Beneficiários do Bolsa Família de Jaboatão denunciam venda de fichas


Em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife, uma longa fila tem se formado, nos últimos dias, para fazer o recadastramento no programa Bolsa Família, do Governo Federal. Os moradores reclamam da falta de organização e dizem que estão vendendo fichas.
Na manhã desta quinta-feira (7), choveu e as pessoas tiveram que improvisar para se abrigarem. Muita gente estava com criança no colo, como a dona de casa Bartolodízia de Sena. “Eu tive que vir com ela, estou desempregada e esse é o único jeito que tenho de pagar meu aluguel”, disse.
Havia muitas mulheres com crianças. O motivo: mulheres com crianças, idosos e deficientes têm prioridade. São, de acordo com a Prefeitura de Jaboatão, 200 fichas por dia para esses casos especiais e mais 900 para as outras pessoas.
A doméstica Ana Lúcia da Silva chegou depois de muita gente e ficou sem saber se seria atendida. Ela foi uma das beneficiárias do programa que denunciou a venda de fichas no local. “A gente chegou aqui às 4h da madrugada e tinha um rapaz vendendo fichas na fila por R$ 10 e R$ 15”, conta.
A prefeitura preparou fichas com cores diferentes para cada dia, para tentar impedir o comércio, mas sabe que o problema existe e ele não é o único. De acordo com a secretária de Promoção Humana do município, haveria mães entregando o filho para outra mulher para que ela passe na frente, na fila. “Eu já presenciei situações aqui de crianças ficarem passando de braço em braço, para assegurar a prioridade”, denuncia.
Dentro do núcleo do bolsa família em Jaboatão, 60 funcionários trabalham para atender todas as pessoas que precisam fazer o recadastramento - ao todo 22 mil. Seis mil já teriam sido atendidas, de acordo com a coordenação.
É necessário trazer todos os documentos: identidade, CPF, certidão de nascimento, carteira de trabalho, cartão de vacina das crianças com até sete anos, declaração de frequência na escola e comprovante de residência. O funcionamento é das 7h às 17h.
A entrega de fichas começa às 6h30. Não é preciso madrugar na fila nem ter pressa, afirma o coordenador do Cadastro Único em Jaboatão, Ricardo Luciano. “Não vai acabar o Bolsa Família, podem ficar tranquilos”, disse. “Estamos aqui, com toda a capacidade para atender. Distribuímos mil fichas por dia, vai dar para todo mundo”.
De acordo com a prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, só precisa se recadastrar quem recebe o bolsa família e não atualiza os dados há mais de dois anos e não precisa ter pressa. O prazo para fazer isso termina em agosto.


Fonte: pe360graus

0 comentários:

Postar um comentário

Aproveite este espaço com responsabilidade e exerça seu papel de cidadão .