entidades e os secretários municipais de Saúde, Educação e Assistência Social.

Durante as reuniões, onde estão presentes o presidente do Coned e do Sead, é apresentada a minuta da política, e em seguida os participantes se dividem em quatro grupos temáticos: saúde; educação; assistência social; além de lazer, esporte e cultura. Todas as alterações e acréscimos sugeridos em cada encontro regional estão sendo compilados para serem analisados pela comissão de políticas públicas do Coned. Logo após esta fase, serão levados ao pleno do conselho para aprovação.

Para enviar qualquer comentário ou sugestão à minuta da política estadual de inclusão, basta enviar e-mail ao Coned conedpe@yahoo.com.br


Fonte: Núcleo Diversidade

0 comentários:

Postar um comentário

Aproveite este espaço com responsabilidade e exerça seu papel de cidadão .