Coluna de Geraldo Enfermeiro - Reforma política sim, ditadura não


Acabou por ser adiada novamente a votação da inclusão da Lista Fechada ou Mista no projeto de Reforma Política em tramite pelo Congresso Nacional, por falta de entendimento entre os congressistas.
A Lista Fechada se for aprovada como está sendo proposta vai alterar todo o processo de escolha dos candidatos como é feito atualmente diretamente pelo eleitor. Aos Partidos políticos e não ao eleitor estaria sendo dado o poder de escolher quem seria o candidato eleito. É muito poder para os dirigentes de partido que teriam na mão a indicação de quem seriam os candidatos a ocuparem o topo da lista. O pior de tudo é que estão atrelando o financiamento público das campanhas a aprovação dessa Emenda.
Só favorável as mudanças da forma atual de funcionamento da política brasileira, mas sou radicalmente contra qualquer Projeto de Lei ou Emenda que retire da mãos do eleitor de escolher diretamente seu candidato, isso seria um retrocesso na já consolidada democracia desse país. Seria uma Ditadura Partidária, não muito diferente da que esse país viveu nos Anos de Chumbo. Digo isso na condição de que em qualquer partido político da minha cidade que eu ingresse, pelo meu histórico, ocuparia o topo da lista. Por isso não falo em causa própria, falo em defesa da democracia que foi um direito conquistado pelo povo brasileiro a duras penas.
A coluna de Geraldo Enfermeiro está no Blog da Política Vitoriense todo domingo

0 comentários:

Postar um comentário

Aproveite este espaço com responsabilidade e exerça seu papel de cidadão .