Dia do Homem: muitos negligenciam cuidados com a saúde

15 de julho é o Dia do Homem no Brasil

Nesta quarta-feira, 15 de julho, é comemorado no Brasil o Dia do Homem. A data surgiu de uma proposta do ex-presidente russo Mikchail Gorbachev e foi apoiada pela Organização das Nações Unidas (ONU). A idéia era que o dia fosse festejado internacionalmente no primeiro sábado de novembro, mas cada país acabou escolhendo uma data.

Se no Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, a luta pela igualdade dos gêneros é lembrada, no Dia do homem o JC Online quer tratar de outra questão: a saúde masculina. De acordo com estudos do Ministério da saúde, o homem de hoje está afastado do sistema de saúde do País e frequentemente só procura assistência médica em casos de emergência ou quando o problema já está agravado.

A gerente de saúde do homem do Governo do Estado, Luciana Moreira, acredita que políticas públicas devem ser pensadas para mudar essa realidade. "Isso perpassa por uma questão cultural. A mulher também trabalha, mas ela se ausenta do seu trabalho para dar uma atenção maior ao cuidado com a saúde, enquanto o homem só busca o serviço em casos de urgência", afirma.

Ela ainda diz que o Ministério da Saúde está traçando o perfil dos problemas que mais agravam a saúde do homem e que os resultados das pesquisas vão apontar os caminhos para as políticas de saúde pública do Governo do Estado junto aos municípios.

Até agora, esses estudos apontam que a primeira causa de morte entre os homens brasileiros é a violência. Em segundo, estão doenças ligadas à hipertensão e, em terceiro, o câncer de próstata.

O urologista Misael Wanderley, do Hospital das Clínicas, chama atenção que o câncer de prósta é o mais frequente entre os homens maduros. No vídeo abaixo, ele conversa sobre questões relativas à saúde do homem. O médico fala sobre a prevenção, dá dicas sobre cuidados com a saúde e explica a importância dos exercícios físicos no desempenho sexual.


Fonte: JC Online

0 comentários:

Postar um comentário

Aproveite este espaço com responsabilidade e exerça seu papel de cidadão .