Coluna de Edvaldo Bione- ABORTO CRIME OU UM CASO DE SAÚDE PUBLICA




Os assuntos que são discutidos em Brasília dizem respeito a um mundo completamente diferente do nosso. Num momento de lucidez ministerial Dr.Temporão (o da saúde) levantou uma questão de saúde publica :o aborto . Num País onde a separação entre o estado e a igreja se deu , na constituição de 1891, a primeira da republica , os políticos brasileiros tem dificuldade de assumir que somos um estado laico,pois sofrem pressão impositiva e muitas vezes sem fundamento de grupos religiosos ortodoxos . Todos os anos aproximadamente três milhões de mulheres realizam abortos em condições precárias e clandestinas, o que as levam inúmeras vezes á morte . Em hipóteses menos desfavoráveis infecções , esterilidades e outras seqüelas graves que as acompanharão para o resta da vida . As políticas publicas de acompanhamento da mulher, os muitos projetos de controle familiar tem sido impotentes na sua abrangência, apenas minimizando o problema . Faremos a seguir algumas observações para reflexão:


1-Apesar da importância do tema, o aborto nunca foi discutido como problema de saúde publica nos programas de governo de candidatos de qualquer coloração ideológica , é preciso mais que coragem para repercutir o assunto . Nos hospitais públicos ou credenciados pelo sistema único de saúde as informações, sobre curetagens uterinas são insuficientes, no que diz respeito a abortamentos espontâneos ou provocados . Sabe-se apenas que a maioria das curetagens pós abortamento são realizadas de forma que não satisfazem as mínimas condições de higiene. Um percentual também desconhecido de abortamentos procura as clinicas privadas comprando o silencio dos que não são inocentes .


2-A igreja católica que congrega mais de setenta por cento dos brasileiros ignora que estamos no século XXI, e se posiciona contra o uso da camisinha e anticonceptivos.Pela influencia que exerce no pais poderia contribuir para a diminuição de doenças sexualmente transmissíveis como a AIDS, e também contribuir para a diminuição da gravidez de adolescentes pobres e desinformadas deste imenso país .


3-Temos hoje as melhores estatísticas em números de transplantes de órgãos , competindo sem desvantagens com os países mais desenvolvidos do mundo .A maioria dos transplante é realizada após a retirada dos órgãos de pessoas com diagnostico de morte cerebral nas emergências e UT Is dos hospitais .


Morte cerebral é hoje incontestavelmente a senha que libera os transplantes de órgãos como o coração , fígado,pâncreas , que não podem ser retirados do corpo na ausência do coração batendo, pois não resistem a falta prolongada do oxigênio . Se a ausência da vida no sistema nervoso significa morte do paciente ,a falta do sistema nervoso do feto até a décima segunda semana ,pode significar que ainda não há vida naquele corpo ,com esse raciocínio o aborto antes da décima segunda semana de ¨VIDA¨intrauterina pode ser realizado. 4-A lei permite o aborto quando a gravidez é produzida por um ato violento contra a mulher,o estupro.A vida em gestação paga pelo crime cometido pelo pai,a luz da racionalidade não é culpado portanto paga com a vida , por um erro que nem é seu.Uma injustiça sem tamanho um crime que não è em legitima defesa mais a lei permite .


Quero encerrar esta reflexão com uma afirmação : Sou CONTRA o aborto e sou a FAVOR da descriminalização .Pode parecer a alguns uma posição ambígua, mas não é .O álcool é uma droga descriminalizada , não sou contra, mas não bebo.
A Coluna de Edvaldo Bione, está no Blog da Política Vitoriense, toda quarta-feira

0 comentários:

Postar um comentário

Aproveite este espaço com responsabilidade e exerça seu papel de cidadão .