Recife homenageia Dom Helder


O homenageado do Natal recifense este ano será dom Helder Camara. O anúncio foi feito pelo prefeito da cidade, João da Costa, durante coletiva à Imprensa, realizada ontem à tarde. Com o tema Natal da Paz, o nome do ex-arcebispo de Olinda e Recife, no ano do seu centenário foi o escolhido para abrilhantar ainda mais o Ciclo Natalino. “Não podemos pensar num Natal de paz sem pensar em dom Helder. A prefeitura se sente honrada e é com muita alegria que homenageamos o Dom da Paz”, destacou o gestor municipal. Ele acrescentou ainda que haverá a realização de um seminário e uma exposição, no Pátio de São Pedro, no Centro da Capital, como forma de divulgar a obra e o legado deixado pelo religioso. A conselheira do Instituto Dom Helder, Marieta Borges, disse que a homenagem da prefeitura só veio coroar o cententário de dom Helder. “Durante todo o ano, fizemos várias atividades para celebrar a data. Estamos muito felizes com essa homenagem”, frisou.
Paralelamente ao anúncio do nome do homenageado, a prefeitura detalhou o projeto de iluminação para o período natalino. Um Natal mais iluminado e econômico mantendo as tradições da cultura local. Essa foi a proposta apresentada pela equipe da administração municipal. Este ano, o sistema de luz será baseado no desenvolvimento sustentável com baixo consumo de energia. A iluminação será inaugurada no próximo dia 6 de dezembro e ficará exposta até o dia 6 de janeiro do próximo ano. Foram investidos cerca de R$ 1 milhão no novo projeto, 25% a menos, em relação ao ano passado. Está previsto ainda uma economia de R$ 209 mil na conta de luz da prefeitura.

Na praça do Marco Zero, no Recife Antigo, será montada uma árvore com 20 metros de altura com consumo de 3,6 mil watts. Toda a parte de iluminação terá como base pequenos pontos de luz de baixo consumo de três watts de potência cada um. Serão instalados túneis de luz partindo da praça do Arsenal, passando pela rua do Bom Jesus até o Marco Zero. Nessas ruas, cada túnel terá uma cor e um significado diferente. No Arsenal, será a cor vermelha representando a paixão e o amor. Na rua do Bom Jesus a cor predominante será o verde fazendo alusão à esperança passando depois para o branco indicando paz e renovação. O festival de cores termina com a cor azul dentro do Marco Zero, lembrando o céu e o mar do Recife.

As pontes - símbolos marcantes da Capital pernambucana - também vão receber luzes e texturas na festa natalina. Serão utilizados pontos de luz formando figuras para chamar a atenção e despertar a curiosidade de quem estiver passando por elas - seja a pé ou de carro. Na ponte Giratória, por exemplo, será montado um céu de estrelas com pontos de luz. Já a ponte Duarte Coelho será enfeitada com peixes iluminados. A avenida Agamenon Magalhães terá sombrinhas de frevo coloridas de cabeça para baixo para atrair ainda mais o olhar das pessoas. Outra avenida que receberá decoração natalina é de Boa Viagem, como também o 1º, 2º e 3º Jardins.

O prefeito João da Costa informou ainda que as festas de final de ano terão como foco a valorização da cultura recifense, promovendo a descentralização dos polos pela cidade. “Vamos ter dois palcos na orla de Boa Viagem (Acaiaca e Pina), além de outros palcos que serão montados em Brasília Teimosa, Morro da Conceição, Ibura e Recife Antigo”, adiantou Costa. Quem assina o projeto de iluminação da cidade este ano é a arquiteta Jamile Tormann. Ela disse que a ideia é ampliar a decoração para os próximos anos. “Nosso projeto tem como mote a cultura local com a tradição universal do Natal, agregando as tradições locais. Esperamos agradar a população com esse projeto”.

PROGRAMAÇÃO

A prefeitura está fechando nos próximos dias as atrações nacionais e locais que vão animar os festejos de Natal e Revéillon da cidade. A programação oficial de fim de ano será divulgada no próximo dia 23. Foi adiantado apenas que serão três atrações nacionais, porém, os nomes só serão anunciados na próxima semana.



Fonte: Folha Online

0 comentários:

Postar um comentário

Aproveite este espaço com responsabilidade e exerça seu papel de cidadão .