IV Conferencia Municipal de Assistência Social da Vitória de Santo Antão



Foi bastante organizada e prestigiada a IV Conferencia de Assistência Social do nosso município, na FACOL, com a presença de mais de duzentos e cinqüenta participantes, todos foram Credenciados como Delegados ou Convidados, as boas vindas foi feita por uma bela mpb, em voz e violão. As oito horas foi feita a apresentação dos componentes da mesa, pelo Turismologo Lisandro Nascimento, a mesma foi formada pelo Prefeito do Município, Elias Lira, Presidente da Câmara de Vereadores, Manoel de Holanda, Secretário de Planejamento, José Barbosa, Secretária de Desenvolvimento Social, Iara Alencar, Presidente do Conselho da Assistência Social e Secretária Adjunta, Ana Maciel e representantes da Igreja Batista, Igreja da Matriz e do Projovem. Alguns usaram da palavra, mais Destacamos as palavras do Prefeito Elias Lira quando o mesmo relatou que estava muito feliz e agradecia muito a Deus por ter acertado em escolher a Secretária Iara Alencar e a Secretária Adjunta Ana Maciel, pelo belíssimo trabalho que fazem a frente da Secretária de Desenvolvimento Social, sendo bastante aplaudido pelos presentes.

Na abertura dos Trabalhos, todos cantaram o Hino Nacional, tocado magistralmente pela sanfona do grande musico vitoriense Joãozinho do Acordeon. logo após foi feita a Leitura do Regimento Interno, pelo Senhor Julio Severino, debatido e feitos alguns ajustes ao mesmo, e em seguida foi aprovado por unanimidade pelos delegados presentes. Saindo do protocolo, Emile, uma menina linda de 5 anos da casa da mãe Zuleide, pediu o microfone e cantou uma musica que levou todos ao delirio e a mesma foi aplaudida de pé.

Todos seguiram para a quadra da Facol para o Cofee Break, onde teve a apresentação do Grupo da melhor idade. De volta ao auditório, teve inicio a Palestra com o Tema: Participação e Controle Social no SUAS, feita com muita competência pelo Professor de Sociologia, Walter Lisboa, respondendo todas as indagações feitas pelos presentes com muita maestria.

Pausa para o almoço, durante o mesmo foi feita apresentação do Grupo King of Stremy da Facol. De volta foi apresentada uma peça Teatral, por Jovens do Projovem, mostrando os programas feito pelo SUAS. Em seguida todos se dirigiram para os locais de trabalhos, que foi dividido por oito grupos: Grupo 1 – Processo Histórico da Participação Popular no País: nossa cidade e territórios em movimento; Grupo 2 – Trajetória e Significado do Controle Social na política de Assistência Social: a diretriz constitucional em debate; Grupo 3 – Protagonismo do Usuário, o seu lugar Político no SUAS: uma construção inadiável; Grupo 4 - Os Conselhos de Assistência Social e o SUAS: composição, dinâmica, caráter da representação e processo de escolha; Grupo 5 – Bases para Garantia do Financiamento da Assistência Social: a justiça tributaria que queremos; Grupo 6 – Democratização da Gestão do SUAS: participação e articulação intergovernamental; Grupo 7 – Entidades de Assistência Social e vinculo SUAS: controle Social, participação popular e gestão interna; Grupo 8 – O trabalhador do SUAS e o Protagonismo dos Usuários: bases para uma atuação democrática e participação. Após apresentação e debates de todos os grupos de trabalho, foram aprovados pela plenária. Em seguida foi feita a apresentação das crianças e jovens do IAPCA do Grupo Vid’Art, que levou todos os presentes a dançarem e se confraternizarem. Logo após foi feita a apresentação da Rede Sócioassistencial do Município de Vitória de Santo Antão através de Vídeo e Fotos. No final foram escolhidos os 28 delegados/as, para compor a delegação municipal, sendo divididos em 14 prestadores de serviços de Assistência Social do Setor Publico e 14 representantes da Sociedade Civil, para a Conferencia Estadual que acontecerá durante os dias 09 a 11 de outubro de 2009, no Centro de Convenções – Olinda – PE.


Reportagem: Alexandre Rogério

Fotos: Raminho Fotógrafo

0 comentários:

Postar um comentário

Aproveite este espaço com responsabilidade e exerça seu papel de cidadão .