Bicampeã paraolímpica, Suely Guimarães é suspensa por um ano após doping


Bicampeã paraolímpica e mundial, a pernambucana Suely Rodrigues Guimarães, da classe F56 (para amputados), foi suspensa por um ano após ser flagrada no doping com o diurético hidroclorotiazida, que mascara o possível uso de outras substâncias proibidas. O exame foi realizado no dia 12 de setembro, na etapa de Fortaleza do Circuito Nacional.

Suely, que abriu mão da contra-prova, é atleta de lançamento de disco e dardo, além de arremesso de peso. Ela teve todas as marcas obtidas no evento canceladas, entre elas o recorde mundial no lançamento de disco. Os exames da atleta foram realizados no Ladetec, reconhecido pela Agência Mundial Antidoping.

"Lamentamos profundamente esse caso de doping envolvendo a atleta Suely Guimarães, uma medalhista em Jogos Paraolímpicos. Nossa política é de tolerância zero e vamos intensificar os nossos programas de educação e testagem. Como já estava em nosso planejamento, em 2010, pela primeira vez, vamos ter um orçamento específico para o combate ao doping", afirmou Andrew Parsons, presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB).

Entre as principais conquistas de Suely estão a medalha de ouro no lançamento de disco nos Jogos Paraolímpicos de Barcelona- 1992; ouro no lançamento de disco e dardo e no arremesso de peso no Campeonato Mundial de Berlim, na Alemanha, em 1994; ouro no lançamento de disco e dardo e no arremesso de peso no Campeonato Mundial, na Inglaterra, em 1998; ouro no lançamento de disco e arremesso de peso no Campeonato Mundial, em Lille, na França, em 2002, e ouro no lançamento de disco nos Jogos Paraolímpicos de Atenas, em 2004.

RESPOSTA


Suely Guimarães informou que toma remédio para pressão alta desde 2004 e disse que desconhecia que o medicamento contivesse a substância proibida. Ela disse ainda que vai provar que o desempenho dela não depende do medicamento e que vai continuar com os treinos.



Fonte: pe360graus

0 comentários:

Postar um comentário

Aproveite este espaço com responsabilidade e exerça seu papel de cidadão .