Descargas elétricas vindas de raios preocupam pernambucanos

Nas últimas semanas, a queda de raios no interior de Pernambuco vem causando medo às pessoas e algumas dúvidas. Só no Agreste e Sertão, foram registrados quatro casos de relâmpagos que atingiram pessoas. O último foi no município de Capoeiras, no Agreste, onde uma mulher morreu.
De acordo com cálculos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Brasil é atingido por 70 milhões de descargas elétricas por ano, o equivalente a três raios por segundo.
O professor de química da Universidade Federal de Pernambuco e diretor do Espaço Ciência, em Olinda, Antônio Carlos Pavão, participou do Bom Dia Pernambuco desta quarta-feira (26) e esclareceu algumas dúvidas e mitos.
O raio é uma descarga elétrica que se produz entre nuvens de chuva. De acordo com Pavão, ele pode cair em qualquer ponto que esteja em evidência na superfície da Terra. Ele explica ainda que, quando essas nuvens de tempestade estão se formando, elas vão acumulando carga elétrica.
Pavão confirmou também que, como uma árvore tem uma ponta na superfície do planeta, atrai sim raios. A mesma coisa acontece com o guarda-chuva. Pavão informou que é mito cobrir o espelho durante uma queda de raio, tentando evitar uma descarga elétrica.
Reportagem: Alexandre Rogério

1 Comentário:

Anônimo disse...

Visite nosso site: pararaios-conserpro.com.br Estamos á disposição para dar maiores informações sobre o assunto em pauta. "DESCARGA ELÉTRICA VINDAS DE RAIOS PREOCUPA PERNAMBUCANOS"

Postar um comentário

Aproveite este espaço com responsabilidade e exerça seu papel de cidadão .