Chuva castiga cidades do Agreste


A chuva que cai na Região Metropolitana do Recife está provocando estragos também no Agreste de Pernambuco e obrigou moradores a abandonar suas casas. Um dos municípios mais atingidos foi Gravatá, a 87 quilômetros do Recife. Pelo menos 20 famílias da localidade de Travessa da Penha, no bairro da Boa Vista, tiveram as casas inundadas e um dos imóveis foi parcialmente destruído. Em Caruaru, a 140 quilômetros da capital, os moradores de áreas ribeirinhas passaram o dia ontem limpando suas residências que foram invadidas pela água e pela lama. No Recife, não houve registro de ocorrências graves. Apenas solicitação de lonas para as áreas de morro. Por causa das chuvas, alguns trechos do Rio Capibaribe foram invadidos pelas baronesas, planta que deixou o rio parecendo um grande tapete verde.
O coordenador de Defesa Civil de Gravatá, Edmar Esteves, explicou que os moradores foram transferidos para a casa de parentes e não há famílias em abrigos. Ele disse que apenas três imóveis continuam habitadas na localidade. “Já derrubamos uma que foi parcialmente destruída. Se for necessário, outras poderão ser removidas”, observou. Edmar Esteves esclareceu que a inundação ocorreu porque as casas estão em área considerada de risco, porque foram levantadas em cima de uma galeria de esgoto. “A população vem construindo imóveis em cima das galerias, ocasionando o estreitamento das caixas de calhas de água”, observou.
Em Caruaru, a água e a lama invadiram residências em bairros como Riachão e José Liberato, nas áreas em que há passagem molhada. O trânsito também ficou complicado na BR-104 e os motoristas tiveram que tomar mais cuidado na estrada. O coordenador de Defesa Civil de Caruaru, tenente-coronel João Bosco, disse, que apesar dos transtornos, a situação está sob controle. Ontem técnicos da Defesa Civil do município estiveram em Pesqueira e Belo Jardim para verificar situação das barragens. “Os reservatórios não estão sangrando, o que é uma boa notícia para a população de Caruaru”, afirmou o coordenador. Segundo a Defesa Civil, o município registrou o dobro de chuvas no mês de janeiro, comparado com a média histórica do mês.

RAIOS - A queda de raios interrompeu o fornecimento de energia em alguns municípios. A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) informou que registrou, de terça-feira até ontem, dez desligamentos em circuitos de alta tensão provocados, supostamente, por descargas atmosféricas.
As cidades de Ribeirão, Lajedo, Brejão, Gravatá, Bezerros, Bonito, Camocim de São Félix, Arcoverde, Sertânia, Caruaru e Igarassu foram afetadas parcialmente. Além dessas, alguns bairros do Recife como Bongi, San Martin, Torre, Madalena e Graças também tiveram o fornecimento interrompido. A Celpe informou que as ocorrências foram atendidas e o fornecimento de energia, normalizado.
Ontem foi enterrado no cemitério de Itapissuma, no Grande Recife, o trabalhador rural José Giovani Sena dos Santos, 25 anos, morto na última terça-feira, após ser atingido por um raio. Ele estava numa casa, em Ribeirão, na Mata Sul, quando aconteceu a descarga elétrica.


Fonte: JC Online

0 comentários:

Postar um comentário

Aproveite este espaço com responsabilidade e exerça seu papel de cidadão .