Dilma virá com Lula na nova visita a Pernambuco

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ministra da Casa Civil e presidenciável do PT, Dilma Rousseff, fazem a primeira visita a Pernambuco, este ano, na próxima quarta-feira (27). Os detalhes da agenda serão tratados segunda-feira (25), quando a equipe precursora da Presidência da República, encarregada de cuidar dos preparativos de toda viagem presidencial, terá uma reunião no Palácio das Princesas com o cerimonial e a chefia de gabinete do governador.

Em 2009, Lula esteve no Estado sete vezes, cinco delas com Dilma. Além dessas viagens, a ministra esteve mais duas vezes sozinha, uma delas para o Galo da Madrugada e outra para o São João de Caruaru.

Os horários dos compromissos desta nova agenda presidencial não estão definidos, mas, pela manhã, ele vai inaugurar a Unidade de Pronto Atendimento de Paulista (UPA), a terceira aberta só este mês pelo governo Eduardo. Ela dará suporte ao Hospital Miguel Arraes (HMA), em Paulista, inaugurado no dia 15 de dezembro de 2009.

Depois, está previsto um almoço para o presidente e sua comitiva no Palácio das Princesas. Além de Dilma, é esperada a visita do ministro da Saúde, José Gomes Temporão (PMDB-RJ). À tarde, Lula prestigiará a cerimônia em homenagem às vítimas do Holocausto, na Sinagoga Kahal Zur, no Bairro do Recife.

A visita presidencial será de um dia e, do Recife, Lula seguirá para a Suíça. No dia 29, ele receberá, durante o Fórum Econômico Mundial, em Davos, o prêmio de Estadista Global. Será o primeiro chefe de Estado a receber a homenagem. Lula voltará a Pernambuco no dia 20 de março, novamente com Dilma a tiracolo.

Desta vez, a dupla visitará as obras da Transnordestina. O Ministério da Integração Nacional prevê desembolsar R$ 569,3 milhões para a ferrovia este ano. O montante corresponde a 15,1% do orçamento total do projeto, de R$ 5,4 bilhões.

Em 30 de dezembro de 2008, ao “inaugurar” o inacabado Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, Lula prometeu tirar a ferrovia do papel ainda na sua gestão. “Era também um sonho de Doutor Arraes”, disse ele, na ocasião, citando o ex-governador Miguel Arraes, avô de Eduardo.

Lula e o governador estiveram juntos no último dia 14, em Brasília. Além de tratar da Transnordestina, eles discutiram, a sós, as eleições de 2010. Especula-se que o presidente tentará convencer o presidenciável do PSB, o deputado federal Ciro Gomes, a concorrer ao governo de São Paulo. O parlamentar, por sua vez, resiste ao projeto, mas já declarou que só disputará a Presidência com o aval de Lula.



Fonte: pe360graus

0 comentários:

Postar um comentário

Aproveite este espaço com responsabilidade e exerça seu papel de cidadão .