EXPOFACOL 2007 – PRESERVAR E DESENVOLVER


A FACOL – Faculdade Escritor Osman Lins, está promovendo a EXPOFACOL 2007 – PRESERVAR E DESENVOLVER, um evento de caráter científico, cultural e pedagógico que já se consolidou no calendário nacional. Nesta edição, acontecerá o I ENCONTRO NACIONAL SOBRE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, cujo objetivo é discutir um tema que está sendo colocado como condição necessária à sobrevivência do ser humano: como aliar crescimento econômico para esta geração sem prejudicar o meio ambiente, garantindo também a qualidade de vida e a sobrevivência das futuras gerações. E o Brasil exerce um papel de destaque no cenário internacional, entre outros motivos por ter sediado a Rio 92, uma referência histórica quando se coloca a questão. Nas palavras da Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, “as nações devem agir para alterar seu vetor de desenvolvimento em favor de modelos sustentáveis e iniciar seus programas de sustentabilidade”.
Quem participará da EXPOFACOL?A FACOL pretende integrar nesse debate a sua comunidade acadêmica, o empresariado da região, empresas nacionais e multinacionais com experiência em desenvolvimento sustentável, autoridades públicas nacionais, estaduais e municipais, além de representantes da sociedade civil organizada. A EXPOFACOL será, também, o ponto de partida para discussão e implantação da Agenda 21 Local na cidade da Vitória de Santo Antão, cujo modelo deve servir de estímulo a iniciativas semelhantes em outros municípios. O Encontro incluirá atividades diversas, como realização de conferências, mesas de debates, palestras, fóruns, minicursos.
Qual a proposta do Encontro?A FACOL deseja mobilizar os diversos atores responsáveis pela implantação da Agenda 21, que visa traduzir em ações o conceito de desenvolvimento sustentável. Ações a serem implementadas em três esferas: global, nacional e local. O resultado final desse Encontro estima-se que seja uma proposta concreta para Vitória de Santo Antão e demais municípios da Mata Sul de Pernambuco. Como afirma o coordenador da Agenda 21 Brasileira, Sérgio Bueno da Fonseca, "o Programa Agenda 21 tem seu foco nos processos de construção e implementação de agendas locais, pois reconhece a importância do nível local na concretização de políticas públicas sustentáveis. Na visão da Agenda 21, as estratégias de sustentabilidade mais eficientes são as concebidas localmente e que contam com apoio da população".
Acontece do dia 24 a 27 de outubro, já nesta Quinta-feira à noite, estará presente para debater o passo a passo da implantação da Agenda 21, representante do Ministério do Meio Ambiente, do Governo Federal. O convite está aberto a toda a sociedade, assim como de todos os órgãos governamentais da Zona da Mata pernambucana. Informações acesse: www.facol.com

Reportagem: Lissandro Nascimento.


0 comentários:

Postar um comentário

Aproveite este espaço com responsabilidade e exerça seu papel de cidadão .