BURLE MARX/CASA COR/ALEX/CONSELHO DE CULTURA‏

Burle Marx (auto-retrato) destacou-se também como pintor, escultor, tapeceiro, ceramista e designer

Casa Cor Goiás 2009 homenageia Burle Marx. A mostra de decoração que acontece no Colégio Lyceu de Goiânia escolheu o paisagista paulistano nascido há 100 anos como fonte de inspiração. As aulas serão interrompidas de 20 de maio a 30 de junho, os alunos do Colégio Lyceu de Goiânia dividem espaço com os visitantes dos 42 ambientes de Casa Cor Goiás. O prédio da escola estadual é de 1937 e foi tombado pelo Patrimônio Histórico. A parte ocupada neste período pela mostra de decoração foi restaurada e, depois, voltará a ser utilizada pelos alunos. Todos os profissionais participantes tiveram uma tarefa: homenagear Burle Marx (1909-1984). As referências vão do explícito uso de bromélias ou outras espécies apreciadas por Burle Marx a fotos ou cores inspiradas nele.
Esta proposta coincide com a pesquisa iconográfica, pioneira que, há mais de dois anos, está sendo desenvolvida no Conselho Estadual de Cultura de Pernambuco (CEC/PE), em homenagem ao paisagista de origem pernambucana, apontado como o "Brasileiro do Século XX” (Revista Isto é). À frente da inicizativa do CEC acha-se o jornalista e conselheiro Marcus Prado, que acaba de editar o resumo desse trabalho, num DVD, com cerca de 600 imagens e 90 páginas de textos.
Esse trabalho encerra-se com com uma entrevista, em áudio, feita recentemente com Acácio Gil Borsoi, um arquiteto pernambucano que acompanhou de perto, durante cerca de 50 anos, toda a trajetória do genial artista que deu novos rumos à arte do paisagismo.
Na reunião de quarta-feira da Câmara dos Deputados (Brasília) o líder da minoria, deputado André de Paula (DEM), fez um longo pronunciamento sobre as comemorações pernambucanas do centenário de Burle Marx.
SUGESTÃO DE ALEX - Em matéria publicada, neste sábado, na sua coluna diária (JORNAL DO COMMERCIO), o jornalista Alex (José de Souza Alencar) sugere uma mostra da parte iconográfica desse trabalho, que será feita na Galeria do CEC-PE, no dia 27 de julho, no auditório da Livraria Cultura, em parceria com o CEC, com uma palestra sobre Burle Marx, da arquiteta e professora da UFPE, ANA RITA SÁ CARNEIRO (PhD).

Fonte: CEC/PE

0 comentários:

Postar um comentário

Aproveite este espaço com responsabilidade e exerça seu papel de cidadão .