MinC e Governo do Estado formalizam convênios com 81 pontos de cultura

O Ministério da Cultura (MinC) e o governo de Pernambuco formalizaram nesta quinta-feira (4), convênios com 81 Pontos de Cultura selecionados por meio de edital público em dezembro. 
A assinatura simbólica aconteceu no salão das Bandeiras do Palácio do Campo das Princesas e nas presenças do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, e da chefe da Representação Regional Nordeste do MinC , Tarciana Portella. 
Na ocasião, foi lançado edital que selecionará outros 39 Pontos de Cultura no Estado. 
Em 2008, o Mais Cultura destinou a Pernambuco R$ 10,5 milhões para investir no apoio a 120 Pontos de Cultura (cada um recebe R$ 180 mil divididos em três anos), na implantação de 13 bibliotecas públicas municipais e modernização de outras 20, seleção de 30 Pontos de Leitura e 14 Espaços de Brincar. 
A livroteca comunitária Brincante, antiga Os Guardiões, localizada na comunidade do Bode – uma das 514 iniciativas selecionadas em 2008 por meio do edital público – recebeu em abril o primeiro kit de Ponto de Leitura do Programa Mais Cultura.
De acordo com a diretora de Fomento e Formação da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e coordenadora das ações do Mais Cultura no estado, Martha Figueiredo, a meta do governo estadual é apoiar Pontos de Cultura em cada uma das 12 regiões de desenvolvimento de Pernambuco. 
“Como não conseguimos atingir número expressivo em todas as regiões, selecionamos no ano passado 81 iniciativas e as demais serão selecionadas neste edital que estamos lançando hoje”, explica.
O Mais Cultura integra a Agenda Social do governo federal e marca o reconhecimento da cultura como necessidade básica e importante vetor para o desenvolvimento social, econômico e sustentável do país. 
O programa é direcionado preferencialmente aos jovens das classes C, D e E, oriundos dos Territórios da Cidadania e das áreas atendidas pelo Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci), do Ministério da Justiça.

Fonte: JC Online

0 comentários:

Postar um comentário

Aproveite este espaço com responsabilidade e exerça seu papel de cidadão .