Novo sistema biométrico inibe fraudes no Detran


No novo modelo de identificação de pessoas inscritas para retirar a carteira de motorista, tudo é informatizado. É o chamado sistema biométrico, onde uma característica biológica, única de cada candidato, é usada para identificá-lo. Neste caso, são as digitais.
O dedo polegar é colocado no leitor biométrico. Logo em seguida, a foto aparece na tela do computador. Todo o processo é monitorado, em tempo real, pelo Detran.
"Você está aqui, veio para aprender, para quando chegar lá saber que fez tudo para chegar na hora certa e tirar a nota boa, passar e sair de carro", elogia Marcela Moura.
Quando ocorre algum erro na leitura biométrica, é necessário fotografar o candidato. Depois, online, a foto é enviada para o Detran, que vai validar ou não a identificação. O novo sistema está em fase de testes. Até o próximo dia 15 de janeiro, todas as autoescolas, ou centro de formação de condutores, como são chamadas agora, terão que se adaptar ao modelo recém-implantado.
A iniciativa está sendo bem aceita pelos empresários do setor. "Com o sistema novo de biometria, de validar a presença do aluno de acordo com a sua digital, nós estamos ganhando em qualidade, seriedade, e estamos prestando agora com esclarecimento o serviço de qualidade para a população", afirma o dono de autoescola Ygor Valença.
O presidente do Detran acredita que a identificação biométrica dos candidatos vai trazer mais segurança e rigor a todo o processo de expedição de novas habilitações. "Isso vai evitar qualquer fraude, como por exemplo o aluno ter declarado que cumpriu a carga horária e não ter feito. Agora, com a implantação da biometria, todo esse acompanhamento será online e real", comemora Manoel Marinho.
De acordo com a previsão do Detran, em todo o Estado o exame biométrico nas provas práticas deverá ser implantado nos próximos três meses.



Fonte: pe360graus

0 comentários:

Postar um comentário

Aproveite este espaço com responsabilidade e exerça seu papel de cidadão .