Pernambucano Dom Saburido. Ele viveu na Vitória de Santo Antão, quando jovem estudante.

Dom Fernando Saburido, novo arcebispo de Olinda e Recife O Papa Bento XVI nomeou nesta quarta-feira (1/7) o bispo de Sobral, dom Fernando Saburido, arcebispo de Olinda e Recife, em substituição a dom José Cardoso Sobrinho, que pediu aposentadoria compulsória há um ano. Dom Saburido, antes de assumir a Diocese de Sobral, foi bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife e presidente da Regional II da CNBB.Ele teve uma grande temporada na Vitória de Santo Antão, quando era estudante do curso primário e secundário.
Dom Fernando assume a arquidiocese em 16 de agosto, dia em que ele também chega ao Recife. Por enquanto, o bispo continua em Sobral. Em carta a Dom José Cardoso Sobrinho, o novo arcebispo afirma considerar uma 'graça especial a feliz coincidência de estar sendo chamado para Olinda e Recife no ano do centenário do carismático Dom Hélder Câmara'. A posse acontecerá na Solenidade da Assunção de Nossa Senhora, no Geraldão.
Em resposta, Dom José lembrou que Dom Fernando Saburido iniciou a formação sacerdotal na Arquidiocese que agora assume e desejou ao novo arcebispo 'fidelidade e perseverança'.
- Mais intensa e vibrante deve ser agora a exultação do povo de Deus ao acolhê-lo - escreveu.
Dom Fernando Saburido nasceu no Distrito de Jussaral, na cidade pernambucana do Cabo de Santo Agostinho, a 32 km do Recife, em 10 de junho de 1947.
Cursou o Ensino fundamental e básico no Seminário Menor da Imaculada Conceição, no bairro da Várzea, Recife, prosseguindo com o Ensino Médio, no Colégio Estadual Oliveira de Lima, em Recife.
Ingressou no Mosteiro de São Bento, em Olinda, para cursar Filosofia e Teologia.
Em 21 de março de 1978 professou votos religiosos como membro da Ordem de São Bento (beneditinos), sendo ordenado sacerdote em 17 de dezembro de 1983.
Foi ecônomo do mosteiro beneditino de Olinda (1980-1988), administrador da Paróquia de São Lucas, no bairro de Ouro Preto, em Olinda (1989) e vigário-geral e coordenador pastoral da Arquidiocese de Olinda e Recife, a partir de 1998.
Em 31 de maio de 2000, foi nomeado pelo papa João Paulo II Bispo Titular de Tacia Montana, sendo consagrado em 20 de agosto de 2000, e assumindo como bispo Auxiliar da Arquidiocese de Olinda.
Colaboração: Jornalista Marcus Prado

0 comentários:

Postar um comentário

Aproveite este espaço com responsabilidade e exerça seu papel de cidadão .