A Mesa Redonda do Programa A VOZ DA VITORIA desta sexta-feira 25/01, pela Tabocas FM (98.5), discutiu os principais preparativos dos órgãos públicos e troças carnavalescas na estrutura da Festa do Rei Momo na cidade.
Apresentação> Lissandro Nascimento.
Colaboração: Vandson Cássio.
Tivemos as participações do Tenente Coronel Francisco - Comandante do 1º Grupamento do Corpo de Bombeiros local, de Joselito Elias e Raugerlan Cruz - membros do Conselho Tutelar vitoriense, ainda do fundador da Troça Carnavalesca GALO DO CAJÁ, o Sr. Carlos. Houve uma interação com os ouvintes, que enviaram perguntas por e-mail (avozdavitoriape@hotmail.com), ainda pelo telefone 3523.3304 com nossa produção.
Na oportunidade abordamos com o Tenente Francisco das providências que os Bombeiros tomaram com relação aos desabamentos de túmulos no cemitério local. O mesmo afirmou que o Grupamento tomou as medidas que deveriam ser tomadas, isolando a área e após acionando a Defesa Civil para averiguar a segurança e possíveis interdições. Lembrou ainda que o caso deve ser tratado e resolvido pela PMV e demais órgãos de fiscalização, que devem tomar as medidas que caberiam ao caso. Sobre o Carnaval, reforçou o contigente que deverá está de plantão. Dentre as ações realizadas pelos Bombeiros, citou a orientação que será fornecida aos ambulantes fixos que comercializam no carnaval. Ele citou que foi realizada uma reunião com todos os órgãos envolvidos em conjunto com a Prefeitura Municipal a fim de criar a sintonia necessária para garantir a segurança e atendimento aos foliões. Elogiou a mudança de percurso para os Trios elétricos, que deverão continuar o desfile pela Rua Melo Verçosa, o qual possibilitará menos fluxo na Praça Duque de Caxias. Foi perguntado ao mesmo se há uma rua ou via de escape para garantir um possível socorro na praça do Pólo do Governo do Estado, afirmando que esta via já está sendo garantida, tendo em vista que a Duque de Caxias não há muita opção de rápidas saídas com os carros, quando lotada. Seu Carlos do Galo do Cajá, que fundou a troça há nove anos, afirmou que guarda uma surpresa para o desfile deste ano, na terça-feira de carnaval. Afirmou que percebe-se um forte ressurgimento do carnaval tradicional na cidade e lembrou que espera contar com um público de mais de 5.000. Considera importante que os órgãos devam sempre se unir a fim de permitir uma estrutura que garanta um bom carnaval.
O Conselheiro Joselito Elias falou que o Conselho Tutelar estará de plantão a fim de atender as denúncias dos casos de crianças e adolescentes, fará ainda uma campanha de conscientação com os proprietários de bares, motéis e ambulantes no sentido de evitar a comercialização de seus produtos a menores. Procurando alertar o papel que a família desempenha na educação dos seus filhos, pedindo ainda que a população contribua denunciando possíveis abusos nesse Carnaval.
O convite foi estendido a Promotoria que cuida da criança e adolescente, o qual não obtivemos resposta. A CELPE foi convidada, onde o Depto. de Relacionamento com a Imprensa (Recife) prestou as informações básicas ao tema, se disponibilizou em outro momento fornecer as informações da estrutura que deverá ser montada para o Carnaval vitoriense.
Apresentação> Lissandro Nascimento.
Colaboração: Vandson Cássio.
1 Comentário:
COMENTÁRIO FEITO NO TABOCAS.NET, QUANDO O PROGRAMA A VOZ DA VITORIA FEZ UM DEBATE SOBRE CARNAVAL:
escrito por Ana , 28 de janeiro, 2008
Concordo com Cristina Francelino (ONG CIAdos10). O carnaval de Vitória tem perdido para o carnaval de cidades que nem tinham tradição antes.
É emocionante relembrar do nosso carnaval. As virgens, as vizinhas, as bruxas e os pierrots, o desfile dos estandartes, a belíssima Taboquinhas,o ETsão... As alegorias da Cebola Quente, Girafa, Praça, Zebra, o Coelho com suas orquestras começavam a desfilar ainda pela manhã e entravam pela tarde. À noite, a grande expectativa era esperar os rivais Leão, Vassouras o Camelo e o Clube dos Motoristas com suas alegorias e suas orquestras. Também havia as troças menores todas com orquestras de FREVO como Urso Preto, Urso Branco, as caluas, os maracatus e os caboclinhos. Todos brincavam o verdadeiro carnaval vitoriense. A diversidade era muito grande e Vitória realmente fazia jus ao título de melhor carnaval do interior de Pernambuco.
Hoje, nosso carnaval se resume a esperar um dia inteiro por um trio elétrico, com um carnaval que originalmente não é nosso e sim baiano, divide foliões que podem ou não brincar dentro de um bloco e muitas vezes chegam a iniciar o desfile perto da meia-noite. Muitos desses foliões nem conheceram esse carnaval citado anteriormente e não podem ser responsabilizados pela falta de conhecimento da nossa cultura que não lhes é passado e muito menos divulgado. Alguns poucos focos de resistência (ainda bem!) desfilam com suas orquestras.
Falta estrutura, interesse da administração da cidade, conhecimento da população sobre a cultura do nosso estado e divulgação também dessa cultura na cidade.
Espero que as pessoas se conscientizem da necessidade de se resgatar o que realmente é o carnaval de Vitória, do que nossa cidade pode oferecer a nós foliões e à própria cidade em termos de turismo.
Vitória tem sim chances de voltar a ser o melhor carnaval do interior de Pernambuco.
Postar um comentário
Aproveite este espaço com responsabilidade e exerça seu papel de cidadão .