Chovem exemplos para demonstrar a indiferença do Recife com a memória dos seus filhos mais ilustres - naturais ou adotados.

Dulce Pereira - Diario de Pernambuco - Recentemente, os 30 anos da morte de Clarice Lispector, que reservava um pedaço generoso da sua obra e do seu coração para a cidade, quase passavam em brancas nuvens, não fosse a iniciativa de uma ONG de mostrar as várias faces da escritora através de debates com estudiosos e biógrafos renomados, mostras de fotografia e vídeo. Um fiasco que se aproximou muito da palidez com que foi reverenciado o centenário de Joaquim Nabuco, em abril. A não ser pelos debates promovidos pela fundação de mesmo nome, a data poderia ter passado sem o menor sinal de abatimento por parte dos órgãos de educação e cultura. Mais surpreendente é que a enorme importância dada a esses eventos por organizações nacionais e internacionais não chegam sequer a constranger, quanto mais a servir de lição. Parece que não aprendemos nunca. A quinze dias dos festejos pela passagem dos 100 anos de nascimento de Roberto BurleMarx (4 de agosto), que, daqui, lançou para o mundo o moderno conceito de paisagismo, não há uma programação mínima nem indícios de que a Fundarpe vá aparecer de surpresa, no dia, com o processo de tombamento dos seis principais jardins concluído. É uma vergonha, que só cresce com a chegada de emissoras de TV do Rio e de São Paulo em busca de imagens para remontar, em programas previstos para ir ao ar entre os dias 2 e 4, a importância do artista. Também virá de longe a exposição com que a Fundação Roberto Marinho pretende festejar a data - um presente para os pernambucanos, mesmo pouco agradecidos como têm demonstrado ser.
NOTA: NA COLUNA DE JOSÉ DE SOUZA ALENCAR, NESTE DOMINGO - JORNAL DO COMMERCIO, o jornalista anuncia que Francisco Brennand vai comemorar, na sua galeria, com o Conselho Estadual de Cultura, o centenário de Burle Marx. Na oportunidade, será exibido o DVD: BURLE MARX, O POETA DOS JARDINS.
O MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA - MAC - POR INICIATIVA DA DIRIGENTE CÉLIA LABANCA, CONVIDOU MARCUS PRADO PARA COORDENAR AS COMEMORAÇÕES DO CENTENÁRIO DE BURLE MARX, COM A EXIBIÇÃO ESPECIAL DE PEÇAS DO ACERVO DE AUTORIA DO PAISAGISTA E PINTOR DE ORÍGEM PERNAMBUCANA E DO DOCUMENTÁRIO: BURLE MARX - O POETA DOS JARDINS.

Coaboração: Jornalista Marcus Prado

0 comentários:

Postar um comentário

Aproveite este espaço com responsabilidade e exerça seu papel de cidadão .