Acessibilidade Comunicacional UFPE lança revista científica eletrônica sobre tradução visual


O Centro de Estudos Inclusivos (CEI) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) lança hoje (17), às 19h30, a “Revista Brasileira de Tradução Visual”. A revista é científica, eletrônica, e será disponibilizada gratuitamente através do portal www.associadosdainclusao.com.br. A publicação oferecerá artigos sobre audiodescrição, legendas, closed caption, desenho com relevo, entre outras ferramentas de acessibilidade comunicacional às pessoas com deficiência.

A revista terá periodicidade trimestral e contará com conselho editorial formado por professores doutores de universidades federais e estaduais de todo o país, além de Portugal. Todos são pesquisadores na área de educação, línguas, tecnologia e estatística. O chefe do conselho é o professor Francisco Lima, psicólogo, mestre e doutor em psicofísica, além de coordenador do Centro de Estudos Inclusivos da UFPE. O professor, que também atua formando audiodescritores, adiantou que a revista, além de falar sobre acessibilidade, será um site acessível às pessoas com deficiência. “Hoje submetemos nosso site à W3C, organismo internacional de validação de acessibilidade, e fomos considerados 100% acessíveis”, declara.

O evento de lançamento do site acontece no Centro de Educação, sala 12, Campus da UFPE, e reunirá estudantes e profissionais de design, educação, entre outras áreas do conhecimento.

Acesso direto à revista: http://www.rbtv.associadosdainclusao.com.br/


Fonte: Núcleo Diversidade

0 comentários:

Postar um comentário

Aproveite este espaço com responsabilidade e exerça seu papel de cidadão .