Recife terá um vereador a mais em 2009

Dentro da aprovação da Lei Orgânica do Recife aprovada este ano, estava uma emenda feita pelo vereador Jurandir Liberal (PT), que aumentou uma vaga dentro do Legislativo Municipal recifense. Com a medida, a próxima legislatura contará com 37 vereadores no Recife. Os vereadores tomaram por base as resoluções 21.702 e no 21.803, aprovada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em 12 de abril de 2004, determinando o número de vereadores de acordo com a quantidade de habitantes de cada município. “Procuramos nos antecipar ao Tribunal, porque entendemos que o Recife, dentro das regras estabelecidas, comportaria mais um parlamentar para o próximo ano”, ressaltou Liberal.
O petista destacou a importância da visão prática e objetiva dos vereadores, assim como do trânsito de encaminhamento da emenda. “Deixamos organizado para o acréscimo acontecer automaticamente. É um coisa muito recente, as emendas podem ser apresentadas a qualquer momento”, disse. O decano vereador Liberato Costa Júnior (PMDB) confirmou o acréscimo da vaga, além de alertar a outros municípios que para qualquer alteração no sentido de buscar mais cadeiras nos legislativos deve ser feito até o dia 30 de junho. “Acho que Camaragibe e Olinda podem requisitar a vaga também”, contou.
Quando baixou a resolução, o TSE ratificou a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que regulamentou o artigo 29 da Constituição Federal. Desta forma, cada grupo de 47.619 habitantes terá um novo vereador, respeitando o número mínimo de nove cadeiras e o máximo de 55 por cidade. O aumento do número de vereadores tem por base a estimativa populacional dos municípios do Estado, divulgada no último censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Reportagem: Alexandre Rogério

0 comentários:

Postar um comentário

Aproveite este espaço com responsabilidade e exerça seu papel de cidadão .