Ministro da Saúde inicia Caravana Contra a Dengue em Pernambuco

Nesta quarta-feira (4) à tarde, o ministro da Saúde José Gomes Temporão lança a Caravana Contra a Dengue no Recife, campanha que deve percorrer dez mil quilômetros em nove estados para conscientizar sobre a doença e tentar evitar a multiplicação do mosquito transmissor da doença. Ele conversou sobre o projeto no Bom Dia Pernambuco.
De acordo com o ministro, o Estado foi escolhido para o lançamento da caravana por causa dos bons resultados no combate à doença.
“Pernambuco teve uma boa redução em 2008 e 2009, cerca de 86%, além de não ter registrado nenhum óbito em decorrência da doença”, disse Temporão.
“Para combater essa doença, você tem que persistir na estratégia, manter o foco do combate ao vetor, mobilizar a sociedade, os prefeitos e os vetores. Um forte conteúdo de informação e essa mobilização é o caminho. Minha presença mostra a importância política que o Governo dá a essa questão, mas também para ouvir os prefeitos, o
governador e a imprensa”.
Segundo Temporão, é fundamental a participação da população nessa campanha. “Cada um de nós deve saber o que fazer na sua casa e no seu trabalho: não deixar acumular água parada, que é foco de proliferação do vetor”, explicou.

“Esse é tipicamente o problema de saúde pública que o governo sozinho não dá conta, é preciso uma mobilização de todos, permanente, todos os anos, para reduzir a prevalência de mosquitos, o número de casos graves e os óbitos”.
Cerca de 300 mil médicos e enfermeiros do serviço público de saúde recebem, a partir desta quarta-feira, um material educativo sobre a doença. “Os hospitais e os postos de saúde da família, além de ambulatórios e policlínicas, têm que estar envolvidos, prontos para receber os pacientes com dengue”, disse o ministro.
“Por isso vamos distribuir esse protocolo de conduta, classificando casos leves, moderados e graves e dizendo o que fazer em cada caso. Tem que transformar essa campanha em uma ação coletiva, o cidadão deve cobrar do seu vizinho, do prefeito, e os profissionais têm que ser capacitados para tratar a doença”.
Apesar das ações programadas, o ministro da Saúde reconhece que a erradicação da dengue só deve ocorrer quando for criada uma vacina para os quatro tipos de vírus transmitidos pelo mosquito Aedes Aegypti. “Só vamos realmente conseguir domar essa doença quando tivermos uma vacina eficaz”, observa.
“Vai demorar um pouco, mas a Fundação Oswaldo Cruz, em parceria com um laboratório inglês, vai desenvolver uma vacina de combate à dengue. É uma engenharia biológica complexa, mas vai ser desenvolvida em um laboratório que será construído no Rio de Janeiro”.
O lançamento da Caravana Contra a Dengue no Estado será no Palácio do Campos das Princesas, durante um encontro do ministro com o governador Eduardo Campos. A peregrinação pretende mobilizar prefeitos, governadores, meios de comunicação e a comunidade em geral para combater a dengue. À exceção do Ceará, os outros oito estados, incluindo Pernambuco, são considerados de risco.
Em queda no país, os casos de dengue crescem em seis estados, com aumentos de até 745% no Acre, 237% em Mato Grosso, 206% em Mato Grosso do Sul e 203% na Bahia, de acordo com balanço divulgado ontem pelo Ministério da Saúde. O levantamento comparou os casos notificados nos sete primeiros meses deste ano com o mesmo período de 2008.
O balanço revela também que as mortes provocadas por dengue caíram de 451 no ano passado para 166 em 2009, o que representa queda de 63,2%. Os casos graves de dengue tiveram redução de 79,2%, passando de 20.579 para 4.281.



Fonte: Pe360graus

0 comentários:

Postar um comentário

Aproveite este espaço com responsabilidade e exerça seu papel de cidadão .