Festa da Vitória-Régia abre com exposição fotográfica do vitoriense Marcus Prado


Evento, que começa amanhã e vai até domingo, na Praça de Casa Forte, terá mostra fotográfica em homenagem ao paisagista Roberto Burle Marx. Serão 30 paineis, com imagens de flores tropicais.

A Festa da Vitória-Régia será aberta às 19h de amanhã, na Praça de Casa Forte, Zona Norte do Recife, com uma exposição fotográfica em homenagem a Roberto Burle Marx (1909-1994). Trinta painéis com imagens de flores tropicais, as preferidas do famoso paisagista que faria um centenário de vida este ano, compõem a mostra, no salão paroquial da igreja. Antúrio, helicônia, bastão-do-imperador e orquídea foram registradas pelo jornalista Marcus Prado.

“Não me limitei a documentar as flores. Embora retrate algumas espécies, procurei tirar um efeito abstrato. Penetrei na intimidade e na essência das cores”, declara o jornalista e fotógrafo. Uma semana depois do evento, os painéis serão leiloados. De acordo com o padre Edwaldo Gomes, coordenador da 31ª edição da festa, o dinheiro arrecadada é destinado à Creche Menino Jesus e à Casa da Criança Marcela Asfora, que atendem jovens carentes.

Marcus Prado informa que a exposição é inédita no Recife, mas já foi contemplada ano passado em São Paul (Galeria Consigo) e na França (Universidade Blaise Pascal) . “As imagens são de flores tropicais cultivadas em Pernambuco. O Estado é o maior produtor de flores tropicais do Brasil”, comenta. Cada painel mede 35x40 centímetros e ele fez apenas seis reproduções de cada foto, além dos exemplares que vão a leilão em Casa Forte.

Cópias das fotografias serão expostas este mês nas embaixadas do Brasil em Kiev e Moscou. “O presidente Lula (Luiz Inácio Lula da Silva) visitará Kiev, onde está programada uma semana dedicada à cultura brasileira, com a mostra em homenagem a Burle Marx”, conta Marcus Prado. Ele acrescenta que em Israel será inaugurada uma sala em homenagem ao paisagista, com parte dessas fotografias. Outras mostaras serão feitas nas embaixadas do Brasil em Estocolmo e em Santiago do Chile.

Prevista para terminar no próximo domingo, a Festa da Vitória-Régia ocupa uma área idealizada por Burle Marx, em 1935. A Praça de Casa Forte é o primeiro jardim público da carreira do paisagista, que dirigiu o Setor de Parques e Jardins da Diretoria de Arquitetura e Urbanismo do Governo de Pernambuco de 1934 a 1937.

A exposição Burle Marx: poeta das flores tem curadoria da arquiteta Beth Araruna e é uma das atrações da festa, que oferecerá ao público shows de artistas locais como Cristina Amaral, Irah Caldeira e Orquestra Criança Cidadã dos Meninos do Coque, além de apresentações de grupos folclóricos. Nos três dias, haverá barracas de comida típicas e área para comercialização de peças produzidas por designers pernambucanos.


Fonte: JC Online

0 comentários:

Postar um comentário

Aproveite este espaço com responsabilidade e exerça seu papel de cidadão .