Confira algumas dicas para passar em concursos públicos

Passar em um concurso público, ter estabilidade e um bom salário é o sonho de muita gente. A evidência é comprovada nas salas de cursinho, lotadas de estudantes e profissionais em busca do melhor resultado.
Em um cursinho do Recife são mais de dois mil alunos matriculados somente no turno da noite. “Mesmo já formado, com uma base, você não sente segurança em concorrer”, explica a psicóloga Márcia Costa.
De acordo com os professores, não existem dicas mágicas para passar em concurso público. A receita que dá certo todo mundo conhece: estudar muito. Mas as chances aumentam se houver planejamento. A orientação é de que antes de se dedicar aos estudos, veja qual emprego quer e se certifique dos prós e contras: salário, concorrência, matérias específicas e se existem vagas na cidade onde você mora.
Os professores também aconselham os estudantes a terem três coisas: tempo para estudar em casa, disciplina e perseverança. “Tenho objetivo de querer passar e querer ganhar mais conhecimento. Por isso, faço de tudo para vencer a cada dia as dificuldades”, comenta o militar David Castro Alves.
Nem todo mundo que passa em concurso público garante vaga no emprego. Muitas vezes o aprovado não é convocado para o trabalho. Os concursos têm validade máxima de dois anos e só podem ser prorrogados uma única vez pelo mesmo período.
Foi o que ocorreu com o estudante Joaquim Zithomir: ele passou em um concurso mas não foi chamado, por isso continua estudando. “Você fica um pouco frustrado, mas se estudar mais tem condições de passar. Sei que faltou um pouquinho para conseguir. Você se sente mais estimulado para estudar, para conseguir aquela pontuação que faltou”, comenta.
De acordo com o diretor pedagógico Antônio Cláudio Guimarães (foto), tem gente que não para de estudar mesmo depois de passar em um concurso. “Eu tenho estudantes que já passaram e continuam estudando”, explica.



Fonte: pe360graus

0 comentários:

Postar um comentário

Aproveite este espaço com responsabilidade e exerça seu papel de cidadão .