SES e Apevisa lançam ação de combate ao "chumbinho"

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) e a Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa) promovem, nos dias 06 e 07 de maio, o seminário "O comércio e uso do chumbinho e os danos para a saúde pública". Durante o encontro, serão apresentadas ações de combate à venda do produto que não tem registro na Anvisa e vem sendo usado ilegalmente como raticida. O evento acontece no Teatro do Brum, no Centro de Convenções de Pernambuco, e será aberto pelo secretário estadual de Saúde, Jorge Gomes.
Em 2007, foram registradas pelo Centro de Assistência Toxicológica de Pernambuco (Ceatox/PE) 41 mortes de pacientes que deram entrada no Hospital da Restauração (HR) depois de intoxicados por "chumbinho". O número é quase três vezes maior que o de 2006, quando ocorreram 16 mortes. De acordo com a Apevisa, o "chumbinho" trata-se, geralmente, de um produto químico chamado carbamato, um agrotóxico de uso na agricultura altamente tóxico e de comercialização restrita.
Das 41 mortes de 2007, 40 tiveram como circunstância a tentativa de suicídio e somente uma morte foi causada por ingestão acidental do produto.
O encontro tem apoio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária e é realizado em parceria com a Secretaria de Defesa Social (SDS), a Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro/PE) e o Fórum Pernambucano de Agrotóxicos. As inscrições para o seminário são gratuitas e abertas ao público.
Reportagem: Alexandre Rogério

0 comentários:

Postar um comentário

Aproveite este espaço com responsabilidade e exerça seu papel de cidadão .