Sindicato dos professores entra com representação junto ao Ministério Público

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Pernambuco (Sintepe) entrou com uma representação no Ministério Público na tarde desta sexta-feira (17). O motivo é a contratação de profissionais temporários para substituir os professores grevistas. A paralisação da categoria teve início no dia 6 e a medida foi anunciada pela Secretaria de Educação nesta segunda-feira (13).
De acordo com o Sintepe, o Ministério Público deve investigar as contratações temporárias de docentes. Elas iriam de encontro a um termo de ajustamento de conduta entre o Governo do Estado e o MPPE, que indicava a realização de concursos públicos para substituição dos professores temporários.
Na última quinta-feira (16), na sede do Sintepe, foi realizada uma reunião da categoria. Na ocasião, foi programada uma manifestação em forma de aula, na segunda-feira (20). A mobilização acontecerá na Praça da Independência, com abordagens sobre educação, greve e ética.
A paralisação segue até terça-feira (21), quando será realizada uma nova assembleia da categoria para definir os destinos da greve. Os professores pedem um reajuste de 19,2% do piso. Com isso um professor de nível médio que trabalha 30 horas semanais passaria a ganhar R$ 1.132,40. Atualmente, o salário do grupo é de R$ 950.

BÔNUS

O Bônus de Desempenho Educacional (BDE), que beneficia os servidores das escolas que melhorarem seus indicadores educacionais, será pago no dia 29, junto ao salário de julho, apenas para os trabalhadores que não aderiram à greve.
De acordo com o Governo do Estado, os servidores das unidades de ensino que paralisaram suas atividades receberão o benefício no dia 5 de agosto caso voltem ao trabalho até o dia 22 e comprovem o retorno.
Segundo o Governo do Estado, dos 40 mil profissionais localizados nas escolas, 3.493 tiveram seus pontos cortados por terem aderido ao movimento. Desses, 1.513 profissionais não receberão o bônus no dia 29 por estarem na relação dos grevistas.


Fonte: pe360graus

0 comentários:

Postar um comentário

Aproveite este espaço com responsabilidade e exerça seu papel de cidadão .