Sessão Solene em homenagem aos 70 anos da Pitú



Nesta última quarta-feira (04-06) foi realizada na Casa Diogo de Braga, Sessão Solene em homenagem ao 70 anos do Engarrafamento Pitú, sendo prestigiada pela sociedade civil e política do nosso Município, uma proposição do Vereador Mano Holanda e aprovada por todos edis daquela Casa Legislativa.
Abaixo o Pronunciamento na íntegra do Vereador Mano de Holanda, homenageando o Engarrafamento Pitú.
“Gostaria de iniciar esta homenagem dizendo: Que o Engarrafamento Pitú está para nossa cidade o que a Refinaria Abreu e Lima representa hoje para Pernambuco.
É difícil imaginarmos o que séria Vitória de Santo Antão se não fosse está empresa, uma organização familiar, onde somente 15% desta modalidade sobrevivem e crescem, atravessando gerações e continuam firmes no caminho do crescimento, graças a uma gestão equilibrada de investimentos no setor de recursos humanos e na preparação de gerações na linha de sucessão, neste caso, das famílias Ferrer e Carneiro.
No dia 28 de maio de 1938 os irmãos Severino e José Ferrer de Morais em parceria com o amigo Joel Cândido Carneiro montaram a base da empresa que originou o Engarrafamento Pitu: S. Cândido e Companhia – Onde cada um investiu seis contos de reis. No inicio era exploração a fabricação de bebidas à base de Jurubeba, Maracujá e Jenipapo, além da aguardente. Foi então criado o rótulo da aguardente Pitu, que ainda hoje existe em poder do Senhor Elmo, desenhado a lápis de cor pelo amigo do grupo, Henrique Holanda (meu Tio).
No ano de 1974, a empresa sofreu uma grande ampliação e modernização, se instalando no Km 55,5, às margens da antiga BR 232, com máquinas importadas da Alemanha, Bélgica, França e Tchecoslováquia.
A marca Pitu ocupa a liderança Norte e Nordeste do País, colocando-se como a segunda mais consumida pelos brasileiros.
A fama da Pitu correu o mundo e no mercado internacional também é a preferida, sendo hoje a aguardente com maior volume de exportação do Brasil. A Pitú está no mercado da Alemanha(Alcançando a marca de 84% do consumo de cachaça daquele País), Itália, Áustria, Croácia, Suécia, Uruguai, Estados Unidos e Portugal.
Na década de 90, foram lançados os novos produtos como: Pitú Cola, Vinho do Frei, Pitú Gold, Catuaba Gavião e mais recentemente a Vodka Bolvana.
No decorrer desses 70 anos é oportuno lembrar o grande investimento social, filantrópico, ecológico, nos esportes e na cultura nordestina, sendo patrocinadora dos grandes acontecimentos populares.
E nós vitorienses seremos sempre orgulhosos desta marca que se tornou MANIA DE BRASILEIRO.
Muito Obrigado!
Manoel de Holanda Cavalcanti Bastos – Vereador”

Reportagem: Coelho Neto

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