Lula diz que ´não há pressão que suba com a pesquisa de hoje´


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva demonstrou satisfação nesta segunda-feira (1º) com o resultado da pesquisa CNT/Sensus divulgado pela manhã durante, que mostrou um aumento em sua popularidade. “Não sou de falar de pesquisa, mas não há pressão que consiga subir com a pesquisa de hoje [segunda-feira], que mostra que as pessoas estão compreendendo o que está acontecendo”, disse o presidente, durante discurso na cerimônia em Brasília que comemorava a inauguração de 78 novas escolas técnicas federais no país.

Segundo o levantamento, Lula viu sua aprovação pessoal subir de 78,9% para 81,7%. Os números mostraram também uma melhoria na avaliação do governo, que subiu de 70% para 71,4%. O presidente também disse ter ficado contente com o crescimento das intenções de voto à ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, na pesquisa. Ela éapontada como pré-candidata do PT à sucessão de Lula.

Segundo a pesquisa CNT/Sensus divulgada nesta segunda, a ministra aparece pela primeira vez à frente do governador de São Paulo, José Serra (PSDB), nas respostas espontâneas sobre as eleições presidenciais, embora dentro da margem de erro. Nesse tipo de levantamento, não é apresentada nenhuma lista de nomes ao entrevistado. O presidente Lula –que não pode se candidatar– registra 18,7% da preferência do eleitorado. Logo depois, pela primeira vez, vem Dilma, com 9,5%, seguida de Serra, com 9,3%.

Bem-humorado, Lula disse ainda que iria discursar para evitar comentários sobre sua saúde. “Eu não ia falar, mas fiquei com medo que amanhã dissessem que eu não tinha discursado porque passei mal”, disse arrancando risos da plateia.

Escolas

Lula inaugurou simultaneamente 78 novas escolas técnicas federais. Contudo, segundo o Ministério da Educação, 32 delas já estão em funcionamento desde o ano passado. Segundo o governo, essas 78 unidades exigiram investimentos de R$ 175 milhões em infraestrutura e poderão atender quase 100 mil alunos quando estiverem com sua capacidade plena.

Pelos cálculos do governo, desde 2003 já foram inauguradas 141 novas escolas técnicas. O objetivo do Ministério da Educação é concluir a construção de outras 99 unidades até o final de 2010.

“Acho que nós encontramos um caminho. Aqui, sem falsa modéstia, espero que eu seja paradigma para quem vier depois de mim. Ou seja, quem vier depois não pode fazer pior que eu”, discursou Lula sobre a educação.



Fonte: G1

0 comentários:

Postar um comentário

Aproveite este espaço com responsabilidade e exerça seu papel de cidadão .