Pesquisa revela mudanças na preferência do consumidor


Uma pesquisa da Federação do Comércio de Pernambuco sobre o comportamento do consumidor no final de ano mostra que a preferência está mudando. Sapatos e roupas novas continuam no topo da lista, como sempre, mas outros produtos mudaram de posição.

Os móveis e utensílios para casa, por exemplo, que apareciam em oitavo lugar no rol de compras de fim de ano, passaram para a quarta posição entre os mais vendidos no comércio da região metropolitana.

Segundo especialistas, o fim da cobrança do IPI e o crescimento do mercado imobiliário justificam essa mudança de cenário. A pesquisa revelou ainda que o cheque praticamente sumiu. O dinheiro e o cartão de crédito são as principais formas de pagamento.

Não apenas a preferência do consumidor mudou: ele está investindo mais nas compras de fim de ano. O crescimento, segundo o levantamento, foi de 9% em relação ao mesmo período do ano passado. Sueli Fernandes, cabeleireira percebe que há mais consumidores na rua: “com certeza estou gastando um pouco mais, até porque recebendo um pouco mais, dá pra gastar mais”.

Quem gostou da notícia foram os lojistas. De acordo com o consultor econômico da Federação do Comércio, Luiz Kehrle, em termos de vendas, este será um natal para ficar na história: “seguramente será o melhor natal que o comércio já conheceu nos últimos anos. Não acredito que tenha havido nenhuma expectativa de natal tão extraordinariamente boa como a deste ano”.



Fonte: pe360graus

0 comentários:

Postar um comentário

Aproveite este espaço com responsabilidade e exerça seu papel de cidadão .