Identificação de idosos e deficientes em estacionamentos será feita através de cartão

Idosos e pessoas com deficiência poderão utilizar qualquer veículo nas vagas destinadas a eles em estacionamentos públicos e privados. A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) iniciou, nesta segunda-feira (4), o cadastramento destas pessoas para substituir por carteiras os antigos adesivos de identificação dos veículos que davam direito ao benefício.
A medida, determinada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), possibilitará o vínculo do benefício à pessoa e não mais a um veículo. Com isso, idosos e deficientes poderão usar qualquer automóvel nas vagas especiais, desde que coloquem a nova carteira no console do carro.
Pela nova regra, todos os municípios brasileiros passarão a adotar um modelo único de carteira, definido pelo próprio Conselho. Para adquirir a carteira, idosos e deficientes precisam fazer ou refazer o cadastro no órgão de trânsito municipal. A CTTU só poderá cadastrar as pessoas que residem na capital pernambucana. Quem mora em outro município deverá procurar o órgão de trânsito da cidade ou o Detran.
"O que muda basicamente é que o beneficiado tinha que ter um adesivo atrelado a um determinado veículo. Hoje ele vai receber sua credencial, com modelo padronizado pelo Contran, que tem validade em todo o território nacional, e que não tem mais atrelamento a um veículo, mas à pessoa. Ele pode inclusive ser ou não possuidor de veículo", destaca o assessor jurídico da CTTU, José Antônio do Pajeú (foto).
A mudança acontecerá de forma gradual e o adesivo continuará valendo. Para se cadastrar na CTTU, os interessados devem comparecer à sede do órgão, localizada na Rua Frei Cassimiro, nº 91, em Santo Amaro, no Recife. É preciso levar cópias e originais dos documentos de identidade, CPF, comprovante de residência e, no caso de pessoas com deficiência, do laudo médico do SUS. O atendimento ao público é realizado de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 12h. Mais informações no telefone 0800 081 1078.



Fonte: pe360graus

0 comentários:

Postar um comentário

Aproveite este espaço com responsabilidade e exerça seu papel de cidadão .