SECUNDARISTAS REATIVAM ENTIDADE MUNICIPAL


Após três anos sem atividade, a União dos Estudantes Secundaristas da Vitória – UESV se encontra no processo de construção do seu VII Congresso, que foi convocado no Conselho de Grêmios Estudantis (COMEB), ocorrido na Antiga Estação Ferroviária no dia 18/08.
Neste encontro de grêmios foi designado um representante para participar do Conselho Nacional da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), na capital de São Paulo no último mês, que foi o estudante secundarista Gilberto Júnior da Esc. Estadual Madre Lucila (bairro de Redenção). Segundo ele, estiveram presentes mais de 500 lideranças de todo o País, os quais aprovaram Resoluções acerca do aperfeiçoamento do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), que não garante recurso fixo e ignora a reivindicação histórica dos estudantes de investir 7% do Produto Interno Bruto (PIB) com o objetivo de chegar a 10% na educação e a queda da Desvinculação das Receitas da União (DRU).
As entidades reivindicam ainda a imediata revogação da Medida Provisória 2208/01, que tem progressivamente acabado com o direito a meia-entrada a eventos culturais. Exigem que a política econômica do governo Lula tenha uma mudança radical, baseado em uma macro distribuição de renda. Alerta que a gestão democrática com participação direta da comunidade na vida escolar e o sistema de avaliação com foco no aluno como o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), também foram alvo de críticas e de proposições. “Foi proveitoso, pois tivemos várias visões do que acontece com o ensino público brasileiro, pudemos discutir educação, cultura e questões ligadas ao PDE e voltei com novidades que fortalecerá o movimento estudantil vitoriense”, afirmou Gilberto.
O Congresso estudantil vitoriense acontecerá no dia 28 de outubro, será instalado no Colégio Municipal 3 de Agosto, terá como pauta a eleição de sua Diretoria efetiva para um mandato de dois anos e definirá as ações do movimento. “A UESV está presente hoje em todas as escolas e este Congresso tem o esforço dos grêmios das escolas Senador João Cleofas, Polivalente e Agrotécnica Federal, estamos em um processo de firmação e convocamos a força dos estudantes vitorienses a fortalecer esta luta”, disse o Coordenador Gilberto Claudino Jr. Reforça que a qualidade educacional é elemento fundamental de transformação de valores sociais, culturais e econômicos. “A educação é estratégica para qualquer país se desenvolver de forma soberana e os vitorienses precisam está inseridos nessa discussão”.
Quem se interessar em participar deste Congresso o contato é o e-mail:
juninhomcsrecife@hotmail.com ou contatá-los nestas escolas.
Conheça os principais Coordenadores Provisórios da Executiva da UESV eleitos no Conselho de Grêmios da cidade: Gilberto Júnior, Anne (Agrotécnica), Roberta Mendes (vestibular/Radar), Jonathan (Ivo Queiroz), Jéssica e Dayana (Polivalente), Olavo (Radar), Niverton (3 de Agosto), Renato (Dias Cardoso) e demais.
Reportagem: Lissandro Nascimento.

0 comentários:

Postar um comentário

Aproveite este espaço com responsabilidade e exerça seu papel de cidadão .