Pernambucana na final do So-le-tran-do

Mais de 400 mil estudantes inscritos, três meses de competição e 200 palavras em jogo. O concurso Soletrando 2009, do programa Caldeirão do Huck, da rede Globo, será encerrado hoje com um gostinho diferente para os pernambucanos. Pela primeira vez, o estado será representado na grande final.

A responsável por essa façanha é Larissa Oliveira, 15 anos, estudante do 9º ano do Colégio Militar do Recife. Caso saia vencedora da disputa, a jovem ganha uma bolsa de estudos no valor de R$ 100 mil, além de levar para casa o Troféu Monteiro Lobato. Mas, para isso, ela precisará derrotar fortes candidatos: o cearense Pedro Henrique da Rocha e o representante do Rio de Janeiro, Bruno Roberto Santos, que na verdade nasceu em Pernambuco e se mudou muito jovem para o Rio. Juntos, eles derrotaram os representantes dos 24 outros estados federais.
Chamada carinhosamente de garota sorriso pelo apresentador Luciano Huck, Larissa aumentou ainda mais a carga de estudos, desde que foi eleita a representante estadual no concurso, emnovembro do ano passado. "Ela sempre foi uma menina estudiosa, a primeira da classe. No começo da disputa, ela revezava seu tempo entre os estudos para as provas na escola e para o Soletrando. Agora, nas últimas semanas, ela dedica quase cinco horas do dia exclusivamente para estudar o dicionário", conta a mãe da garota, Alana Oliveira, que acompanhou a filha nas duas etapas eliminatórias anteriores.
Enquanto a final de hoje não começa, Larissa aproveita todos os intervalos das gravações para tirar as dúvidas com sua professora, a tenente Silvia Karini Rodrigues Silva. "Ela é uma adolescente com uma memória fotográfica incrível. É como se ela tirasse a foto de uma palavra e guardasse na mente", definiu a professora. Segundo a tenente Karini, Larissa não costuma baixar a cabeça diante das dificuldades e se destaca também em matemática e em inglês.
Antes de viajar para o Rio na última quarta-feira, Larissa já curtia no Recife a fama instantânea conquistada graças à dedicação aos estudos. "O pessoal já me parana rua e pede para tirar fotos. Teve até uma senhora que me viu no shopping e disse que era para eu voltar a estudar em casa. Fiquei irritada", lembra a jovem, que sonha em cursar medicina no futuro. Apesar de estar bem preparada para a competição, o nervosismo é natural. O receio dela é apenas com relação à complexidade das palavras que os internautas têm inscrito no site porque são homônimas, parônimas e aportuguesadas, que ainda não foram para o dicionário. Para evitar surpresas, Larissa tem pesquisado bastante na internet.
"Ganhando ou perdendo, sei que não vai mudar muita coisa na minha vida. Vou continuar no mesmo colégio e fazendo as mesmas coisas que faço. Se eu ganhar, serei a primeira mulher e a primeira nordestina a vencer o Soletrando. Com a vitória posso estimular muitos nordestinos a se valorizarem mais e dar aos sulistas um novo olhar sobre a nossa região", destaca Larissa.
Disputa - A final do Campeonato Nacional de Soletração acontece hoje, ao vivo, a partir das 13h45. Na banca de jurados, oprofessor Sérgio Nogueira e a cantora Sandy. As inscrições para a edição 2010 já estão abertas e podem ser feitas através do site do programa (caldeiraodohuck.globo.com), até o dia 06 de julho.


Fonte: DP

0 comentários:

Postar um comentário

Aproveite este espaço com responsabilidade e exerça seu papel de cidadão .