SDS divulga nota oficial sobre suspeita de fraude no concurso da PM


A Secretaria de Defesa Social (SDS) divulgou, no começo da tarde desta segunda-feira (23), uma nota oficial sobre a confusão envolvendo a prova do concurso da Polícia Militar (PM), realizada no último domingo (22). Várias pessoas foram detidas, por suspeita de tentativa de fraude da seleção, mas a SDS ainda não tem o número exato de envolvidos.
A Secretaria reforça que o concurso não será anulado e, na nota, esclarece que a Polícia Civil está investigando o caso.

Confira a nota, na íntegra:

A Secretaria de Defesa Social - SDS, através do Gerente Geral de Articulação, Manoel Caetano Cysneiros, esclarece que a Polícia Civil está apurando as tentativas de fraudes no concurso para soldado da Polícia Militar de Pernambuco, realizado no último domingo (22), em todo o Estado.
O gerente informa ainda que solicitou à Diretoria de Operações da Polícia Civil a relação dos candidatos indiciados que tentaram fraudar o concurso.
Também está sendo aguardada da UPENET a relação de todos os candidatos eliminados, não só por cometer fraude, como também por descumprirem as orientações do edital.


FLAGRANTE


Em Petrolina, o estudante Amauri Dias de Amorim, 25 anos, foi flagrado com um celular e retirado do local do exame, mas conseguiu sair correndo do prédio com o caderno de prova. “Eu não sabia que eu estava cometendo um crime tão grave, não me passou pela cabeça fraudar a prova”, disse ele, antes de ser liberado.

Ao todo, foram 103.015 inscritos, gerando uma concorrência de quase 50 candidatos por vaga. O salário inicial de soldado da PM é de R$ 1.200,00. Apenas 6.300 candidatos passarão para a próxima fase.

Mesmo com a denúncia de fraude, os responsáveis pela prova da Polícia Militar de Pernambuco dizem que o concurso não será anulado. Ainda bem cedo, os cadernos de prova já estavam na reitoria da Universidade de Pernambuco (UPE). A Comissão de Concursos da Universidade (Conupe) foi a responsável pelo maior e mais disputado concurso para soldado da Polícia Militar, com salário inicial de R$ 1.200. Foram 103.015 inscritos, uma concorrência de quase 50 candidatos por vaga.

A pedido da Conupe, o Serviço de Inteligência da Secretaria de Defesa Social (SDS) vinha investigando uma denúncia de tentativa de fraude do concurso. Um grupo especializado tentaria passar o gabarito por celular, como ocorreu.

“Prova de que não houve vazamento do gabarito é que os aparelhos apreendidos pela polícia militar só receberam essa informação após as 11h15, ou seja, após a saída dos primeiros candidatos das salas”, afirmou Glêdeston Emereciano, coordenador do concurso



Fonte: pe360graus

0 comentários:

Postar um comentário

Aproveite este espaço com responsabilidade e exerça seu papel de cidadão .