Dom Fernando Saburido volta à cidade onde passou a infância



Duas semanas depois de ser saudado por uma multidão quando tomou posse como arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido viveu momentos semelhantes, nesse domingo (30), em Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata. Mais de mil pessoas se reuniram na praça principal da cidade para recebê-lo, em homenagem organizada pelos moradores e pela Igreja Católica local. Embora tenha nascido no distrito de Jussaral, no Cabo de Santo Agostinho, Grande Recife, o sacerdote foi morar em Vitória aos 5 anos de idade.

Eram exatamente 18h quando, acompanhado de batedores da Polícia, dom Saburido chegou à Igreja de Nossa Senhora do Rosário. Sinos tocaram, anunciando a presença dele. Com lenços amarelos e brancos, os fiéis demonstraram a alegria de ter o religioso no município. Durante o curto trajeto até a frente do templo, foi bastante cumprimentado.

Dom Saburido recebeu do prefeito Elias Lira (DEM) as chaves da cidade. Soube pelo presidente da Câmara de Vereadores, Manoel de Holanda, que ganhará o título de Cidadão de Vitória. “Senti uma emoção muito grande na minha posse, no Recife. Também aqui estou emocionadíssimo e feliz com a acolhida. Já me sentia filho de Vitória. É com grande alegria que receberei o título de cidadão da cidade”, comentou.

Em cortejo, seguiu até a frente da Matriz de Santo Antão, onde foi celebrada uma missa. O padre Renato Cavalcanti, pároco da matriz, fez dois pedidos ao arcebispo: que sejam criadas duas novas paróquias no município (Maués e Pirituba) e que o diácono Egnício Alves de Lira seja ordenado padre. “É um sonho de Egnício virar padre. Ele só não seguiu a vida sacerdotal porque não teve condições de pagar os estudos”, contou padre Renato.

Seis dos sete irmãos de dom Saburido, além de sobrinhos e outros parentes, acompanharam as homenagens. Estavam lá Rosângela, Carmem, Maria Dulce, Sérgio, Pedro e Evaldo Saburido. Apenas Francisco de Assis, que mora em Araripina, não foi. “Estamos muito felizes. Tonho (como é chamado pela família) sabe escutar, tem humildade e é um homem de diálogo”, comentaram as irmãs Rosângela e Carmem. Moradores de Jussaral também estavam presentes.

Mesmo sem conhecer dom Saburido, a manicure Severina Vicente da Silva fez questão de ir à matriz saudá-lo. “Tomara que ele seja um bom arcebispo.” A estudante Simone Oliveira se apressou em cumprimentá-lo, assim que ele chegou à cidade. “É filho de nossa terra e estamos orgulhosos disso. Espero que os jovens voltem a frequentar a Igreja, atraídos pela renovação que vem com dom Saburido”, observou.

POSSE - Nesta terça-feira (1°), às 9h, tomará posse como vigário-geral da Arquidiocese de Olinda e Recife o padre Lino Rodrigues Duarte, 57 anos, administrador da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, em Bairro Novo, Olinda. A cerimônia será na Capela de Nossa Senhora da Conceição, que fica na sede da Cúria Metropolitana, na Várzea, Zona Oeste do Recife.

Na próxima segunda-feira, dom Saburido viajará a Roma, na Itália, onde passará 20 dias, participando de uma visita ao papa Bento XVI. Ele integrará uma comitiva de bispos da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Regional Nordeste II.


Fonte: JC Online

Fotos: Raminho Fotográfo

Procura por tratamentos antifumo aumenta após lei


Mais do que garantir a saúde dos chamados fumantes passivos, a lei antifumo, que entrou em vigor neste mês, em São Paulo, e já funciona em cidades de pelo menos outros quatro estados do país , incentivou parte da população a procurar tratamentos para deixar o vício. A proibição do fumo em locais públicos, segundo especialistas, levou muita gente a acreditar na capacidade de deixar o cigarro.

"Com a restrição, as pessoas começaram a perceber que conseguiam passar mais tempo sem fumar, e isso as encorajou a procurar ajuda para deixar o vício definitivamente. Percebemos um interesse cada vez maior das secretarias estaduais e municipais de saúde em ampliar o atendimento a essa população", diz ao G1 Tânia Cavalcante, coordenadora do Programa Nacional de Controle do Tabagismo, do Instituto Nacional de Câncer (Inca), do Ministério da Saúde.

De acordo com Tânia, o salto no número de atendimentos, apesar de ainda não ter dados oficiais, pode ser percebido pelo interesse na ampliação da rede de unidades preparadas para ajudar quem quer deixar o vício. "Temos hoje cerca de 800 unidades de atendimento gratuito, distribuídas em 500 municípios do país. Em 2010, nosso planejamento indica que teremos pelo menos 3,3 mil postos de atendimento, distribuídos em 1,2 mil cidades."

No Brasil, cerca de 16% da população acima dos 15 anos fuma. O cigarro, de acordo com o Inca, é responsável por cerca de 200 mil mortes por ano. O hábito também leva ao registro de mais de 27 mil casos de câncer de pulmão por ano, e mais de 14 mil casos de câncer na cavidade oral. Neste sábado (29), o governo promove o Dia Nacional de Combate ao Fumo, como forma de dar mais um incentivo aos fumantes.

Onde buscar ajuda

“Existe um programa nacional de combate ao tabagismo, que trabalha em parceria com as secretarias estaduais e municipais. Temos três grandes frentes: evitar que os jovens, principais alvos da indústria do cigarro, comecem a fumar; incentivar dependentes a deixar o vício; e proteger a população do tabagismo passivo. Para isso atuamos no âmbito educativo, com campanhas, e na implantação do tratamento no Sistema Único de Saúde", afirma Tânia.

Para o Inca, o medicamento é apenas um coadjuvante no tratamento contra o tabagismo. "O principal aspecto é a abordagem cognitivo-comportamental em grupos, que pretende ajudar o fumante a entender a dependência e os riscos que corre. Só assim ele poderá adotar mudanças em sua rotina, para reaprender a viver sem o cigarro", afirma a coordenadora.

Saiba onde encontrar alguns dos postos de atendimento gratuito
São Paulo O cidadão deve procurar qualquer uma das 420 unidades básicas de saúde da cidade (os endereços podem ser consultados pelo telefone 156). Depois do acolhimento e avaliação médica, o paciente será encaminhado, de acordo com sua necessidade, a uma unidade de referência no tratamento de combate ao tabagismo.
Rio de Janeiro Para informações sobre os endereços das unidades de saúde habilitadas para o tratamento antitabagismo, o cidadão deve acessar o site da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, ou entrar em contato pelo telefone (21) 3523-4025.
Curitiba Na cidade há 22 unidades de saúde habilitadas para o tratamento gratuito ao cidadão, entre elas Bairro Novo, Osternack, Centro de Atendimento Psicossocial (Caps) Boa Vista, Cajuru, entre outros. Os endereços podem ser encontrados no site da prefeitura ou pelo telefone 0800 644 0041.
Recife Há pelo menos sete unidades habilitadas na cidade. Os Centros de Atendimento Psicossocial Professor Luiz Cerqueira, Jandira Masur, Estação Vicente Araújo, Professor René Ribeiro e Professor José Lucena. O cidadão pode procurar ainda o Centro de Prevenção, Tratamento e Reabilitação do Alcoolismo e o Centro Eulâmpio Cordeiro.
Fonte: secretarias municipais de Saúde

Segundo Tânia, não existe uma fórmula mágica. "Só um conjunto de ações pode ajudar alguém a deixar o vício. É importante socializar o conhecimento, incentivar leis que proíbam a propaganda ou que proíbam fumar em recinto coletivo, colocar advertências nas embalagens e até uma política de preços e impostos mais adequada, porque no Brasil o cigarro ainda é muito barato e isso facilita a iniciação."

No Instituto do Coração (Incor), do Hospital das Clínicas, em São Paulo, o tratamento que é oferecido desde 1996 é um pouco diferente do proposto pelo Instituto - que propõe encontros em grupo e acompanhamento psicológico, entre outras coisa -, mas, segundo a diretora Jaqueline Scholz Issa, funciona.

"Temos um índice ótimo de sucesso. Cerca de 45% das pessoas que passam pelo tratamento deixam de fumar definitivamente", diz ao G1a diretora do Programa de Tratamento de Tabagismo do Instituto do Coração e autora dos livros “Deixar de Fumar” e “Sem Filtro”.

Podem participar do programa do Incor pacientes do Instituto, por meio do SUS, ou quem tiver um convênio que tenha vínculos com o hospital. “O tratamento é focado na ação médica, com medicamentos para abstinência, e se dá com uma relação bastante próxima entre médico e paciente”. O programa tem duração de um ano e é individual, sem consultas com psicólogos.

Depois da lei antifumo, a demanda pelo tratamento do Incor por meio dos convênios aumentou pelo menos 20%. “Sem dúvida foi um incentivo e, mais do que isso, a lei rejuvenesceu a procura por tratamento. Antes nos procuravam pessoas mais velhas, já com problemas de saúde. Hoje, como os mais afetados pela lei são os mais jovens, criou-se uma nova demanda.”

O Inca recomenda que o cidadão entre em contato com a Secretaria de Saúde do seu município para consultar a lista de unidades de saúde habilitadas.

Aberto ao público

O Programa Antitabágico do Hospital Universitário da Universidade de São Paulo (USP) existe desde 2004 e é aberto a qualquer pessoa. Os medicamentos, no entanto, quando necessários, só são fornecidos gratuitamente a funcionários da universidade. A partir de setembro, serão abertos grupos específicos para alunos da USP e para adolescentes e gestantes fumantes.

“Esses são públicos especiais com que não temos experiência, então como o Hospital Universitário tem a função de educar, vamos abrir espaço para conhecer melhor os adolescentes e gestantes que fumam e querem parar”, diz ao G1 o professor João Paulo Lotufo, médico responsável pelo programa. São atendidas cerca de 30 pessoas por mês.

O tratamento para o combate ao tabagismo dura cinco semanas, com encontros uma vez por semana. “A primeira etapa do tratamento é o conhecimento do que acontece, do porquê da dependência química, comportamental e emocional. Depois disso há o atendimento com médicos, enfermeiros e psicólogos e a pessoa vai reduzindo o fumo por conta própria. Não existe um método para parar de fumar. Algumas pessoas precisam de remédios para combater a síndrome de abstinência”, afirma Lotufo.

Com o término do período, é recomendado permanecer com o tratamento. “Difícil não é só parar de fumar, mas ficar sem fumar depois.”

Apesar de ser aberto a todos, o público majoritário do programa são homens e mulheres entre 30 e 50 anos. Vale lembrar que as inscrições devem ser feitas pessoalmente, para que uma primeira entrevista com o interessado já seja realizada.


Fonte: G1

OMS diz que 40% dos mortos pela gripe são adultos com boa saúde


A diretora da Organização Mundial da Saúde (OMS), Margaret Chan, afirmou que 60% das mortes provocadas pelo vírus da nova gripe são em pessoas com problemas de saúde, por isso os 40% restantes correspondem a jovens adultos saudáveis.

"Este vírus viaja em uma velocidade incrível, inédita. Em seis semanas, percorreu a mesma distância que outros vírus em seis meses", indicou a máxima responsável da OMS, em entrevista publicada hoje no jornal "Le Monde".

O vírus A (H1N1), a primeira pandemia do século XXI, provocou a morte de pelo menos 2,185 mil pessoas no mundo e pelo menos 209,438 mil pessoas já foram infectadas.
Segundo Margaret, 60% dos casos fatais da nova gripe são de "pessoas que tinham problemas de saúde subjacentes", acrescentando que "isso significa que 40% das mortes dizem respeito a jovens adultos - em boa saúde - que morrem em cinco ou sete dias de uma pneumonia virótica".

"É o fato mais preocupante: curar os pacientes é muito difícil", declarou.

A diretora da OMS considerou também que "até 30% dos habitantes de países com uma forte densidade de população correm o risco de se infectar", e alertou aos Estados que devem "se preparar para o pior e esperar o melhor", já que as pandemias gripais são "altamente imprevisíveis".

Embora a capacidade mundial de produção de vacinas tenha sido duplicada para lutar contra a pandemia, os 900 milhões de doses contra o vírus da nova gripe que serão produzidos "não serão suficientes", acrescentou Chang.
Portanto, a diretora da OMS concedeu grande importância à necessidade de boas políticas de comunicação para que métodos simples para enfrentar a infecção, como lavar corretamente as mãos ou permanecer em casa se estiver doente, ajudem a combater o vírus.


Fonte: G1

Filósofo cria língua universal para web e prevê nova revolução do conhecimento


A internet permitiu que, pela primeira vez na história, se tornasse possível manter um arquivo universal do conhecimento e da produção cultural de nossa espécie. Mas para o filósofo francês Pierre Lévy, esse poder já começa a mostrar limitações, e é hora de promover uma “recauchutagem” na estrutura da rede.

Mas para transformar a web em uma máquina capaz de identificar a verdadeira inteligência coletiva, no entanto, Lévy prevê dois grandes desafios: a ausência de profissionais habilitados para trabalharem na organização das informações, e a necessidade da adoção de um padrão para a chamada “web semântica” – que permitirá que todo o conhecimento seja coordenado automaticamente por conceitos, e não mais simplesmente pelos links entre documentos.

A evolução proposta por Lévy - dono de uma bibliografia extensa sobre cibercultura e sobre a relação entre o virtual e o real - passa pela criação de regras para a organização das informações. Para isso, o filósofo desenvolveu uma linguagem universal capaz de compreender as ideias expressas em qualquer idioma e que, ao mesmo tempo, pode ser processada por computadores.

“Isso significaria o fim da fragmentação da informação, atualmente dividida por conta de barreiras de linguagem e escolhas diversas de sistemas de organização”, afirma Lévy, em entrevista ao G1. O projeto coordenado pelo francês é desenvolvido por um grupo de pesquisadores na Universidade de Ottawa, no Canadá.

Leia a íntegra da entrevista com Pierre Lévy

A IEML (sigla em inglês para “metalinguagem da economia da informação”) é completamente artificial, e segue, nas palavras de Lévy, “regras bastante estritas”. Conceitos universais são codificados utilizando sequências de seis símbolos com significados primitivos: o código *E:**, por exemplo, significa “vazio”. Os símbolos são organizados em grupos de três, e cada “camada” de informação reúne três grupos anteriores. Termos utilizados constantemente ganham abreviações, o que facilita a criação de frases.

“Você está lendo um documento e identifica que ele trata sobre os conceitos ‘x’, ‘y’ e ‘z’. O computador será capaz de identificar que este documento está ligado a outros, e ajudará a filtrar, navegar e expandir seu acesso a conhecimentos correlatos”, afirma Lévy.

Ciências como psicologia, economia e sociologia seriam as maiores beneficiadas com a adoção deste código universal. Lévy acredita que as ciências humanas viverão, na próxima geração, uma revolução semelhante à que impulsionou os estudos naturais com a invenção da prensa rotativa por Johannes Gutenberg, no século XV.

“Hoje em dia, todos os dados sobre o comportamento humano podem ser reunidos no ciberespaço, o único problema é que ainda não temos a capacidade de explorar essas informações”, explica o francês. “Se alguém escreve um blog em chinês, eu não consigo ler, você não consegue ler e os programas de tradução automática, como do Google, não são muito bons. Portanto, não há comunicação”.

Mas há barreiras – reconhecidas pelo próprio criador – para transformar esse “Esperanto eletrônico” em realidade. Há outros projetos que pretendem ocupar essa “quarta camada” da internet (ver infográfico abaixo), alguns deles inclusive apoiados pelo próprio inventor da web, o engenheiro britânico Tim Berners-Lee. “Talvez não seja a língua que eu criei que será a base dessa revolução científica, mas haverá (na web do futuro) algo nesses moldes”, diz Lévy.


Fonte: G1

Comissão da Câmara aprova PEC dos Vereadores na madrugada

De afogadilho e com a presença de 22 deputados, a polêmica PEC dos Vereadores - que aumenta em 7.343 o número de vereadores no país - foi aprovada, na madrugada da ultima quinta-feira, na comissão especial da Câmara. A votação foi realizada pouco depois da meia-noite, assim que as votações no plenário da Casa foram encerradas. A proposta segue agora para votação em plenário, onde são necessários 308 votos. ( Leia também: Governo promete liberar R$ 1 bi de emendas parlamentares em setembro para pôr fim à rebelião na Câmara )

O projeto, que eleva o número de vereadores dos atuais 51.748 para 59.791, tramita apensado à PEC que reduz os gastos com os legislativos municipais, também aprovada. A proposta diminui de 5% para 4,5% o percentual máximo das receitas tributárias e das transferência municipais para financiamento da Câmara Municipal.

- Considero necessário manter intacto o texto de ambas as propostas, mesmo porque se os alterarmos serão devolvidos ao Senado Federal - explicou o relator do projeto, deputado Arnaldo Faria de Sá.

O relator leu o parecer, que manteve texto do Senado , e nenhum dos deputados presentes quis fazer encaminhamentos ou declarações para permitir a votação célere da emenda. O texto foi aprovado em votação simbólica, menos de meia hora depois de iniciada a sessão, sem que nenhum dos presentes se manifestasse contra.

Suplentes comemoram com palmas e cantando hino nacional

No plenário da comissão, muitos suplentes de vereador que aguardam ansiosamente a aprovação da emenda na expectativa de poder assumir uma vaga, comemoraram com palmas e cantando o hino nacional. Depois de votada a emenda, os deputados presentes manifestaram sua satisfação de aprovar o texto e avisaram que irão procurar o presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), para tentar viabilizar a votação em plenário já na próxima semana. ( Temer diz que nova CPMF sofrerá resistência na Câmara )

A emenda retroage a 2008 e, se entrar em vigor, implicará na recontagem de votos. O aumento de vagas retroativo muda o coeficiente eleitoral e poderia ocasionar a perda de mandato para vereadores em exercício. Um dos artigos da proposta estabelece que suplentes na eleição do ano passado podem preencher as novas vagas.

Fatiamento da proposta no Senado causou polêmica

Em 2008, a Câmara aprovou uma proposta que permitia o aumento do número de vereadores mas reduzia os repasses para os legislativos municipais. O Senado fatiou em duas a PEC aprovada pelos deputados: uma tratando do aumento do número de vereadores, e a outra, dos gastos com os legislativos municipais. O então presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), recusou-se a promulgar apenas a PEC que aumentava o número de vereadores, como queriam os senadores, sob a alegação de que eles romperam o equilíbrio do texto aprovado pelos deputados.

A recusa levou o então presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho, a entrar com um mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal (STF) exigindo a promulgação parcial da PEC. Em março deste ano, as novas mesas diretoras das duas Casas decidiram analisar a parte que trata da limitação de gastos em outra proposta. O Senado desistiu do mandado de segurança no STF.

Agora, a proposta segue para o plenário da Câmara, onde passará por dois turnos de votação. Se os deputados aprovarem o texto sem alterações, a PEC poderá ser promulgada e incluída na Constituição. Se o texto dos deputados for diferente do aprovado pelos senadores no ano passado, terá que ser enviado para nova análise no Senado.


Fonte: O Globo Online

Palestra sobre "Empregabilidade" no Intituto Histórico e Geográfico de Vitória



Na manhã de hoje, 27/08, no Salão Nobre do Instituto Histórico e Geográfico de Vitória de Santo Antão, foi realizada a Palestra sobre EMPREGABILIDADE, ministrada pelo Superintendente da SEAD, João Rocha, que explanou a dificuldade da pessoa com deficiência tem com relação a capacitação para o emprego, principalmente porque as Empresas acham que o Deficiente tem que se adaptar a ela, mas por Lei, é completamente o contrario, e o Empresário do nosso estado tem que se conscientizar e deixar de dá prioridade aos deficientes que sobem escada ou o com deficiencia auditiva, visto que eles trabalham próximos as maquinas que fazem muito barulho, sem problema, e o importante é ter a certeza que aqueles que não sobem degraus, também são competentes e merecem oportunidade, e fazendo a acessibilidade necessária na empresa, vai ser confortável também para quem vai usar, porque a acessibilidade é bom para todos.
No final foi feito um grande debate, que deixou todos os participantes satisfeitos, e o superintendente deixou bem claro que as portas da SEAD – Superintendência Estadual de Apoio a Pessoa com Deficiência, estão abertas para tanto para ADVISA, que foi muito bem elogiada pelo Superitendente, pela sua participação na luta em prol do do deficiente em nivel estadual, como também para as Secretárias do nosso Município.



Reportagem: Kaká Alves
Fotos: Raminho Fotógrafo

Culto de Ação de Graça pela Semana da Pessoa Com Deficiência



Foi realizado, ontem (26/08), Culto de Ação de Graça pela Semana Municipal da Pessoa com Deficiência, ministrado, belissimamente pelo Pastor Oseas, no salão térreo da Igreja Batista, visto que a mesma se encontra em reforma.

O Culto reuniu um grande numero de Deficientes, Professores, representantes de várias secretarias do município, pessoas que estão integradas nas comemorações da semana e irmãos integrantes da congregação Batista.




Reportgem: Kaká Alves

Fotos: Sandro

Grande Exposição de animais em Vitória de Santo Antão, de 27 a 30 de agosto

A tradicional Exposição de Animais da cidade de Vitória de Santo Antão em Pernambuco acontece entre os dias 27 a 30 de agosto de 2009.

Vitória, a Capital Pernambucana do Gir Leiteiro, terá uma participação única e extensa da Raça, com a presença confirmada dos maiores e melhores rebanhos de Gir Leiteiro do estado, como por exemplo Manassés Rodrigues (Presidente da Associação Pernambucana dos Criadores, ex- Sociedade Nordestina de Criadores), Cristiano Nogueira (2 vezes Melhor Criador da Exposição Nordestina), Fernando Almeida, Neilson Fonseca (várias vezes Melhor Criador e Expositor, Expo. Nordestina) e outros.

O evento acontece no Parque de Exposição municipal com a participação de criadores, expositores e bandas locais.


Fonte: InfoDiversidade

Palestra com o Tema: Eu Aceito a Diferença? E você!



Foi realizada na manhã de hoje (25/08), às 9 horas, no auditório da FACOL, Palestra em comemoração a Semana Municipal da Pessoa com Deficiência, para professores, pais e mães de filhos deficientes da nossa cidade, tivemos como palestrantes as psicólogas Mariana Lira e Karla Mesquita, com o Tema: Eu Aceito a Diferença? E Você!
Com participação efetiva dos presentes, questionando e debatendo com as palestrantes, tornando a palestra bastante ativa e gostosa de participar, e tanto as professoras e os pais, quanto as palestrantes mostravam com exemplos do seu dia-a-dia de como é difícil a inclusão dos deficientes mentais grave, por isso não deve acabar com as salas especiais, quanto a acessibilidade no nosso município, como o exemplo do Presidente da ADVISA, Alexandre, destacou, que existem dois órgãos do Poder Judiciário em nosso município que não tem nenhuma acessibilidade nos prédios onde funcionam, que são o Juizado das Pequenas Causas, na Praça do Fórum, e a sede da OAB que fica próximo a Prefeitura Municipal, onde todos acharam um absurdo. No final todos aplaudiram bastante as duas profissionais que fizeram uma bela palestra.



Reportagem: Kaká Alves
Fotos: Raminho Fotógrafo

Passeata e Feira Cultural em Comemoração a Semana da Pessoa com Deficiência



Foi realizada, 24/08, com grande sucesso a passeata com trabalho de conscientização no comercio e no trânsito envolvendo toda comunidade escolar e entidades envolvidas com a causa, em comemoração da Semana da Pessoa com Deficiência. Teve inicio na gente do prédio da Prefeitura Municipal, percorrendo toda extensão da Av. Mariana Amália, subiu para a Matriz, descendo pela duque de Caxias e encerrando em frente da sede do Clube O Camelo.

Na saída a Secretária de Educação usou da palavra agradecendo a presença de todos e ressaltando a importância da inclusão e de uma educação especial feita com responsabilidade, como esta sendo feita no município de Vitória de Santo Antão. O Deputado Henrique Queiroz também usou da palavra na Av. Mariana Amália, parabenizando todos os deficientes do município pela belíssima passeata de conscientização, logo em seguida o Presidente da Associação dos Deficientes da Vitória de Santo Antão, Alexandre Rogério, usou da palavra, dizendo que em nosso estado tem cerca de 1.400,000 deficientes, cerca de 13% da população de Pernambuco, e esses deficientes são consumidores, e pediu de coração que os comerciantes de Vitória faça acessibilidade em seus estabelecimentos para facilitar o acesso, e não precise usar da promotoria publica para forçar que seja cumprida a Lei de acessibilidade.

Toda Passeata foi animada com um Trio Elétrico, com Joãozinho do Acordeom e seus cabras tocando um forró de primeira ao vivo, tivemos a participação de Marconi fazendo embolada com seu pandeiro, e tanto Joãozinho como Marconi são deficientes visuais. No final em frente do Clube O Camelo foi servido um lanche a todos que acompanharam a passeata.

Às 15 horas foi iniciada em frente do Clube O Camelo, no Bairro do Camelo, Feira de Exposição, com apresentação de grupos de trabalhos, palhaços, apresentação teatral, dança, com crianças que fazem parte da educação especial do nosso município.






Reportagem: Kaká Alves
Fotos: Raminho Fotógrafo

Vera Cruz vence o Ararapina, é Campeão do Pernambucano A2 por antecipação


No primeiro jogo da final da séria A2 do Campeonato Pernambuco, o Vera Cruz venceu de virada o Araripina fora de casa, por 2 x 1. O resultado garantiu o título para a equipe de Vitória de Santo Antão de forma antecipada, já que a equipe tinha a melhor campanha e jogava apenas por uma vitória nos dois jogos. Quem saiu na frente foi o Araripina - Odilon cruzou, Diego dominou e bateu na saída do goleiro do Vera Cruz, Gideão. O gol de empate do Vera Cruz foi marcado por Tanque. Na pequena área, ele foi mais rápido que Danilo e marcou. Na virada, Felipe cruzou e Tanque, outra vez bem colocado, só teve o trabalho de mandar pra rede. O jogo da volta será no próximo domingo (30), mas é só para cumprir tabela. As duas equipes já estão garantidas na primeira divisão do Pernambucano 2010.


Reportagem: pe360graus

Missa de Ação de Graça pela Semana Municipal da Pessoa com Deficiência



Foi celebrada neste domingo (23/08), por Padre Renato, na Igreja da Matriz a Missa de Ação de Graça pela semana municipal da pessoa com deficiência, com presença da Diretoria da ADVISA, deficientes e a representante da Secretaria de Educação do Município, Professora Adelma. No final da missa, Matheus de Deus e Melo deu avisos referente as atividades da paróquia, e aproveitou o ensejo para parabenizar a luta da ADVISA e os fieis deram uma salva de palmas para a Associação dos Deficientes da Vitória de Santo Antão – ADVISA.


Reportagem: Kaká Alves
Fotos: Sandro

O evento em comemoração da Semana da Pessoa com Deficiência anima a Praça da Matriz



Em comemoração a Semana da Pessoa com Deficiência a ADVISA com apoio das Secretarias de Educação, Desenvolvimento Social, Obras e Defesa do Cidadão, realizou um brilhante evento na tarde e noite deste sábado (22/08), na Praça da Matriz, com apresentação de Teatro com jovens do Lions e Pró-Jovem, apresentação de Judô e Karaté com crianças da Casa da Criança, a Associação de Deficiente de Caruaru – APODEC realizou uma apresentação de Bocha Paraolímpica com dois atletas campeões regionais, que em setembro irão para o Nacional em Coritiba, e esse esporte está revolucionando atletas com paralisia mental e ADVISA está trazendo para Vitória. A Boneca Vitória interagiu com todos os presentes, e no final Joãozinho do Acordeom, deficiente visual, tocou muito forró, animando todos presentes.



Reportagem: Kaká Alves

Fotos: Raminho Fotógrafo

Eduardo Campos abre a 9ª semana Estadual da Pessoa com Deficiência



“O segmento das pessoas com deficiência não pode ser encarado pela máquina pública como uma questão setorial”. Com estas palavras, o governador Eduardo Campos mostrou a compreensão e o esforço da sua gestão na elaboração de políticas públicas voltadas para o segmento, durante a abertura da 9ª Semana Estadual da Pessoa com Deficiência.

O evento aconteceu nesta sexta-feira (21/08), no Palácio do Campo das Princesas. A Semana acontece até o próximo dia 28, e tem como tema “Trabalho Pra Todos”. O objetivo é chamar a atenção de autoridades, empresários e da sociedade em geral para o cumprimento da Lei 8.213/91 que estabelece cotas de 2% a 5% para a empregabilidade de pessoas com deficiência nas empresas públicas e privadas com mais de cem funcionários.

“Nós não queremos qualquer tipo de crescimento, mas um crescimento que respeite a natureza, que respeite a inclusão das pessoas que mais precisam e distribua oportunidades equilibre o nosso estado que é muito desequilibrado”, garantiu Eduardo se mostrando antenado ao tema da Semana.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, foi lançado no Diário Oficial, um edital que visa dar cidadania e oportunidades às pessoas com deficiência, através de projetos criados pela SEDSDH. “Nós temos que oferecer aos nossos irmãos oportunidades para inserí-los no mercado de trabalho. Aos amigos com deficiência, ajude-nos a ajudar vocês”, concluiu o secretário Roldão Joaquim.
João Rocha, da Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (SEAD), acredita que esta Semana é muito importante para atrair a iniciativa privada e a sociedade para este debate. “É preciso unir esforços para aumentar a inclusão do cidadão com deficiência, além de ter o reconhecimento de que as pessoas com deficiência têm capacidades produtivas e podem contribuir com o desenvolvimento”, ressaltou.
Na ocasião, Eduardo também assinou o decreto da criação do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Com Deficiência e empossou os novos conselheiros do setor e seus respectivos suplentes para o biênio 2009/2011. Além disso, Eduardo assinou convênios de cooperação técnica entre o Governo e várias prefeituras para intensificar as ações dirigidas à inclusão da pessoa com deficiência.
Paulo Fernando da Silva, vice-presidente da Fraternidade Cristã para pessoas com deficiência, membro do novo Comitê, reconheceu os esforços do governo para todo o segmento das pessoas com deficiências. “Acredito que a atual gestão está no caminho certo, e que este novo comitê vai ajudar a acelerar os avanços nesta área”, disse Paulo Fernando.
Eduardo falou aos conselheiros que o principal objetivo agora é a institucionalização das políticas públicas para as pessoas com deficiência. “Isto tem que ser feito até dezembro. Vamos discutir as pautas e, como já fizemos com a questão da juventude e de gênero, enviar à Assembléia Legislativa os documentos necessários para institucionalizar as políticas públicas para que elas independam de quem esteja aqui. Os direitos serão assegurados e a máquina pública incorporada a esses conceitos de política pública”, garantiu Eduardo.
Participaram do evento, a primeira-dama, Renata Campos, o deputado federal Paulo Rubem Santiago, os deputados estaduais Ayrinho e Nadeje Queiroz, além do secretário de Desenvolvimento Social, Roldão Joaquim, entre outras autoridades. A banda Tocando do Meu Jeito, composta por músicos com deficiência, animou a solenidade.
O Município de Vitória esteve presente com Associação dos Deficientes - ADVISA, alunos e orifessores do ensino especial da Escola municipal Mariana Amalia.



Reportagem: Alexandre Rogério
Fotos: Raminho Fotográfo

ADVISA presente na abertura da semana municipal da pessoa com deficiência da Cidade do Recife



Na manha dessa sexta-feira, (21/08), os Diretores da ADVISA estiveram presente na abertura da Semana da Pessoa com Deficiência da Cidade do Recife, no hall de entrada da prefeitura do Recife, com apresentação da Banda do CERVAC e Banda Vencedores Nordestino. Na ocasião também houve a exposição de artes do artista deficiente, Robson, que ficará até o dia 20/08. A progrmação continua no dia 22/08 – terá a Ação de Identidade Cidadã, das 08 às 14h, na Praça da Torre. Dia 24/08 – Solenidade ao Bicentenário de Louis Braile. Dia 25/08 – Reunião ampliada do COMUD com a presença da Promotora de Justiça Judite Borba. Dia 26/08 – Manhã de lazer no Jardim Botânico e Palestra com o Psicólogo familiar Luiz Schettini. Dia 27/08 – Sessão Solene na Câmara dos Vereadores ás 16 h. 28/08 – Palestra sobre o Estatuto e a Convenção da Pessoa com Deficiência, no auditória do CREA; Encerramento da Semana e abertura da IV Edição dos Jogos Municipal da Pessoa com Deficiência, às 16 horas, no Geraldão.; 16º Passeata com o Tema: “SE TENHO DIREITO< POR QUE NÂO SINTO EFEITO?; Simpósio: Sem acessibilidade não há inclusão, às 8:30 H. Parabenizamos o Sehor Edmilson, pelo brilhante a frete da Secretaria especial da pessoa cxom deficiente do estado.



Reportagem: Alexandre Rogério
Fotos: Raminho Fotógrafo

Semana Estadual da Pessoa com Deficiência: Secretaria de Saúde leva serviços para cidades do Interior

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) comemora a Semana Estadual da Pessoa com Deficiência oferecendo serviços à sociedade. Vacinação contra rubéola, aferição de pressão e exames para verificar a taxa de glicose no sangue são algumas das ações que serão desenvolvidas no interior de Pernambuco. As cidades de Ribeirão, Petrolina, Garanhuns, Bom Jardim, Floresta, Goiana, Igarassu, São Lourenço da Mata, Vitória de Santo Antão e Caruaru vão ganhar esses serviços.
A ideia, de acordo com Arabela Veloso, gerente de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência, é prevenir o aparecimento de doenças que possam causar deficiências. “Se nós controlamos a taxa de glicose no sangue, evitamos que num futuro possamos perder a visão ou até mesmo termos os membros amputados”, esclarece a gerente. “Da mesma forma, quando fazemos o controle da pressão arterial, prevenimos contra um acidente vascular cerebral, o que pode ocasionar deficiência física ou mental”, acrescentou. Ela informou ainda que a vacinação contra rubéola pode ajudar na prevenção contra surdez, cegueira e deficiências motoras e mentais.
Na segunda-feira (24), um posto volante será montado para receber os participantes que vão ao Centro Cultural José Mariano, na região central de Ribeirão, para assistir à palestra sobre empregabilidade das pessoas com deficiência. No lugar, a partir das 9h da manhã, as pessoas poderão se imunizar contra rubéola, aferir a pressão e verificar a taxa de glicose. O serviço estará disponível no mesmo dia em Garanhuns, às 14h, e em Petrolina, às 18h.
Na terça-feira (25), as ações de saúde chegam a Bom Jardim, às 8h, e em Floresta, às 9h; na quarta-feira (26), será a vez de Goiana, às 8h, e Igarassu, às 14h. Na quinta-feira (27), às 9h, os municípios de São Lourenço da Mata e Vitória de Santo Antão realizam as ações de saúde – em Rio Formoso, os serviços de saúde começam por volta das 13h. Na sexta-feira (28), Caruaru realiza os exames a partir das 9h. Para mais informações, o telefone da Gerência de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência é (81) 3181-6282.
A ação da SES é uma parceria com as secretarias municipais de Saúde e a Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (Sead), que vai levar palestras sobre empregabilidade, tema da nona Semana Estadual da Pessoa com Deficiência. O objetivo da semana, de acordo com a Sead, é chamar a atenção de autoridades, empresários e sociedade para o cumprimento da Lei 8.213/91 que estabelece cotas de 2% a 5% para as pessoas com deficiência nas empresas dos setores público e privado.



Fonte: Assessoria de Imprensa da SES

I Encontro dos Conselhos Participantes da Caravana da Cidadania em Gravatá-PE, Objetiva avaliação do seu conteudo e da realidade das ILPIS da Vitória



Foi realizada na ultima sexta-feira, na Facol, o I Encontro dos Conselhos participantes da cidadania, para avaliar a realidade das ILPIS em Vitória de Santo Antão, a mesa foi formada pelo Sr. Jorge Guedes, Representante do Conselho do Idoso de Vitória, Sra. Maria das Graças da Silva, representando o Poder Executivo, o Sr. Berinaldo Celerino, Representante da Secretaria de Ação Social e a representante da Secretária da Saúde, Dra. Fátima Montarroyos, quase todos usaram da palavra, sempre exaltando a importância da defesa dos direitos do idoso em nossa sociedade. Em seguida teve apresentação animadíssima do coral da 3º idade. Apresentação do DVD das Ações da Secretária de Desenvolvimento Social do nosso Município. Após o almoço todos saíram em comitiva para visitar o IFEP, Lar São Francisco e Casa dos Pobres, logo após retornaram para Facol, onde foi debetido e elaborado um documento de reivindicações para esses abrigos visitados. No final os representantes das Cidades visitantes receberam um DVD da Secretária de Desenvolvimento Social do nosso Município.


Reportagem: Alexandre Rogério
Fotos: Raminho Fotógrafo

Novo método pode detectar vírus da gripe A (H1N1) em 5 minutos

Um método de diagnóstico capaz de detectar o vírus da gripe A (H1N1) em cinco minutos foi desenvolvido há dois anos por pesquisadores do Departamento de Física da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O método Elinor também pode detectar outras doenças causadas por vírus e bactérias, como o HPV, com taxa de acerto que chega a 100%. De baixo custo - menos de R$ 1 ,00 o kit -, o teste identifica, por meio de nanopartículas fluorescentes, a presença de vírus e bactérias no material coletado.

Segundo Celso Melo, coordenador do estudo, o método foi apresentado ao Ministério da Saúde há um ano e meio, mas ainda não foi validado pelo órgão competente. Melo não pediu a certificação porque, segundo ele, isso cabe a quem quiser produzi-lo.


Fonte: Agência Estado

MOVIMENTO DA PESSOA DEFICIENTE DO ESTADO DE PERNAMBUCO CLAMA NA SEMANA DA PESSOA DEFICIENTE

Instituições da sociedade civil representativas, de atendimento e defesa dos direitos das Pessoas com Deficiência de Pernambuco estarão reunidas no próximo dia 21 do corrente mês, às 9 horas, em frente ao Palácio Campo das Princesas, como forma de mobilizar e articular de forma pacífica junto ao Governo do Estado à realização de ações em prol deste seguimento.

Esta data foi escolhida por fazer parte do início da Semana da Pessoa com Deficiência, que acontece anualmente, de 21 a 28 de agosto. Na ocasião estarão presente pessoas com deficiência representando todo o Estado de PE, onde será realizado um adesivasso e diálogo com os cidadãos passantes, tendo como tema a inclusão social. Aproveitando o momento, será entregue junto ao Governador Eduardo Campos uma carta e junto a um abaixo-assinado solicitando um olhar sobre as políticas públicas voltadas por essa parcela da população, que em PE representa 17% da população, ou seja, 1,4 milhão de pessoas. Dentre as solicitações consta a estruturação, o funcionamento é dando posse do CONED – Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência e a estruturação da SEAD – Superintendência Estadual de Atendimento a Pessoa com Deficiência.

Assim convocamos a imprensa como forma de aderir esta campanha e fortalecer o movimento das Pessoas com Deficiência no Estado de Pernambuco.


COORDENADORES DO MOVIMENTO


MÉRCIA = RIO FORMOSO F: 081 88389643

ALEXANDRE = ADVISA - VITÓRIA F: 081 87946380

JOSENIR = CABO F: 08188107895

LIVIA = NAZARE DA MATA F:081 92196934

DOCA =GRAVATA F: 081 88169229

PAULO - FCD = RECIFE F : 081 86378751

CARMINHA = GOIANA F : 081 87138982

PAIXÃO = RIBWIRÃO F: 96789474

QUITÉRIA = CHAN GRANDE F: 96092791

SILVIO SANTOS = RECIFE APABB F: 081 87762073

ELIZEU = CARPINA F: 081 99850010

Lula diz que brasileiro deixou de ser povo e está esperto


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta terça-feira que "o povo deixou de ser povo" e passou a interpretar as notícias sem se guiar por formadores de opinião. Lula comentou que a eleição presidencial de 2006 provou essa tese quando foi reeleito em meio aos resquícios do escândalo do mensalão.

"Teve um tempo em que inventaram um tal de formador de opinião pública. Diziam que eu não poderia falar isso se não eles [formadores de opinião pública] não iriam gostar. Mas quando chegou nas eleições de 2006, o povo deu uma lição. O povo não quer intermediários entre ele e em quem ele vai votar", afirmou.

Lula acrescentou que o povo aprendeu a entender "o que é mentira e o que é verdade, e o que é Justiça e o que é injustiça". Para o presidente, o povo não deve voltar a baixar a cabeça.

Em discurso durante cerimônia que marcou conclusão parcial de obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) em Nova Iguaçu, na baixada fluminense, Lula afirmou que governa para todos mas que sua prioridade é o "povo pobre".

Ele voltou a dizer que vai registrar em cartório as ações de seu governo e que seu sucessor vai ter que trabalhar muito mais porque o povo está "esperto", "malandro" e "sabido".


Fonte: Folha Online

Servilho Paiva explica novo critério para promoção de policiais

O secretário estadual de Defesa Social, Servilho Paiva, participou da reunião da Comissão de Justiça, nesta terça (18). Paiva esclareceu dúvidas dos parlamentares sobre o projeto de lei complementar do Governo que adiciona o critério de merecimento à promoção dos policiais militares de Pernambuco.

A matéria, distribuída no último dia 11 no colegiado, teve a relatoria da deputada Nadegi Queiroz, do PMN, e será votada na próxima terça (25). A oposição questionou a proposta argumentando que os critérios para a ascensão dos profissionais podem ficar subjetivos, dando margem às indicações políticas.

De acordo com o secretário, o interesse do Governo é promover os policiais por mérito, e não apenas por tempo de carreira. Paiva explicou que a ideia é alinhar a Polícia Militar ao atual modelo de gestão, que busca resultados. O jovem policial, segundo o secretário, sente-se desestimulado a combater a violência sabendo que só será promovido depois de dez anos, desempenhando bom trabalho ou não.

O presidente da Comissão, deputado André Campos, do PT, considerou os esclarecimentos satisfatórios. O parlamentar informou, no entanto, que na próxima reunião do colegiado, o presidente da Associação dos Policiais poderá estar presente para opinar sobre o assunto, caso a oposição ache necessário.

Fonte: site da Alepe

Em visita ao Estado, CNJ abre todos os números do judiciário pernambucano

A Corregedoria Nacional de Justiça, vinculada ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), iniciou nesta segunda-feira (17/08) inspeção na Justiça Comum de Pernambuco, com o intuito de aprimorar o serviço judiciário no Estado.

Veja abaixo os links com dados e uma série histórica de 2004 a 2008 relativos ao Judiciário Estadual, Federal e Trabalhista de Pernambuco.

As informações foram extraídas do relatório Justiça em Números, levantamento publicado pelo CNJ que apresenta um diagnóstico do Judiciário brasileiro.

As tabelas apresentam informações relativas a despesas, receitas, estrutura, informatização, número de magistrados, quantidade de casos novos e taxa de congestionamento dos Tribunais, entre outros dados.

Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE)

Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região

Tribunal Regional Federal da 5ª Região

Relatório Justiça em Números na íntegra

Com medo da nova gripe, até a CNBB pede que fiéis evitem missa aos domingos

NOTA AOS FIÉIS SOBRE A PREVENÇÃO DA GRIPE A (H1N1)

Os fiéis que apresentarem sintomas de gripe devem evitar o comparecimento aos encontros da Paróquia (Missas, reuniões), mesmo em dia de domingo, devendo procurar, o quanto antes, a Unidade de Saúde mais próxima para um diagnóstico seguro sobre o tipo de gripe ou resfriado que têm. Eles poderão sempre unir-se à celebração da Santa Missa através do Rádio ou da Televisão. Os pais devem ter igual cuidado, com relação às crianças da Catequese.

1. Cuide-se, na medida do possível, que as Igrejas e locais de celebrações e de reuniões estejam bem arejados, com janelas e portas abertas.

2. Os Celebrantes e os Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão, antes da celebração, devem lavar, cuidadosamente, as mãos e, imediatamente, antes da distribuição da Santa Comunhão, lavar as mãos com o álcool gel, que deverá ser utilizado novamente após a distribuição da Eucaristia.

3. Não se deve receber a Sagrada Hóstia diretamente sobre a língua, mas somente na palma da própria mão. O fiel deve imediatamente levar a Partícula à própria boca, comungando na frente do Sacerdote ou Ministro.

4. Igualmente, não se distribua a Sagrada Comunhão sob as duas espécies, não permitindo que o fiel, uma vez recebida a Hóstia, a molhe no Cálice, nem entregando ao fiel a Hóstia previamente molhada no Precioso Sangue.

5. Sejam omitidos, nas celebrações, o abraço da paz e as orações de mãos dadas.

6. Até segunda ordem, não devem ser enchidas as pias de água benta, nas entradas das Igrejas. As pessoas que desejarem, peçam ao Sacerdote para benzer água, que utilizarão em particular, nas próprias casas.

7. Os Párocos procurem divulgar, nos quadros de avisos das Igrejas e nas Secretarias Paroquiais, as orientações sobre a prevenção da gripe A (H1N1), fornecidas pelas Autoridades Sanitárias.

Estas disposições, de natureza pastoral, estarão em vigor enquantoperdurar o risco de contaminação por esta doença que, - todos desejamos -, seja o mais breve possível. Sobre todos invocamos aBenção e a Proteção do Deus da Vida.

Recife, 17 de Agosto de 2009.

Província Eclesiástica de Olinda e Recife