Fazenda interdita 21 postos na RMR por venda de álcool sem nota fiscal

A Secretaria da Fazenda Estadual interditou 21 postos de combustíveis na Região Metropolitana do Recife (RMR), na manhã desta segunda-feira (30). A ação foi o resultado de uma operação para combater uma irregularidade que pode trazer muitos prejuízos: a venda de álcool sem nota fiscal.
Um posto na avenida Beberibe teve todas as bombas interditadas. De acordo com os fiscais da Secretaria da Fazenda, no fim de semana, foram recebidos três mil litros de álcool sem nota no local. Para cada litro vendido irregularmente, deixam de ser arrecadados R$ 0,40, em média, de Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
Os fiscais visitaram 36 postos na RMR, dos quais 21 foram interditados. Dos 21, oito foram fechados parcialmente porque estavam com bombas sem lacre ou com lacre rompido. Os outros13 foram fechados totalmente porque estavam vendendo combustível sem recolher imposto. Em todos os postos, foram recolhidos 80 mil litros de álcool sem nota.
O gerente de combustíveis da Secretaria da Fazenda, Daniel Moura, explicou que tudo vem de 30 usinas de Pernambuco que abastecem os postos. Para que o funcionamento seja retomado, é preciso pagar o imposto mais multa de 200% sobre o valor da dívida.
"Esse combustível pode estar adulterado, uma vez que ele é comprado sem nota, não há nenhuma comprovação da sua origem, muitas vezes ele é misturado com água ou qualquer outro tipo de produto, causando danos terríveis ao motor dos carros. O Estado deixa de arrecadar o ICMS e nesses 80 mil litros apreendidos no fim de semana equivaleria a R$ 32 mil em imposto, que seriam investidos na saúde, no policiamento, na infra-estrutura do Estado", disse Moura.
Pela estimativa dos fiscais, 60 milhões de litros de álcool são sonegados, em Pernambuco, por ano. "A gente ainda está levantando esse combustível apreendido e fazendo a análise química desse combustível porque um problema leva a outro. Se a gente detectar que o combustível está adulterado, maior motivo para que ele (o posto) fique fechado por mais tempo e a gente certa com todo o instrumento jurídico para que esse posto continue fechado pelo maior tempo possível", explica Moura.

PREVENÇÃO

O gerente de combustíveis da Secretaria da Fazenda orienta os consumidores sobre como perceber que alguma coisa está errada. “Primeira coisa, pede a nota fiscal. Se ele não te fornecer a nota fiscal, alguma coisa está errada. Segundo, preste atenção no preço. Se tiver uma grande variação no preço não abastece no combustível mais barato, porque certamente ele vai está 'batizado', que quer dizer que ele está com uma mistura mais de solvente, de água e a qualidade é péssima. A outra situação é quando for abastecer o carro num posto e ao sair ele começa a falhar e dar problema tem alguma coisa errada com o combustível.”
A Secretaria da Fazenda tem um número para receber denúncias de postos de combustíveis que funcionam irregularmente: 0800 2851244. Dos 21 postos interditados, dez ficam no Recife, quatro em Paulista, dois em Olinda e cinco em Jaboatão.


Fonte: pe360graus

Polícia Federal quer localizar laboratórios de produção de crack

Localizar os laboratórios onde a pasta base de cocaína é transformada em crack é uma das maiores preocupações da Polícia Federal (PF), revela o assessor de comunicação Giovani Santoro. No último sábado (28), três pessoas foram presas, em Pernambuco, com crack e cocaína. O homem detido com cocaína não revelou onde a pasta base seria processada.

“Nós estamos intensificando nossas investigações visando localizar esses laboratóprios quie fazem a transformação da pasta base de cocaína em crack”, disse o assessor. “É uma tarefa difícil porque qualquer lugar pode ser um laboratório clandestino em potencial, desde um apartamento a uma fazenda fora da cidade”.

As prisões aconteceram praticamente no mesmo horário, por volta das 23h. Duas na BR-101 Sul, próximo à cidade de Palmares, e a outra no Aeroporto dos Guararapes. Sérgio Remo da Silva Carneiro, 38 anos, e Elisangela Lucia de Lira, 30 anos, foram abordados na estrada, depois de serem seguidos pelos policiais federais, durante mais de uma hora.

Sérgio Carneiro dirigia o carro. Ele e a mulher vinham de São Paulo trazendo a droga, em um total de dez quilos e 200 gramas de crack, que estavam escondidos em uma das portas traseiras do veículo. De acordo com a Polícia Federal, o material seria distribuído na Região Metropolitana do Recife.

O outro suspeito, Homero Batista da Costa, de 45 anos, foi preso quando desembarcava no Recife na noite do sábado, num voo procedente do Acre. Os agentes desconfiaram do nervosismo do passageiro. Homero da Costa trazia, por baixo da roupa e amarrados ao corpo, três embalagens de pasta base de cocaína, em um total de 2,1 quilos da droga.

No depoimento à Polícia Federal, ele disse que a droga, adquirida na Bolívia, seria repassada a traficantes no Recife, que iriam transformá-la em 26 mil pedras de crack. O suspeito pode pegar entre cinco e 20 anos de prisão.


Fonte: pe360graus

59 anos do Instituto Histórico e Geoográfico de Vitória de Santo Antão



Foi realizada no ultimo dia 20 de novembro do corrente ano, sessão solene em comemoração aos 59 anos do Instituto Histórico e Geográfico da Vitória, muito prestigiada pelos membros e pela sociedade vitoriense. A mesa foi formada pela Presidente do IHGV, D. Eunice Xavier, Pelo Vice-Presidente do IHGV, Professor Pedro Ferrer, pelo Presidente da Câmara de Vereadores, Manoel de Holanda, pelos Secretários Municipais, Severino Roberto, Maria José Lira, Hildebrando Lima, Presidente da Academia Vitoriense de Letras, Professora Severina Moura. Foram empossados três novos sócios, Savana T. Santos, Helder Sostenes Barros de Andrade e José de Lemos. Foi feita a exposição do retrato do ex-prefeito José Augusto Barreto, feita pela sua família, e ficará na sala dos ex-prefeitos de Vitória. O Professor Pedro Ferrer usou da palavra relatando que defende que as homenagens do IHGV seja dada as pessoas ainda com vida, e apresentou os três homenageados, a Professora Terezinha Floro, homenageada pela Dra. Diva Holanda, a também Professora Terezinha Beltrão, homenageada por Renato Matheus e Pedro Ferrer e o Empresário Antonio Tiburcio (Sitonho), homenageado por Pedro Ferrer, sua Esposa e pela Orquestra de Frevo que foi trazida pelo seu amigo José Marques de Sena, já que Sintonho foi presidente do Clube dos Motorista (O Cisne). Em seguida o Orador Oficial, Manoel Aguiar, que narrou o seu amor por Vitória, e o seu poder de superação, com a sua inteligência e a força de viver com muita alegria mesmo tendo Deficiência Visual. No final teve uma belíssima apresentação musical com Elísio Neto.

Foi distribuído com todos um panfleto de comemoração aos 150 anos da visita da Família Imperial, maior acontecimento social do século XIX em nossa cidade, ocorrida nos dias 18, 19 e 20 de dezembro de 1859. E em seguida todos foram convidados para se dirigir ao salão nobre, onde foi cortado o Bolo alusivo aos 59 anos do Instituto.






Reportagem: Alexandre Rogério
Fotos: Raminho Fotógrafo

Henrique Mariano novo presidente da OAB-PE para triênio 2010-2012

O advogado Henrique Mariano é o novo presidente da Seccional Pernambuco da Ordem dos Advogados do Brasil. A apuração não foi finalizada no Chevrolet Hall, porém, o resultado é irreversível. Apoiado por Jayme Asfora, atual presidente da OAB-PE, Henrique Mariano já recebeu os cumprimentos de Júlio Oliveira e Ricardo Correia, candidatos derrotados.

Em resultado parcial, Henrique Mariano leva presidência da OAB-PE com 42,3% dos votos

Em conversa há pouco com o Blog de Jamildo, Mariano não soube precisar a quantidade de urnas apuradas. Disse, no entanto, que nos municípios do interior do Estado, obteve 600 votos de diferença para o segundo colocado da área, Júlio Oliveira. Ele comemora a vitória ao lado dos aliados no Chevrolet Hall.

Jayme Asfora agora vai representar Pernambuco no Conselho Federal da OAB-PE. A chapa A Ordem Continua, além de Mariano e Asfora, conta com Catarina Oliveira como vice-presidente, que atua como professora na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), na Associação Caruaruense de Ensino Superior (Asces) e na Escola Superior da Magistratura de Pernambuco (Esmape).
Agora vitorioso, Henrique Mariano esperou as eleições terminarem para alfinetar os opositores. "Concluímos a campanha da forma que iniciamos, mostrando nosso trabalho e em momento algum denegrindo a imagem de ninguém, a despeito dos outros dois candidatos. Ganhamos de cabeça erguida, de forma triunfal. Não foi só uma vitória, foi uma vitória expressiva", disse.
Na mesma linha, afirmou que "os dois candidatos da oposição nunca prestaram serviços relevantes a OAB-PE", enquanto assumiram cargos na Ordem - Júlio Oliveira, por exemplo, já foi presidente da seccional Pernambuco. Henrique Mariano assume a presidência da OAB-PE no dia 1º de janeiro de 2010. Até lá, continua a presidir a Caixa de Assistência dos Advogados de Pernambuco (Caape).


Fonte: JN Online

Número de instituições de ensino superior cai pela 1ª vez em cinco anos

O número de instituições de ensino superior caiu no país pela primeira vez em cinco anos, mostra o Censo de Educação Superior 2008, divulgado nesta sexta-feira (27), pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC). No entanto, essa mudança de tendência não se refletiu na oferta de vagas para os estudantes.
O crescimento de vagas foi de 5,7%: de 2.823.942 em 2007, passou para 2.985.137 no ano seguinte. O número de cursos também aumentou em 5,2% e o Brasil terminou o ano com 24.719 cursos em funcionamento -72% (ou 17.947) em instituições privadas.
O censo mostra que o Brasil tinha 2.252 instituições públicas e privadas de ensino superior, entre universidades, centros universitários e faculdades no ano passado. O número de unidades é 1,3% menor do que o que foi registrado no levantamento de 2007, quando havia 2.281 estabelecimentos no país. A redução de 29 unidades pode ser explicada por fusão ou compra entre as instituições, avalia o Inep.
A redução é significativa porque representa a consolidação de uma tendência que vinha se delineando nos últimos dois anos", avalia Carlos Monteiro, especialista em ensino superior. "O censo de 2007 já havia mostrado certa estagnação", continua.

“Parte dessa queda no número de instituições pode ser explicada pela fusão e incorporação. No caso daquelas que foram fechadas, provavelmente é por causa do número insuficiente de alunos. A concorrência no setor privado é muito acirrada”, avalia Jacques Schwartzman, diretor do Centro de Estudos de Ensino Superior da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

“Está havendo processo de consolidação, de compras. Isso explica em parte a redução no número de instituições; pode ser um fator de organização”, disse a secretária de Educação Superior do MEC, Maria Paula Dallari.

De acordo com dados do levantamento, o número de instituições federais de ensino foi o único que caiu entre as públicas e registrou redução de 12,3%, para um total de 93 unidades no ano passado. As estaduais e municipais mantiveram as estatísticas. No total, as instituições públicas registraram queda de 5,2%, somando 236 unidades em 2008.
Segundo o Inep, o número de instituições federais caiu pela criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia a partir da fusão de Centros Federais de Educação Tecnológica.
Monteiro avalia que nas instituições federais há um problema de sucateamento. "Os orçamentos nunca alcançam as necessidades e atendem apenas o custeio. Não sobra dinheiro para modernizar laboratórios, por exemplo", diz.
Quanto ao número de instituições privadas, que também colaborou para a redução no total, houve queda de 0,8%, para 2.016 unidades no ano passado.

Alteração de modelo

Para o especialista, existe a ideia de consolidação nas particulares e as públicas vêm passando por mudanças, "mas isso não justifica a estagnação", opina. "A crise que as instituições de ensino vêm passando já dura seis ou sete anos sem que haja um modelo diferenciado".
O especialista diz que há a necessidade de criar modelos de escolas de ensino superior diferenciadas, como o da USP Leste e da Universidade Federal do ABC (UFABC), cita, para diversificar a formação de profissionais no país e atender melhor a demanda do mercado. Para ele, há deficiência no posicionamento estratégico, principalmente das privadas. "Os cursos são sempre os mesmos", finaliza.

Censo

O levantamento é feito anualmente pelo Inep, que recolheu dados entre 25 de março e 12 de junho de 2009. As instituições puderam complementar ou corrigir informações entre 4 de agosto e 5 de setembro deste ano. As informações são enviadas por meio de formulários eletrônicos.



Fonte: G1

Polícia apresenta dupla acusada de estelionato em Vitória de Santo Antão

Dois homens foram presos no início da manhã desta sexta-feira (27) por cumprimento de mandado de prisão temporária em Vitória de Santo Antão, Zona da Mata de Pernambuco.

Alexsandro dos Santos e Ronaldo Ferreira do Nascimento, ambos de 27 anos, são acusados de estelionato. Eles seriam “laranjas” da quadrilha que assaltou um mercadinho no centro de Vitória de Santo Antão, no dia 16 de maio deste ano. A dupla será apresentada às 14h de hoje na Delegacia de Jaboatão dos Guararapes.

No assalto em maio foi roubado um talão de cheques de propriedade da dona do mercadinho. A vítima identificou dois cheques sacados de sua conta e depositados nas contas dos suspeitos.

Um dos acusados do assalto foi preso em junho deste ano. Gleidson Neves da Silva, 28, chefiava uma quadrilha em Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana do Recife. Um segundo homem que participou do crime está foragido.



Fonte: pe360graus

Concursos com inscrições abertas nesta segunda somam 14,5 mil vagas


Pelo menos 53 concursos públicos em todo o país estão com inscrições abertas nesta segunda-feira (23) e totalizam 14.557 vagas para todos os níveis de escolaridade. Além das vagas abertas, há concursos para formação de cadastro de reserva, ou seja, os aprovados são chamados conforme a abertura de vagas durante a validade do concurso. Esta segunda é o último dia de inscrições em pelo menos três concursos. Um deles é o da Companhia Pública Municipal Pró-Habitação de Embu (SP), que seleciona para 39 vagas e cadastro para todos os níveis. O salário é máximo é de R$ 3.549,80. As prefeituras de Londrina (PR) e São João Del-Rei (MG) também encerram nesta segunda as inscrições para 200 e 92 vagas, respectivamente.

Entre os concursos abertos, o que oferece o maior salário é o Tribunal de Justiça do Paraná: R$ 19 mil.

Instituição/Órgão

Prazo

Vagas

Salário máximo

Escolaridade

Local de trabalho

Edital

Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial

27/11/09

formação de cadastro

R$ 9.105,00

nível superior

Brasília

veja edital

Assembleia Legislativa de Santa Catarina

26/11/09

56

R$ 2.785,21

nível médio superior para analista de sistemas e jornalista

Florianópolis

veja edital

Banco do Estado do Rio Grande do Sul

30/11/09

500

R$ 980,08

nível médio

Rio Grande so Sul

veja edital

Brigada Militar do Estado do Rio Grande do Sul

30/11/09

425

não divulgado

nível fundamental

Rio Grande do Sul

veja edital

CEB Distribuição S/A

09/12/09

1.332

R$ 4.042,71

todos os níveis

Distrito Federal

veja edital

Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb)

24/11/09

cadastro de reserva

R$ 3.781

todos os níveis

52 cidades de São Paulo

veja edital

Companhia de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul (Procergs)

08/12/09

33

R$ 2.815,02

nível médio e superior

Rio Grande do Sul

veja edital

Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa)

30/11/09

132

R$ 2.837,32

nível médio e superior

Minas Gerais

veja edital

Companhia Energética de Alagoas

07/12/09

formação de cadastro

R$ 2.313,24

todos os níveis

Alagoas

veja edital

Companhia Imobiliária de Brasília

28/12/09

39

R$ 3.452,65

todos os níveis

Brasília

veja edital

Companhia Paulista de Trens Metropolitanos

até 01/12/09 para maquinista e até 13/12/09 para demais cargos

141

R$ 3.681,53

todos os níveis

São Paulo

veja edital

Companhia Pública Municipal Pró-Habitação de Embu (SP)

23/11/09

39 e cadastro

R$ 3.549,80

todos os níveis

Embu (SP)

veja edital

Conselho Federal de Economia

21/12/09

14 e formação de cadastro

R$ 2.972,07

nível superior e médio

todo o país

veja edital

Conselho Regional de Educação Física da 4ª Região

30/11/09

8 (5 efetivas e 3 para cadastro)

R$ 1.830

nível médio

São Paulo

veja edital

Departamento Estadual de Trânsito do Estado de Sergipe

13/12/09

300

R$ 700,00

nível médio

Sergipe

veja edital

Empresa Baiana de Águas e Saneamento

08/12/09

2.270

R$ 4.091,60

nível médio, técnico e superior

Bahia

veja edital

Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel)

16/12/09

253

R$ 1.176,32

nível fundamental, médio e superior

Uberlândia (MG)

veja edital

Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual de São Paulo

29/11/09

9

R$ 1.909,25

nível superior em medicina

São Paulo

veja edital

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

06/12/09

350

R$ 7.409,19

nível superior

todo o país

veja edital

Instituto Butantan

11/12/09

22

R$ 1.055,61

nível fundamental e médio

São Paulo

veja edital

Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro)

01/12/09

10

R$ 13.937,35

doutorado

Rio de Janeiro

veja edital

Instituto Rio Branco

13/12/09

108

R$ 12.413,03

nível superior

Brasília

veja edital

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

17/12/09

288

R$ 2.643,28

nível médio e superior para administrador, contador, economista e analista de sistemas

Brasília, Maceió, Manaus, Salvador, São Luís, Cuiabá, Belo Horizonte, Marituba, Natal e Aracaju

veja edital

Ministério da Previdência Social

06/12/09

178

R$ 2.222,72

nível médio e superior

Brasília

veja edital

Ministério da Saúde

20/12/09

805

R$ 2.643,28

nível técnico e superior

todo o país

veja edital

Ministério Público do Paraná

29/11/09

184

R$ 5.258,73

todos os níveis

Paraná

veja edital

Ministério Público de Santa Catarina

08/12/09

25

R$ 17.159,54

nível superior em direito

Santa Catarina

veja edital

Polícia Militar e Corpo de Bombeiros do Piauí

11/12/09

540

R$ 563,50 (bolsa do curso de formação)

nível médio

Piauí

veja edital

Prefeitura de Aracaju (SE)

13/12/09

210 e cadastro de reseva

R$ 1.611

nível médio e superior

Aracaju (SE)

veja edital

Prefeitura de Araras (SP)

30/11/09

106

R$ 8 mil

nível superior em medicina

Araras (SP)

veja edital

Prefeitura de Bombinhas (SC)

29/11/09

216

R$ 6,2 mil

todos os níveis

Bombinhas (SC)

veja edital

Prefeitura de Brusque (SC)

02/12/09

1.058

R$ 9 mil

todos os níveis

Brusque (SC)

veja edital

Prefeitura de Esteio (RS)

04/12/09

296 e cadastro de reserva

R$ 4.657

todos os níveis

Esteio (RS)

veja edital

Prefeitura de Guarapari (ES)

29/11/09

41

R$ 3 mil

todos os níveis

Guarapari (ES)

veja edital

Prefeitura de Guarulhos

02/12/09

cadastro

R$ 1.245,18

nível superior

Guarulhos (SP)

veja edital

Prefeitura de Londrina (PR)

23/11/09

200

R$ 1.046,50

nível médio

Londrina (PR)

veja edital

Prefeitura de São João Del-Rei (MG)

23/11/09

92

R$ 7 mil

todos os níveis

São João Del-Rei (MG)

veja edital

Prefeitura de São Vicente (SP)

30/11/09

3 mil

R$ 9,59 por hora/aula

nível superior

São Vicente (SP)

veja edital

Procuradoria Geral do Estado do Rio Grande do Sul

10/12/09

16

R$ 6.285,90

nível superior em direito

Rio Grande do Sul

veja edital

Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação de Santa Catarina

24/11/09

185

R$ 1.244,69

nível médio e superior

Santa Catarina

veja edital

Secretaria de Estado de Educação do Pará

03/12/09

218

R$ 2.191,18

nível fundamental e superior

Pará

veja edital

Secretaria de Estado e Saúde Pública do Estado do Pará (Sespa)

11/12/09

cadastro reserva

R$ 1.706,83

nível fundamental, médio e superior

Pará

veja edital

Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará

24/11/09

86

R$ 3.200

nível médio e superior

Ceará

veja edital

Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres) de Pernambuco

20/12/09

500

R$ 1.238,88

nível médio

Pernambuco

veja edital

Superintendência de Portos e Hidrovias do Rio Grande do Sul

24/11/09

87

R$ 3.108,72

todos os níveis

Rio Grande do Sul

veja edital

Tribunal de Contas de São Paulo

08/12/09

15

R$ 7.199,36

nível médio-técnico e superior para agente da fiscalização financeira na área de informática (suporte técnico, produção e banco de dados, redes, telecomunicações e segurança e suporte de web)

São Paulo

veja edital

Tribunal de Justiça do Paraná

15/12/09

9

R$ 19 mil

nível superior em direito

Paraná

veja edital

Tribunal de Justiça de São Paulo

11/12/09

30

R$ 2.127,38

nível médio

São Paulo

veja edital

Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas

16/12/09

3 e cadastro

R$ 6.611,39

nível médio e superior

Alagoas

veja edital

Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas

21/12/09

70 e formação de cadastro

R$ 6.551,52

nível médio e superior

Manaus

veja edital

Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso

08/12/09

23 e cadastro

R$ 6.611,39

nível médio e superior

Mato Grosso

veja edital

Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco

24/11/09

16 e formação de cadastro

R$ 6.611,39

nível médio e superior

estado de Pernambuco

veja edital

Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região

18/12/09

19

R$ 6.611,39

nível médio e superior para tecnologia da informação e psicologia

Aracaju

veja edital