MPPE divulga números da violência contra mulheres em Pernambuco

Um balanço do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) aponta 503 denúncias de violência contra a mulher no estado desde que a Lei Maria da Penha entrou em vigor, em 22 de setembro de 2006.
Em 2007, quando o total de denúncias emitidas pela Central de Inquéritos do MPPE foi de 3.102 crimes, as queixas deste tipo corresponderam a 12% do total, ou seja, 373 casos.
O número deu à violência contra a mulher o quarto lugar no ranking dos crimes mais freqüentes registrados pelo MPPE. O primeiro lugar é o crime de tráfico de drogas (16,9%), seguido por roubo (16,5%) e porte ilegal de arma de fogo (13,9%). O índice contra as mulheres chega a superar as ocorrências de furto (8,9%) e homicídios (8,1%).
O aumento no registro de violência de gênero se deu porque, de acordo com a Lei Maria da Penha, todos os inquéritos, inclusive os de ameaça e lesão corporal leve, devem passar pelo MPPE, responsável por denunciar os réus e assim dar início aos processos penais, que só podem ser arquivados caso a vítima declare isso em audiência, na presença de um juiz.
Reportagem: Alexandre Rogério

1 Comentário:

Unknown disse...

Secretaria Especial da Mulher da Vitória de Santo Antão será empossada nesta quinta-feira

A sindicalista e líder feminista Maria do Socorro Santos, 55 anos, foi escolhida pela prefeitura de Vitória de Santo Antão para assumir a recém criada Secretaria Especial da Mulher. A posse acontece nesta quinta-feira, (6/3), às 17h, na Câmara de Vereadores da cidade, a 45 km de Recife.

Detalhes:http://mulheresdavitoria.wordpress.com/
Contatos: Wilson Firmo (DRT 3124/PE) 8871-9644

Postar um comentário

Aproveite este espaço com responsabilidade e exerça seu papel de cidadão .