Semana Estadual da Pessoa com Deficiência: Secretaria de Saúde leva serviços para cidades do Interior

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) comemora a Semana Estadual da Pessoa com Deficiência oferecendo serviços à sociedade. Vacinação contra rubéola, aferição de pressão e exames para verificar a taxa de glicose no sangue são algumas das ações que serão desenvolvidas no interior de Pernambuco. As cidades de Ribeirão, Petrolina, Garanhuns, Bom Jardim, Floresta, Goiana, Igarassu, São Lourenço da Mata, Vitória de Santo Antão e Caruaru vão ganhar esses serviços.
A ideia, de acordo com Arabela Veloso, gerente de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência, é prevenir o aparecimento de doenças que possam causar deficiências. “Se nós controlamos a taxa de glicose no sangue, evitamos que num futuro possamos perder a visão ou até mesmo termos os membros amputados”, esclarece a gerente. “Da mesma forma, quando fazemos o controle da pressão arterial, prevenimos contra um acidente vascular cerebral, o que pode ocasionar deficiência física ou mental”, acrescentou. Ela informou ainda que a vacinação contra rubéola pode ajudar na prevenção contra surdez, cegueira e deficiências motoras e mentais.
Na segunda-feira (24), um posto volante será montado para receber os participantes que vão ao Centro Cultural José Mariano, na região central de Ribeirão, para assistir à palestra sobre empregabilidade das pessoas com deficiência. No lugar, a partir das 9h da manhã, as pessoas poderão se imunizar contra rubéola, aferir a pressão e verificar a taxa de glicose. O serviço estará disponível no mesmo dia em Garanhuns, às 14h, e em Petrolina, às 18h.
Na terça-feira (25), as ações de saúde chegam a Bom Jardim, às 8h, e em Floresta, às 9h; na quarta-feira (26), será a vez de Goiana, às 8h, e Igarassu, às 14h. Na quinta-feira (27), às 9h, os municípios de São Lourenço da Mata e Vitória de Santo Antão realizam as ações de saúde – em Rio Formoso, os serviços de saúde começam por volta das 13h. Na sexta-feira (28), Caruaru realiza os exames a partir das 9h. Para mais informações, o telefone da Gerência de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência é (81) 3181-6282.
A ação da SES é uma parceria com as secretarias municipais de Saúde e a Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (Sead), que vai levar palestras sobre empregabilidade, tema da nona Semana Estadual da Pessoa com Deficiência. O objetivo da semana, de acordo com a Sead, é chamar a atenção de autoridades, empresários e sociedade para o cumprimento da Lei 8.213/91 que estabelece cotas de 2% a 5% para as pessoas com deficiência nas empresas dos setores público e privado.



Fonte: Assessoria de Imprensa da SES

0 comentários:

Postar um comentário

Aproveite este espaço com responsabilidade e exerça seu papel de cidadão .