Planos de saúde lideram ranking de reclamações ao Idec em 2007

Os planos de saúde lideraram o ranking de consultas e reclamações do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) pelo oitavo ano consecutivo, respondendo por 17,1% dos 20 mil contatos de consumidores recebidos em 2007. Os principais problemas foram reajustes abusivos e falta de cobertura de procedimentos, consultas e exames.
O setor financeiro, segundo da lista, foi responsável por 14% das queixas, especialmente sobre tarifas bancárias e de cartão de crédito. Em terceiro lugar, o segmento telecomunicações respondeu por 13,8% das solicitações de orientação, em sua maioria a respeito da mudança de cobrança de pulso para minuto, além de aspectos envolvendo o novo sistema, como a escolha do melhor plano, o detalhamento da conta e as informações trazidas no demonstrativo de pagamento.
Na avaliação da advogada do Idec, Maíra Feltrin, a liderança dos setores de saúde, financeiro e telecom no ranking se repete há pelo menos oito anos, o que sinaliza um nível insuficiente de melhorias para o consumidor. "As consultas sobre reajustes abusivos e falta de coberrtura para exames se repetem. Isso pode indicar que o setor não evoluiu a ponto de atender as necessidades do consumidor", disse ao Blog.
Outros setoresProdutos com defeito ou oferta enganosa representaram 12,2% das reclamações, enquanto serviços mal executados e produtos com problemas dentro do período de garantia responderam por 8,1% dos atendimentos.
Em seu balanço anual, o Idec ressaltou ainda que uma quantidade considerável de orientações referiam-se às ações judiciais promovidas pelo instituto envolvendo perdas nas cadernetas de poupança durante os planos econômicos Bresser, Verão e Collor.
Reportagem: Alexandre Rogério

1 Comentário:

Anônimo disse...

Olá
Meu nome é Sender possuo o plano de saúde da Unimed Paulistana Supremo, fiz a escolha desse plano a mais ou menos 2 anos, antes tinha a Porto Seguro só que eu pagava 3.500,00 reais (plano empresarial) me ofereceram o plano DA UNIMED POR 1.500,00 com os mesmos Hospitais e laboratórios então pensei posso economizar por mês 2.000,00 reais porque não fazer é tudo igual? Que nada, logo que entrei depois de 8 meses meu pai teve um problema que o coração dele estava batendo desregulado ficou internado 5 dias no Hospital Samaritano a Unimed depois de 3 dias me avisou que não iria pagar, pois era doença preexistente (não era) no final sobrou uma conta de 12.000,00 para eu pagar.
Agora meu pai precisou fazer uma agiotomografia de carótidas e vertebrais a Unimed me deu uma canseira de 10 dias para autorizar o exame, depois de ficar horas e horas ligando para 11 3113-0800 e passando de um para outro, bom mais ai deu certo autorizarão e fez o exame, só que no exame foi constatado que ele esta com 90% da carótida entupida e precisa fazer uma cirurgia de emergência para desobstrução da carótida com stent o medico me deu os seguintes códigos para eu pedir autorização 39040240, 32130457, 39120015, 39120112.
Eu dia 20/05/2008 fui ao medico e peguei as guias para pedir autorização , quando sai liguei direto para Unimed eles me falaram que em 48 horas já teria uma resposta, a resposta foi dada hoje dia 26/05/2008 (resposta dada em 144 horas depois) que o medico não tem contrato com a Unimed para fazer essa cirurgia e também o medico não é especialista nessa área. Então desliguei o telefone e liguei para o medico e tive que escutar do medico que ele é especialista e ainda por cima tem dois títulos de especialista nessa área então liguei de volta para Unimed que não é fácil ligar, pois demora 1 hora para ser atendido e uma menina atendeu e me explicou que ela acha que deve ser feita a cirurgia de carótida por um cardiologista e não um cirurgião vascular com especialidade em caro ditas então perguntei se ela era medica ela me falou que não, que era palpite dela (é de revoltar ouvir isso uma atendente que mal tem o 2 ºgrau dar dica de cirurgia).
Bom e agora estou aguardando uma resposta, pois o medico passou para a Unimed os contratos que ele tem com a Unimed provando que ele faz essa cirurgia e os seus títulos.
Pior de tudo é saber que meu pai esta com 90% estúpida da carótida preste a ter um derrame ou um AVC e a Unimed brincado com seu cliente. Essa é a Unimed
Obrigado por dar espaço
Sender
Carteira de plano 0 333 000 143347801 3 Silvio Buchman

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