Metroviários deflagram greve a partir de segunda


Cerca de dois mil trabalhadores do Metrô do Recife (Metrorec) entrarão em greve a partir das 22h da próxima segunda-feira. A decisão foi tomada na noite de ontem durante assembleia convocada pelo Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE), que reuniu cerca de 300 trabalhadores na Estação Central do Metrô do Recife. A greve foi decretada depois de uma campanha salarial, que teve início em maio, e resultou numa proposta da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) de um reajuste salarial de 4%. A categoria reivindica um reajuste de 12,5%, manutenção do adicional noturno em 50%, ampliação do plano de assistência médica e odontológica, entre os 103 pontos de sua pauta de reivindicação.
Na segunda-feira, os metroviários farão uma nova assembleia, às 18h, para definirem se a paralisação será geral ou parcial. Caso decidam pela greve geral, as 190 mil pessoas que utilizam o metrô ficarão sem aquele meio de transporte. A categoria realizou uma greve de advertência entre a segunda-feira (8) e a quarta (10). Durante a greve, a circulação do metrô foi mantida por gerentes e supervisores apenas nos horários de pico. O Grande Recife Consórcio de Transporte montou um esquema de reforço emergencial de ônibus para dar suporte aos usuários do metrô durante a greve. De acordo com o Metrorec, durante a greve deve ser mantido o mesmo esquema de funcionamento que ocorreu durante a paralisação de advertência.
Na manhã de hoje, o corpo administrativo do Metrorec estará reunido para definir se as negociações com o Sindmetro serão reabertas e se haverá alguma alteração no esquema especial de funcionamento. As últimas rodadas de negociação aconteceram na última quarta-feira e ontem, durante reuniões em Brasília que envolveu representantes da CBTU e dos metroviários de Pernambuco, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraíba e Rio Grande no Norte. “Além de ofertarem apenas 4% de aumento, eles querem reduzir nosso adicional noturno para 20%. Não vamos aceitar isso”, comentou o vice-presidente do Sindmetro, Rui Manoel.

Fonte: Folha Online

0 comentários:

Postar um comentário

Aproveite este espaço com responsabilidade e exerça seu papel de cidadão .