
Tivemos as participações do Tenente Coronel Francisco - Comandante do 1º Grupamento do Corpo de Bombeiros local, de Joselito Elias e Raugerlan Cruz - membros do Conselho Tutelar vitoriense, ainda do fundador da Troça Carnavalesca GALO DO CAJÁ, o Sr. Carlos. Houve uma interação com os ouvintes, que enviaram perguntas por e-mail (avozdavitoriape@hotmail.com), ainda pelo telefone 3523.3304 com nossa produção.


Seu Carlos do Galo do Cajá, que fundou a troça há nove anos, afirmou que guarda uma surpresa para o desfile deste ano, na terça-feira de carnaval. Afirmou que percebe-se um forte ressurgimento do carnaval tradicional na cidade e lembrou que espera contar com um público de mais de 5.000. Considera importante que os órgãos devam sempre se unir a fim de permitir uma estrutura que garanta um bom carnaval.
O Conselheiro Joselito Elias falou que o Conselho Tutelar estará de plantão a fim de atender as denúncias dos casos de crianças e adolescentes, fará ainda uma campanha de conscientação com os proprietários de bares, motéis e ambulantes no sentido de evitar a comercialização de seus produtos a menores. Procurando alertar o papel que a família desempenha na educação dos seus filhos, pedindo ainda que a população contribua denunciando possíveis abusos nesse Carnaval.
O convite foi estendido a Promotoria que cuida da criança e adolescente, o qual não obtivemos resposta. A CELPE foi convidada, onde o Depto. de Relacionamento com a Imprensa (Recife) prestou as informações básicas ao tema, se disponibilizou em outro momento fornecer as informações da estrutura que deverá ser montada para o Carnaval vitoriense.
Apresentação> Lissandro Nascimento.
Colaboração: Vandson Cássio.
1 Comentário:
COMENTÁRIO FEITO NO TABOCAS.NET, QUANDO O PROGRAMA A VOZ DA VITORIA FEZ UM DEBATE SOBRE CARNAVAL:
escrito por Ana , 28 de janeiro, 2008
Concordo com Cristina Francelino (ONG CIAdos10). O carnaval de Vitória tem perdido para o carnaval de cidades que nem tinham tradição antes.
É emocionante relembrar do nosso carnaval. As virgens, as vizinhas, as bruxas e os pierrots, o desfile dos estandartes, a belíssima Taboquinhas,o ETsão... As alegorias da Cebola Quente, Girafa, Praça, Zebra, o Coelho com suas orquestras começavam a desfilar ainda pela manhã e entravam pela tarde. À noite, a grande expectativa era esperar os rivais Leão, Vassouras o Camelo e o Clube dos Motoristas com suas alegorias e suas orquestras. Também havia as troças menores todas com orquestras de FREVO como Urso Preto, Urso Branco, as caluas, os maracatus e os caboclinhos. Todos brincavam o verdadeiro carnaval vitoriense. A diversidade era muito grande e Vitória realmente fazia jus ao título de melhor carnaval do interior de Pernambuco.
Hoje, nosso carnaval se resume a esperar um dia inteiro por um trio elétrico, com um carnaval que originalmente não é nosso e sim baiano, divide foliões que podem ou não brincar dentro de um bloco e muitas vezes chegam a iniciar o desfile perto da meia-noite. Muitos desses foliões nem conheceram esse carnaval citado anteriormente e não podem ser responsabilizados pela falta de conhecimento da nossa cultura que não lhes é passado e muito menos divulgado. Alguns poucos focos de resistência (ainda bem!) desfilam com suas orquestras.
Falta estrutura, interesse da administração da cidade, conhecimento da população sobre a cultura do nosso estado e divulgação também dessa cultura na cidade.
Espero que as pessoas se conscientizem da necessidade de se resgatar o que realmente é o carnaval de Vitória, do que nossa cidade pode oferecer a nós foliões e à própria cidade em termos de turismo.
Vitória tem sim chances de voltar a ser o melhor carnaval do interior de Pernambuco.
Postar um comentário
Aproveite este espaço com responsabilidade e exerça seu papel de cidadão .