Em ano de crise, 40% desaprovam o Congresso


Após atravessar um ano marcado por escândalos, o Congresso Nacional chega ao final de 2009 com 40% de avaliação negativa, revela o Datafolha. A dez meses das eleições, o índice de reprovação é quatro pontos mais baixo que em agosto, auge da crise do Senado.

Segundo o último Datafolha, realizado entre os dias 14 e 18, 39% dos brasileiros consideram regular o desempenho de deputados e senadores da atual legislatura. O trabalho do Congresso é ótimo ou bom para apenas 15% dos entrevistados.

Em agosto, após o surgimento de denúncias contra o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), a taxa de reprovação do Congresso chegou a 44%, o mesmo patamar de novembro de 2007 (45%) quando o presidente do Senado è época, Renan Calheiros (PMDB-AL), estava no centro de uma crise política. Há quatro meses, o desempenho do Congresso era apontado como ótimo ou bom por 14% dos eleitores. Para 36%, era regular.

Em 2009, o Congresso foi palco de sucessivas crises, da revelação de que o Senado se valia de atos secretos para esconder nomeações ao escândalo que ficou conhecido como farra das passagens -em que congressistas chegaram a vender bilhetes aéreos de sua cota individual, além de presentear parentes e amigos.

No auge do escândalo do mensalão, no ano de 2005, a avaliação negativa do Congresso atingiu o recorde de 48%.

Embora menor, a taxa de reprovação é hoje -a menos de um ano da eleição que vai renovar toda a Câmara dos Deputados e dois terços do Senado- dez pontos superior à de março de 2007 (30%). O Datafolha ouviu 11.429 pessoas em 381 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou menos.

Ainda segundo a pesquisa, o Congresso sofre maior reprovação -de 48%- entre entrevistados com renda familiar superior a cinco salários mínimos mensais. Esse índice é 14 pontos maior do que entre os entrevistados com renda mensal de até dois salários mínimos (34%). Nesta faixa, 18% responderam que o desempenho dos congressistas é ótimo/bom.
Deputados e senadores são reprovados por 42% dos brasileiros com faixa de renda familiar entre dois e cinco mínimos.

Escolaridade

O Congresso amarga 47% de ruim/péssimo entre os entrevistados com nível superior de escolaridade. Neste segmento, apenas 8% classificaram o Congresso de ótimo/bom, enquanto 41% disseram que é regular. Em agosto, esse índice de reprovação estava em 59%.

Entre os entrevistados com nível fundamental de escolaridade, a avaliação negativa do Congresso é de 36%, enquanto 17% afirmam que seu desempenho é ótimo/bom. Seu trabalho é regular para 38%.
O Congresso é ruim/péssimo para 43% no Sudeste. No Sul, a reprovação é de 40%, sendo de 37% no Nordeste e 33% nas regiões Norte/ Centro-Oeste. A avaliação negativa é maior nas regiões metropolitanas (42%) que no interior (38%).



Fonte: Folha de São Paulo

0 comentários:

Postar um comentário

Aproveite este espaço com responsabilidade e exerça seu papel de cidadão .