O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) realizou neste final de semana (24-25/11), a Conferência Estadual para escolher o novo comitê estadual da legenda. Será o comitê que formará a nova comissão política dos comunistas e decidirá o destino do presidente estadual do partido, Alanir Cardoso - que demonstra disposição para permanecer no cargo. “O comitê decidirá quem vai conduzir o PCdoB, mas nunca tivemos tantos problemas para resolver estas questões”, revelou. Alanir visa preparar o partido para as eleições municipais do próximo ano. Até chegar a Conferência Estadual, aconteceram 102 reuniões dos municípios pernambucanos, contabilizando um total de 8 mil militantes e cerca de 650 pré-candidatos a vereadores em Pernambuco.
De Vitória foram representando: Lissandro Nascimento, Anderson Diego, Jairo Medeiros e Osmar Berto. “Nosso partido é muito unido, discutiremos nosso plano de ação para nos levar a um cenário de disputa cada vez mais amplo”, revelou Alanir, apontando um crescimento da legenda que, nas últimas eleições, contava com 17 vereadores no Estado, sendo agora 30.
Sobre a postulação do vice-prefeito do Recife, Luciano Siqueira (PCdoB), à Prefeitura do Recife em 2008, Alanir demonstrou confiança no crescimento da candidatura do correligionário. “Ratificamos a cada dia a postulação de Luciano Siqueira”, reafirmou. Para a Conferência, os comunistas trouxeram o secretário nacional de Relações Institucionais do partido, Ronald Freitas, que trouxe informações das conferências realizadas em outros Estados.

No final foram postos em votação o projeto de resolução política da Conferência e a composição do novo Comitê Estadual. A resolução política confirmou o empenho do PCdoB em alargar e unir as bases sociais e políticas do governo Lula em Pernambuco e firmará postura de alinhamento com o governo Eduardo Campos. Também consolidou a orientação partidária no que concerne aos preparativos para o pleito de 2008.
O Encontro ocorreu no Auditório do Centro de Tecnologia da UFPE, participaram delegados de mais de cem municípios. O PCdoB examina a possibilidade de candidaturas a prefeito em 14 cidades, incluindo o Recife.
Na Folha de Pernambuco, por Jairo Lima.
0 comentários:
Postar um comentário
Aproveite este espaço com responsabilidade e exerça seu papel de cidadão .