Número de pernambucanos conectados à internet dobra em três anos, diz IBGE

Uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que o pernambucano está mais conectado à internet. Em três anos, o aumento do número de internautas chegou a quase 100%. Os jovens é que são os maiores navegadores da rede.
De acordo com os dados, nos últimos três anos o percentual de usuários quase dobrou em Pernambuco. O aumento foi de 97,7%, o que representa um crescimento maior que o do próprio Brasil, que teve um índice de 75,3%.

"É uma ferramenta útil, muito boa, não só do ponto de vista da pesquisa, mas da comunicação, para a área de finanças também. É uma ferramenta fantástica", resume o técnico em informática Hugo Correia.

Sempre que tem uma folga, o representante comercial Eduardo Albuquerque se conecta à internet. São pelos menos duas horas por dia em frente ao computador. "Acho que é importante você se atualizar, ver a notícia que você quiser, conversar com os amigos e se manter sempre atualizado com todas as notícias que estão acontendo no mundo", diz.
Mas, aos 50 anos, ele é minoria entre os internautas do Estado. A pesquisa do IBGE aponta que o jovens são os que mais usam a rede mundial, principalmente na faixa dos 15 aos 17 anos.
Os pesquisadores também constataram que o acesso à internet é proporcional à escolaridade e à renda familiar. Entre as pessoas que recebem mais de cinco salários mínimos, quase 76% acessam a internet, enquanto que entre as que ganham até 1/4 do salário mínimo, apenas 13% entram na rede mundial de computadores.
E mais da metade dos usuários pernambucanos, 63,7%, moram na Região Metropolitana. "As pessoas aqui na Região Metropolitana têm mais lan houses, mais pontos públicos de acesso à Internet, têm o poder aquisitivo maior e por isso têm mais condições de comprar os seus próprios computadores e acessar de casa a Internet", explica o diretor do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (Cesar), Carlos Ferraz.


Fonte: pe360graus

0 comentários:

Postar um comentário

Aproveite este espaço com responsabilidade e exerça seu papel de cidadão .