Eduardo pede na I Conferência Estadual de Segurança que municípios ajudem mais no combate à violência

“Aqui nasce um novo momento de discussão da segurança pública em Pernambuco. Tenho certeza que este momento será lembrado no futuro como um marco na construção de um novo pensamento em relação à segurança pública, compromissado com os direitos humanos e com os que mais precisam do Estado”. Foi com estas palavras que o governador Eduardo Campos abriu a I Conferência Estadual de Segurança Pública de Pernambuco nesta quarta-feira (22/07), no Centro de Convenções.

Esta é a primeira conferência do gênero no Brasil e que servirá de base para a I Conferência Nacional que acontece no próximo mês, em Brasília. Desde 2008, o Governo do Estado comandou a realização de 14 encontros preparatórios. Os três eixos temáticos que vão guiar as discussões são: Direitos Humanos e Repressão Qualificada da Violência; Prevenção Social do Crime e da Violência e Gestão Democrática e Controle Social da Política Pública de Segurança.

O tema da Conferência é “Construindo o Sistema Estadual de Segurança Pública” e tem como objetivo aumentar a participação popular no acompanhamento de políticas públicas, priorizando as demandas específicas nos âmbitos local, estadual e nacional. Representantes da sociedade civil organizada de todas as partes do estado e também do Poder Público debaterão até a próxima sexta-feira.

Num discurso empolgado, Eduardo lembrou que sua gestão valoriza escutar a sociedade civil para aprender com os movimentos sociais e com as pessoas que sempre militaram em diversas causas relevantes. “Vou usar o capital político que o povo me deu para quebrar preconceitos, garantir o direitos dos pretos, pobres, homossexuais, índios e todos aqueles que sempre foram abandonados pelo Governo”, asseverou.

Todos os pontos debatidos na Conferência já vêm sendo trabalhados em Pernambuco através do programa Pacto Pela Vida. O governador ressaltou que muito já foi feito pelo Estado, mas que a luta para combater os índices de criminalidade ainda está longe do final. Para isso, aposta no sistema de metas e de medição de resultados:

“O Pacto Pela Vida induziu o Brasil a pensar a questão da violência de forma diferente. Sei que para um pai, uma mãe de família que perde um filho, as estatísticas não dizem nada. Compreendo a posição deles como pai e cristão que sou, mas vamos continuar medindo os nossos índices de violência e continuar reduzindo esses patamares”, garantiu Eduardo.

Márcia Alencar, representante do Ministério da Justiça e uma das palestrantes da Conferência, falou que Pernambuco já é um exemplo de segurança pública para o Brasil. “A sociedade civil de Pernambuco já está organizada há tempos. Hoje eu vejo a sociedade política pernambucana se organizar para construir um pacto estadual de segurança pública”, afirmou.

PARTICIPAÇÃO POPULAR – Eduardo defendeu a participação dos delegados municipais na I Conferência Nacional de Segurança Pública, que acontece de 27 a 30 de agosto, em Brasília e chegou a oferecer o espaço destinado ao Governo do Estado para a discussão voltada para os problemas das cidades: “Se nós cobramos a participação dos municípios no combate à violência, é mais do que justo que eles também se façam ouvir na Conferência Nacional”, justificou.


Fonte: Blog do Jamildo

0 comentários:

Postar um comentário

Aproveite este espaço com responsabilidade e exerça seu papel de cidadão .