Governo assina gratuidade para os cursos da UPE


Os estudantes da Universidade de Pernambuco conseguiram a gratuidade para os cursos da UPE, a partir de 2010. Nesta segunda-feira (14), mesmo dia em que seria realizada uma assembleia com os integrantes da campanha “Todos unidos pela gratuidade”, foi assinado o decreto que garante o fim do pagamento nos 24 cursos da instituição.

Durante o evento, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos,foi aplaudido com entusiasmo pelos estudantes. O governador afirmou que decretar a gratuidade da UPE é uma conquista também do governo. “Democratizar o acesso daqueles que não podem pagar e também para Pernambuco deixar de ser o único Estado com uma Universidade estadual paga”, explica.

O reitor da UPE, Carlos Calado, disse que a assinatura do decreto significa um grande passo.”Nesse momento com a gratuidade vencemos uma fase da luta. A próxima luta é resgatar a autonomia financeira da Universidade”, comenta.

A UPE era a única universidade pública do país que cobrava mensalidades. A medida vai beneficiar cerca de 7.500 alunos. Atualmente, a UPE conta com aproximadamente 15 mil alunos e mais da metade (55%) paga taxas que variam de R$ 30 (cursos de licenciatura) a R$ 160 (curso de odontologia).

A assinatura ocorreu no auditório Clélio Lemos da Faculdade de Ciências da Administração da UPE (Fcap), na Madalena.


Fonte: pe360graus

0 comentários:

Postar um comentário

Aproveite este espaço com responsabilidade e exerça seu papel de cidadão .