Cartilha da DER alerta motoqueiro para risco

Uma cartilha educativa vai reforçar a campanha do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) que tenta reduzir no Estado o número de acidentes no trânsito envolvendo motocicletas. As ações já começaram no interior, onde proporcionalmente há o maior número de mortos. A mobilização na Região Metropolitana do Recife deve começar no segundo semestre.
O manual elaborado se baseia no estudo da Secretaria Estadual de Saúde (SES) que traça o perfil do motoqueiro e as prováveis causas das colisões. “Vamos fazer um trabalho intenso de conscientização. Queremos passar por todos os municípios do Estado”, ressaltou a gestora de transporte e trânsito do DER, Jane Mendonça.
Usando linguagem acessível, grupos de educadores vão abordar motoqueiros durante blitzes em pontos de maior movimento, e entregar a cartilha. “Nossa primeira intenção é educar. Não adianta punir sem ensinar”, garantiu. No entanto, se houver alguma irregularidade constatada durante as blitzes, a motocicleta será apreendida até que a situação seja regularizada.
Os condutores que estiverem de acordo com as normas receberão camisas e chaveiros como forma de incentivo. De acordo com a pesquisa da SES, maior parte dos motoristas são homens jovens, de 18 a 24 anos. O consumo de álcool e a imprudência, muitas vezes decorrente da falta de instrução, são as principais causas de acidentes.
Desde 1998 houve crescimento de 200% no registro de casos na emergência do Hospital da Restauração (HR). Só no ano passado foram 2.951 pacientes. Hoje, os acidentes são os maiores causadores de lesão na coluna vertebral, 40% dos casos, segundo o coordenador do setor de cirurgia de coluna do HR, Geraldo Sá. Desses, 50% ficarão paraplégicos ou tetraplégicos.
As rodovias federais do Estado também apontam um índice elevado de acidentes com moto. Em 2009, houve aumento de 8,1% em relação a 2008, que já havia apresentado um número 13,7% maior que o ano anterior. Até o dia 6, houve 20 acidentes nas estradas e 56 pacientes atendidos no HR.
Paralelamente à campanha Caravana da Motocicleta, que começou em dezembro de 2009, o DER iniciou um trabalho de conscientização direcionado aos proprietários de animais da zona rural. A Polícia Rodoviária Federal têm registrado alto número de acidentes envolvendo animais nas estradas. “Houve crescimento populacional e da frota de veículos. Isso tudo contribui”, justificou Jane Mendonça.
Panfletos ilustrados, apresentando riscos e responsabilidades de quem não prende os animais, estão sendo distribuídos nos municípios. A ação já passou por Petrolina, Ouricuri e Araripina, no Sertão do Estado.



Fonte: JC Online

0 comentários:

Postar um comentário

Aproveite este espaço com responsabilidade e exerça seu papel de cidadão .